Especial Copa do Mundo: Bélgica

(Foto: Marcello Neves)
Bélgica de Lukaku, Hazard e Courtois quer ser a surpresa da Copa (Foto: Marcello Neves)

A Bélgica é uma das grandes candidatas a “surpresa” na Copa do Mundo. Com uma seleção recheada de jovens talentos, os Red Devils são apontados como prováveis primeiros colocados do Grupo H, que também conta com Argélia, Rússia e Coréia do Sul. O técnico é conhecido do povo belga, Marc Wilmots tem experiência na competição, tendo disputado ainda como jogador, a de 2002, sendo esta a última Copa em que a seleção esteve.

Como já citado no primeiro especial publicado pelo Chelsea Brasil, a Bélgica tem ao lado de Brasil e Nigéria, a seleção que mais representará os Blues no mundial, com três jogadores. Poderiam ser quatro, se não fosse a precoce saída de Kevin De Bruyne em janeiro deste ano.

Mesmo com a boa quantidade de jogadores do Chelsea na seleção, dois deles, quase ou nunca, jogaram partidas pelo clube com o qual pertencem. Romelu Lukaku já pisou em Stamford Bridge, mas não provou seu valor por lá ainda, tendo sido emprestado por duas temporadas, para West Bromwich e Everton, respectivamente. Thibaut Courtois, por outro lado, nunca vestiu a camisa do Chelsea. Assim que foi contratado, junto ao Genk, ele foi repassado ao Atlético de Madrid, onde atuou nas últimas três temporadas, inclusive se tornando ídolo colchonero.

Eden Hazard é o único do trio que atuou de fato, em Londres. Ele foi contratado em agosto de 2012, após Roman Abramovich pagar cerca de 40 milhões de libras ao Lille-FRA, por seu futebol. E o talento do camisa #17 impressiona. Dribles precisos, belos gols e boas assistências marcam o talentoso atleta. Seu único título no clube, até aqui, é a Liga Europa de 2012/2013.

Vale lembrar que o irmão de Eden Hazard, Thorgan Hazard, foi convocado para integrar os sete atletas que ficarão na lista de espera. O jovem está emprestado ao Zulte-Waregem, da Bélgica, onde virou ídolo. Por lá, foi eleito o “Jogador do Ano”, prêmio que é entregue para o melhor atleta que atue dentro do país.

O caminho da Bélgica para chegar a Copa não foi dos mais complicados. Os belgas caíram no Grupo ‘A’, ao lado de Croácia, Sérvia, Escócia, País de Gales e Macedônia. Com oito vitórias e dois empates, os Red Devils chegaram a 26 pontos, nove a mais que a segunda colocada Croácia. A seleção comandada por Marc Wilmots teve a terceira melhor campanha das eliminatórias, perdendo apenas para Alemanha e Holanda, que somaram 28 pontos ao todo.

A Bélgica não disputa uma Copa do Mundo desde 2002, quando a competição foi disputada na Coréia do Sul e no Japão. Os belgas fizeram boa campanha, chegando até as oitavas-de-final, quando pegaram o Brasil, e acabaram perdendo por 2-0. Luiz Felipe Scolari considera aquele jogo o mais difícil da campanha brasileira que culminou com o penta-cameponato.

Lista completa dos convocados para a Copa do Mundo:

Goleiros: Thibaut Courtois (Atlético de Madrid/Chelsea), Simon Mignolet (Liverpool), Koen Casteels (Hoffenheim).

Defensores: Toby Alderweireld (Atlético de Madrid), Anthony Vanden Borre (Anderlecht), Laurent Ciman (Standard Liège), Vincent Kompany (Manchester City), Daniel Van Buyten (Bayern de Munique), Thomas Vermaelen (Arsenal), Nicolas Lombaerts (Zenit), Jan Vertonghen (Tottenham).

Meias: Axel Witsel (Zenit), Steven Defour (Porto), Marouane Fellaini (Manchester United), Moussa Dembélé (Tottenham), Nacer Chadli (Tottenham), Kevin De Bruyne (Wolfsburg).

Atacantes: Romelu Lukaku (Everton/Chelsea), Divock Origi (Lille), Eden Hazard (Chelsea), Dries Mertens (Napoli), Kevin Mirallas (Everton), Adnan Januzaj (Manchester United).

Lista de espera: Radja Nainggolan (Roma), Sébastien Pocognoli (Hannover/ALE), Thorgan Hazard (Zulte Waregem/ Chelsea), Guillaume Gillet (Anderlecht), Michy Batshuayi (Standard Liège), Jelle Van Damme (Standard Liège).

Jogadores dos Blues na seleção belga

Eden Hazard

Hazard é o principal jogador da Bélgica
Hazard é o principal jogador da Bélgica

De promessa à grande jogador do Lille

Hazard começou sua carreira jogando em sua cidade natal, no Royal Stade Brainois, em La Louvière. Ele passou cinco anos por lá, até ir para o AFC Tubize. Durante um torneio local, acabou sendo descoberto por um olheiro do LOSC Lille. Mais tarde, esse mesmo olheiro relatou ao clube o que ele viu em Hazard e depois de uma reunião com os pais do mesmo, assinou contrato de três anos com o time francês.

Após jogar por um tempo nas categorias de base, subiu ao time principal e fez sua estreia em um amistoso, contra o Club Brugge no dia 27 de setembro de 2007. Na temporada seguinte, começara a ser utilizado com mais frequência, e graças a isso, ele detém um recorde no Lille. É o jogador mais jovem a marcar gol na história do clube.

Com Hazard, o Lille voltaria a ganhar troféus na temporada 2010/2011. Seus gols e assistências levaram o time a vencer a Copa da França daquele ano, e mais tarde a Ligue 1, com duas rodadas de antecipação. Foi nomeado “Jogador do Ano”, tornando-se o atleta mais jovem a levantar aquele troféu.

Resolveu ficar mais uma temporada no clube, porém não conseguiu levar o Lille a ganhar mais troféus. Sua saída, na janela de transferências de 2012, era eminente. E fora o Chelsea quem levara a melhor, pagando 32 milhões de libras em sua contratação.

Carreira no Chelsea

O jovem Eden Hazard não demorou a se adaptar ao futebol inglês. Ele que já tinha afirmado que gostava do estilo de jogo da Terra da Rainha, se acostumou muito rápido, tendo início de temporada espetacular pelo Chelsea. Em três partidas, o belga já havia anotado seis assistências. Após a demissão de Roberto Di Matteo, a direção contratou Rafa Benítez, e seu espaço não diminuiu. Foi um dos jogadores que lideraram o clube à conquista da UEFA Europa League daquela temporada.

Se a temporada seguinte foi para o Chelsea esquecer, pela falta de títulos, Hazard não esquecerá tão cedo. Suas belas atuações, principalmente pelo Campeonato Inglês, lhe renderam ao fim da temporada prêmios como “Jovem Jogador do Ano” (prêmio dado pela Premier League) e “Jogador do Ano” (Prêmio dado pelo Chelsea FC, após eleição dos torcedores do clube). Em 2013/2014, o belga fez 16 gols ao todo, sendo 14 na Barclays Premier League.

Na seleção belga

Hazard atuou pelas seleções de base da Bélgica, sendo elas a Sub-17 e Sub-19, antes de ser convocado para a principal pela primeira vez, em 18 de novembro de 2008, quando os belgas enfrentaram Luxemburgo. Como titular sua estreia veio em 12 de agosto de 2009, na derrota por 3 a 1 para a República Tcheca.

O jogador de 23 anos não possui muita experiência quando se trata de competições internacionais. A Bélgica ficou de fora da Eurocopa de 2012 e também não se classificava para uma Copa do Mundo desde 2002. Portanto, essa será o primeiro grande teste de Hazard com sua seleção. Isso vale, é claro, para os outros jogadores do elenco também.

Ficha técnica

Nome completo: Eden Hazard
Data de Nascimento: 7 de janeiro de 1991
Local de nascimento: La Louvière, Bélgica
Altura: 1,73m
Clube atual: Chelsea FC (ING)
Clubes profissionais por onde passou: LOSC Lille (2007-2012) e Chelsea (2012 — presente)
Títulos na carreira: Copa da França (2010-2011), Ligue 1 (2010-2011) e Liga Europa (2012-2013)

Thibaut Courtois

Courtois tem experiência de sobra mesmo com a idade
Courtois tem experiência de sobra mesmo com a idade

Carreira promissora e rápido sucesso

Thibaut Courtois sempre foi apontado como grande promessa para as traves da Bélgica. Passou dez anos nas categorias de base do Genk, clube onde foi revelado. Com apenas 16 anos, fez sua estreia no time belga, em 17 de abril de 2009 contra o Gent, ano em que como reserva, venceu seu primeiro título: a Copa da Bélgica. O sucesso veio na temporada 2010/2011, quando já era titular do time que ganhou a Jupiler Pro League (Campeonato belga). Na ocasião, foi eleito “Goleiro do Ano” e “Jogador do Ano do Genk”, concedendo apenas 32 gols em 40 partidas, anotando 14 clean sheets ao todo.

Chegada ao Chelsea e empréstimo ao Atlético de Madrid

Em julho de 2011, o Chelsea venceu a corrida pela contratação do arqueiro e contratou-o por um valor não revelado. O belga, que não teria espaço por causa de Petr Cech, foi repassado ao Atlético de Madrid. Recebeu a camisa #13 e logo desbancou Sergio Asenjo do time titular com quatro clean sheets em seis jogos. O primeiro título com o clube colchonero não demorou a sair. Na mesma temporada, Courtois foi um dos responsáveis por levar o Atlético ao troféu da Liga Europa. Renovou contrato por mais uma época e assim teve que enfrentar seu clube-pai, o Chelsea, na final da UEFA Super Cup. Não conseguiu o clean sheet, mas para azar dos Blues, o belga levantaria a taça após goleada dos espanhóis, por 4-1.

Os feitos de Courtois não pararam por aí. Ainda em 2013, graças a grande atuação do camisa #13, o Atlético superou o Real Madrid na final da Copa del Rey, quebrando tabu de 14 anos sem vencer o rival e logo em uma decisão.

A principal temporada do goleiro foi a que se passou. Em 2013/2014, Courtois e cia. fizeram campanha espetacular com o Atlético, que venceu a Liga BBVA, superando Barcelona e Real Madrid. Ainda, Courtois teria que enfrentar novamente o Chelsea, dessa vez, em semifinal da UEFA Champions League. Mais uma vez, ele levou a melhor. Todavia, na grande final, ele acabou sofrendo um gol de Sergio Ramos nos acréscimos e por consequência a virada veio na prorrogação.

Se voltar ao Chelsea na próxima temporada, os Blues não precisarão temer com as traves de Stamford Bridge, pois receberão um goleiro bem rodado e experiente para sua idade. Resta saber se ele será capaz de desbancar Cech.

Na seleção belga

Courtois foi convocado para a seleção belga pela primeira vez em outubro de 2011, fazendo sua estreia no mês seguinte, em empate sem gols contra a França. Graças à isso, se tornou o goleiro mais jovem a atuar pelos Diabos Vermelhos.

Courtois também jogou cada minuto das eliminatórias para a Copa de 2014, ajudando sua seleção a se classificar para a competição, fato que não ocorria desde 2002. Nas eliminatórias, manteve seis clean sheets em dez partidas.

Ficha técnica

Nome completo: Thibaut Nicolas Marc Courtois
Data de nascimento: 11 de maio de 1992
Local de nascimento: Bree, Bélgica
Altura: 1,99m
Clube atual: Atlético de Madrid (ESP)
Clubes por onde passou: Genk (2009-2011), Chelsea (2011), Atlético de Madrid (2011-presente)
Títulos na carreira: Copa da Bélgica (2008-2009), Jupiler Pro League (2010-2011), Liga BBVA (2013-2014), Copa del Rey (2012-2013), UEFA Europa League (2011/2012), UEFA Super Cup (2012).

Romelu Lukaku

Lukaku quer provar que pode ser útil no Chelsea
Lukaku quer provar que pode ser útil no Chelsea

Sucesso precoce no Anderlecht

Lukaku assinou seu primeiro contrato profissional com apenas 16 anos, em 2009. Onze dias após a assinatura, fez sua estreia com a camisa do Anderlecht em clássico contra o Standard Liège. O time branco e roxo, no entanto, acabaria perdendo por 1-0.

As atuações de Lukaku se tornaram mais regulares a partir da temporada seguinte, quando terminou como artilheiro da liga belga, com 15 gols marcados. A grande campanha do Anderlecht lhes renderam o título da competição pela 30ª vez.

Em 2010/2011, o atacante belga aumentou seu número de gols, chegando à 20, mas não conseguiu dar o bicampeonato ao clube, mesmo terminando a temporada regular na primeira colocação.

Pouco tempo de jogo no Chelsea e sucesso em outros times da Inglaterra

O Chelsea conseguiu a contratação de Lukaku por 17 milhões de libras, no verão europeu de 2011. A camisa #18 foi dada a ele, sendo que o mesmo assinou contrato de cinco anos com o clube. O pouco tempo de jogo decepcionou o atacante, que mesmo estando no elenco que venceu a UEFA Champions League daquela temporada, não se sentiu um campeão.

Querendo mostrar serviço, o belga foi emprestado ao West Bromwich, onde teve grande fase sob o comando de Steve Clarke. Ele marcou seu primeiro gol na Barclays Premier League como reserva, ao entrar durante uma partida contra o Liverpool, onde o WBA ganhou por 3-0. Ele viria a marcar um hat-trick contra o campeão Manchester United, terminando a temporada com 17 gols, mais do que qualquer atacante do Chelsea na ocasião.

A chegada de José Mourinho no Chelsea mostrava ser algo bom para Lukaku. Com bom tempo de jogo durante a pré-temporada, o belga parecia que seria utilizado pelo português. No entanto, após errar o pênalti derradeiro na final da Supercopa da Europa contra o Bayern de Munique, o centroavante pareceu perder espaço. E no deadline day da janela de transferências, rumou ao Everton.

Mais uma grande época aguardava por Lukaku. Rapidamente tomou o comando do ataque da equipe dirigida por Roberto Martínez e terminaria a temporada com 15 gols, mais uma vez, número maior que qualquer atacante do Chelsea. Seus tentos ajudaram os Toffees a somarem 72 pontos ao fim do Campeonato Inglês, melhor campanha da história do Everton na época da Premier League.

Seleção belga

Lukaku rapidamente chegou à seleção principal da Bélgica. Após ser presença constante na seleção sub-21, foi chamado pela primeira vez ao elenco principal em fevereiro de 2010. Seus primeiros gols, no entanto, só viriam em novembro daquele ano, em amistoso contra a Rússia. O atacante marcaria duas vezes.

Na seleção belga, Lukaku por muito tempo foi a segunda opção de Marc Wilmots, pois vivia na sombra de Christian Benteke. O atacante do Aston Villa, porém, acabou se machucando e deu a vaga de titular ao jovem. Lukaku garantiu a presença dos belgas na Copa do Mundo após marcar na vitória por 2-1 em cima da Croácia.

Ficha técnica

Nome completo: Romelu Menama Lukaku
Data de nascimento: 13 de maio de 1993
Local de nascimento: Antwerp, Bélgica
Altura: 1,90m
Clube atual: Everton (ING)
Clube por onde passou: Anderlecht (2009-2011), Chelsea (2011-2012 e 2013), West Bromwich Albion (2012-2013) e Everton (2013-presente)
Títulos na carreira: Jupiler Pro League (2009/2010), FA Cup (2011/2012), UEFA Champions League (2011/2012).

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Vinícius Paráboa