Chelsea segura a pressão, vence o Liverpool e mantém a Premier League em aberto

Delighted: John Obi Mikel celebrates in front of the Liverpool supporters after Demba Ba's first half opener
Jogadores comemoram o gol de Demba Ba

O Liverpool entrou em campo sabendo que uma vitória lhe deixaria com “a mão na taça”, mas o Chelsea tratou de evitar que isso acontecesse. Mais uma vez apresentando uma atuação defensiva perfeita, o time comandado por José Mourinho, mesmo poupando titulares, venceu o Liverpool por 2 a 0, com gols de Demba Ba e Willian. O Chelsea, que já estava praticamente “fora do radar” na disputa pelo título, volta a ter chances, ficando a dois pontos do líder Liverpool. Agora, os Blues voltam a atenção para a Champions League, quando enfrentam o Atlético de Madrid no meio de semana.

Poupando alguns titulares, José Mourinho usou uma tática parecida com a de Madrid, na terça-feira, fazendo o Chelsea bloquear as ações do poderoso ataque do Liverpool, porém tentando sair para jogo, e desta forma os Blues conseguiram criar algumas oportunidades na primeira etapa. Na mais clara, após falha incrível de Steven Gerrard, Demba Ba saiu cara a cara com Mignolet e abriu o placar já nos acréscimos.

No segundo tempo, o Liverpool seguiu pressionando, mas o nervosismo atrapalhava bastante no momento da conclusão. Sorte do Chelsea que, nos minutos finais, matou o jogo com o brasileiro Willian.

Em falha incrível de Gerrard, Chelsea abre o placar no final da primeira etapa

Apesar de jogar recuado, o Chelsea teve a primeira chance da partida. Aos 6 minutos, Cole arriscou da intermediária e Mignolet fez boa defesa. O Liverpool buscou responder aos 11 e aos 13 minutos, com Coutinho e Sakho, mas nenhuma das duas finalizações fizeram Schwarzer trabalhar.

Depois desse início movimentado, o jogo teve um panorama semelhante durante um bom tempo: enquanto o Liverpool buscava espaços, a defesa do Chelsea seguia impenetrável. Somente aos 24 minutos, em cobrança de falta de Gerrard, os donos da casa levaram algum perigo.  Aos 37 minutos, Salah finalizou e a bola foi no braço de Flanagan. Muita reclamação por parte dos jogadores, mas nada assinalado.

Na reta final do primeiro tempo, o Liverpool seguiu tentando buscar o seu gol. Aos 40 minutos, Suárez finalizou de fora da área e a bola passou muito próxima do travessão. Aos 45, Kalas subiu de cabeça e a bola passou razoavelmente perto da meta de Mignolet. Porém o gol só veio aos 47 minutos, em falha do maior pilar do time do Liverpool.

Após receber bola no campo de defesa, Gerrard, escorregou e deixou a redonda escapar de seu domínio. Fácil para Demba Ba, que teve muita tranquilidade para sair cara a cara com o goleiro e fazer 1 a 0 para o Chelsea. Após o lance, o primeiro tempo acabou.

Chelsea segura a pressão e mata o jogo com Willian

O segundo tempo iniciou-se com um panorama idêntico ao do primeiro: Liverpool trocando passes para encontrar espaço em meio a impecável defesa do Chelsea. Com a bola quase que o tempo todo sob seu domínio, o time da casa até chegou diversas vezes, mas sem oferecer tanto perigo.

Aos 5 minutos, Johnson chegou na linha de fundo após boa jogada individual, mas acabou se perdendo na hora do cruzamento. Aos 7, Gerrard buscou finalização, mas errou por muito. Aos 13, após falha de Mikel, Allen bateu colocado e exigiu boa defesa de Schwarzer. Ansioso, o Liverpool seguia tendo algumas chances, mas o nervosismo atrapalhava muito os donos da casa.

Aos 17 minutos, o Chelsea respondeu e quase ampliou com Schurrle, que avançou pelo lado esquerdo e finalizou com precisão, fazendo com que Mignolet fizesse a defesa. Aos 20, Allen, mais uma vez, finalizou de fora da área. Schwarzer, seguro, fez a defesa.

Com a entrada de Cahill no lugar de Schurrle, o Chelsea “chamou” de vez o time do Liverpool. E a partir daí a bola praticamente não saiu do pé dos donos da casa, que tentavam aproveitar o momento. Aos 28 minutos, Suárez limpou Kalas e jogou na área, porém não encontrou nenhum companheiro dentro da área. Aos 29, Gerrard, em outro chute de fora da área, fez com que o goleiro do Chelsea trabalhasse.

O final de partida seguiu intenso. Aos 33, Suárez fez boa jogada e cruzou para Gerrard, que testou firme para a defesa de Schwarzer. Aos 36, Sterling levantou na área e zaga afastou. Na sequência, Gerrard tentou de fora e jogou longe do gol. Já nos acréscimos, aos 46 minutos, a bola sobrou para Suárez após bate-rebate, mas o artilheiro da Premier League não aproveitou e finalizou para fácil defesa de Schwarzer.

Nos instantes finais de partida, veio o momento que o torcedor do Chelsea mais esperava. Em meio ao “abafa” do Liverpool, a zaga do Chelsea deu um chutão que encontrou Fernando Torres, sem marcação alguma, para sair cara a cara com Mignolet. Porém, ao invés de finalizar, ele tocou de lado para Willian, que entrou “com bola e tudo” para dentro do gol e assim deu a vitória para o Chelsea.

FICHA TÉCNICA

LIVERPOOL: Mignolet; Glen Johnson, Skrtel, Sakho e Flanagan (Iago Aspas – 81′); Gerrard, Joe Allen e Lucas Leiva (Sturridge – 58′); Phillippe Coutinho, Suárez e Sterling.
Treinador – Brendan Rodgers

CHELSEA: Schwarzer; Azpillicueta, Ivanovic, Kalas e Ashley Cole; Lampard, Obi Mikel e Matic; Salah (Willian – 60′), Demba Ba (Fernando Torres – 84′) e Schurrle (Cahill – 77′).
Treinador – José Mourinho

Local: Estádio de Anfield Road (Liverpool/ING)
Árbitro: Martin Atkinson (FIFA/ING)
Cartões amarelos: Salah (21′), Lampard (43′), Ashley Cole (93′), Fernando Torres (93′)
Cartões vermelhos:

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.