O Chelsea foi ao Villa Park – um dos poucos estádios da Premier League que José Mourinho não conhecia vitórias – e saiu derrotado, por 1×0 contra o Aston Villa. Os Blues jogaram melhor no primeiro tempo do que nos últimos jogos, mas continuaram mostrando ineficiência no último passe e nas finalizações.
O primeiro tempo dos dois times foi fraco, com o Aston Villa tentando aproveitar os contra-ataques e o Chelsea dominando a posse de bola. Não houve nenhuma chance importante criada pelos times, que apesar de não jogarem mal, não levavam perigo ao adversário.
A segunda etapa começou melhor para os Blues que pareciam estar mais perigosos, mas a expulsão de Willian aos 68 minou a reação dos visitantes. Ainda explorando os contra-ataques, o Villa crescia na partida e chegou a fazer uma pressão nos últimos dez minutos que culminou no gol do volante Delph.
O gol desestruturou o Chelsea ainda mais e o time se lançou ao ataque, mas sem nenhum controle ou qualidade, oferecendo ainda mais chances para o Aston Villa contra-atacar. Apesar da melhora dos donos da casa, o Villa não conseguiu chegar ao segundo gol, mas garantiu a vitória importante para se afastarem da zona de rebaixamento.
Primeiro tempo é morno e os times não criam chances reais de gol
O jogo começou com os dois times tentando buscar espaço, principalmente o Chelsea, que apostava nas arrancadas de Fernando Torres, enquanto o Villa tentava furar o bloqueio que os Blues faziam no meio campo. O jogo era truncado e até os dez primeiros minutos nenhum dos times tinha conseguido sequer um chute em gol. Apenas aos 12 minutos houve uma tentativa de fato. Willian recebeu de Azpilicueta pela esquerda e cortou os marcadores, antes de chutar no canto direito de Guzan, mas o brasileiro errou o alvo.
O Chelsea era mais agudo e começava a se organizar melhor no ataque, mas não conseguia criar nenhuma chance de perigo, com muitos impedimentos sendo marcados no ataque dos Blues. O time da casa chegou com perigo pela primeira vez somente aos 38, quando Benteke tentou o voleio de primeira, da entrada da área, assustando o goleiro Petr Cech.
O Chelsea chegou a balançar as redes do Villa, mas Matic dominou com o braço antes de arrematar e o gol foi anulado corretamente pela arbitragem.
Nos últimos instantes o Aston Villa teve mais uma chance com Benteke. A bola espirrada acertou a cabeça do atacante que ainda conseguiu mirar no gol, mas Cech fez a defesa com tranquilidade.
Wilian é expulso e Chelsea cede gol
No segundo tempo o Chelsea parecia ter voltado levemente melhor, mas nem assim conseguia assustar o goleiro Guzan. O time insistia em bolas longas e continuava sendo pego em impedimento repetidamente, falhando no passe final e dificultando as finalizações.
Oscar teve boa oportunidade aos 51, quando Willian bateu escanteio curto para Hazard, que tocou para Oscar desmarcado dentro da área, mas o brasileiro bateu em cima do goleiro.
A melhor chance de gol do jogo, porém, foi do Villa, quando Benteke puxou o contra-ataque e na triangulação, o atacante recebeu na entrada da área e chutou de primeira, mas a bola passou tirando tinta da trave.
O Chelsea continuava melhor na partida, mas logo após Mourinho tirar Oscar e Torres, Willian fez falta no adversário e recebeu o segundo cartão amarelo sendo expulso. O cenário do jogo não mudou, e os Blues continuaram pressionando com o Villa tentando surpreender nos contra-ataques com Agbonlahor e Benteke. O volante Delph quase conseguiu pegar Cech de surpresa, quando arriscou de fora da área aos 76, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.
Aos 77, o Chelsea teve chance de bola parada com uma falta marcada a poucos passos da grande área. Na cobrança de falta, Hazard bateu muito mal, desperdiçando boa chance do time abrir o placar. Já o Villa por pouco não abriu o placar com a bola parada, quando o capitão Vlaar cabeceou na cobrança de escanteio e a bola passou muito perto. Porém, um minuto depois, o volante Delph marcou, aproveitando excelente cruzamento para fazer 1×0.
O Chelsea tentava pelo menos chegar ao empate, mas o time seguiu cometendo os mesmos erros e o placar se manteve inalterado pelo lado dos Blues. Já o Aston Villa quase chega ao segundo com Delph que dividiu a bola com Cech e que espirrada, carimbou a trave.
Antes do apito final, Ramires fez falta dura e foi expulso e Mourinho por reclamação se juntou aos dois brasileiros.
Ficha Técnica
Aston Villa (4-3-3): Guzan; Bacuna, Vlaar, Baker, Bennett (Clark, 78); Westwood, Delph, El Ahmadi; Weimann, Benteke, Agbonlahor (Albrighton, 75).
Substituições não usadas: Steer, Sylla, Holt, Lowton, Robinson.
Técnico: Paul Lambert
Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta; Ramires, Matic; Willian, Oscar (Schürrle, 66), Hazard; Torres (Ba, 66).
Substituições não usadas: Schwarzer, Kalas, Mikel, Lampard, Salah.
Técnico: José Mourinho.
Gols: Aston Villa: Delph (82)
Cartões Amarelos: Aston Villa: Baker (5), Bennett (45), Benteke (67), Vlaar (77); Chelsea: Willian (24).
Cartões Vermelhos: Chelsea: Willian (68), Ramires (93).
Árbitro: Chris Foy
Estádio: Villa Park