Em péssima atuação da equipe, o Chelsea empatou com o West Bromwich Albion neste sábado, pela Premier League, por 2-2. O Chelsea foi superior no primeiro tempo, mas uma queda abismal de desempenho na segunda etapa permitiu a virada dos visitantes. Porém, uma penalidade no último minuto salvou a pele da equipe da Fulham Road.
Com o empate, o recorde de José Mourinho permanece intacto. O português nunca perdeu em Stamford Bridge em jogos válidos pela Premier League. 66 jogos, 51 vitórias e 15 empates.
O próximo jogo dos Blues será contra o West Ham, fora de casa, pela Premier League. O embate será realizado no dia 23 de novembro.
Chelsea com vantagem mínima em um primeiro tempo morno
O Chelsea manteve a posse de bola durante os minutos iniciais, Terry e Oscar sofreram faltas prematuras. Porém, a primeira chance do jogo foi do West Bromwich. Amalfitano arriscou e a bola passou a direita do gol de Cech, sem perigo. Quando o placar apontava 12 minutos de jogo, poucas jogadas de ataque foram presenciadas em Stamford Bridge, além de faltas para ambos os times.
Aos quinze minutos de jogo, Lampard cobrou falta na barreira, o lance armou o contra-ataque do WBA, mas Lampard parou com falta. Cartão amarelo para o camisa oito do Chelsea. Oscar era até então um dos melhores jogadores do embate, presente no campo todo e contribuindo de forma direta ao time. Aos vinte minutos, os visitantes chegaram novamente ao gol de Cech, o arqueiro do Chelsea defendeu sem problemas.
Quatro minutos depois, após cobrança de escanteio, Brunt recebe a bola e chuta também sem perigo. O times apresentavam um futebol discreto, e o West Bromwich aproveitava o espaço fornecido pelo Chelsea.
Com 27 minutos de jogo, Mourinho pedia para Willian aproveitar o espaço cedido pelo lado esquerdo. Ivanovic tinha dificuldades nos cruzamentos (um certo em quatro tentativas) e Hazard trocada de lado com Willian com frequência. O Chelsea teve outra chance de gol no primeiro tempo. Cobrando falta, Oscar chutou e a bola passou perto do gol. Em seguida, Lampard alçou a bola na área, o goleiro afastou mal e Hazard tentou a finalização, mas foi travado.
Aos 36 minutos, Oscar tentou mais uma vez, a bola passou perigosamente acima do travessão. Azpilicueta jogava uma partida impecável. Ótima presença tática no primeiro tempo. Após a tentativa de Oscar, o ritmo do jogo diminuiu. Porém, quando tudo se encaminhava para o empate no primeiro tempo, Eto’o abriu o placar em Stamford Bridge. Hazard fez ótima jogada e a bola encontrou o camaronês em ótima posição, que empurrou a bola para o fundo das redes.
Depois do gol, só havia tempo para um cartão amarelo para Long, após falta em Terry e mais nada. 1-0 para o Chelsea. No primeiro tempo, os destaques foram Eto’o, pelo tento e Terry pelas ótimas estatísticas na partida: 100% de aproveitamento nos passes, e três disputas de bola vencidas em quatro tentativas. A equipe completou 219 passes em 239 tentativas, a posse de bola foi de 66% ao Chelsea e 34% ao WBA.
WBA é superior no segundo tempo, mas jogo termina empatado
No primeiro lance da etapa complementar, Oscar fez um lançamento de forma espetacular. Hazard recebeu a bola, dominou mal e perdeu uma clara chance de gol. Aos 52 minutos, os Baggies conseguiram sua primeira chance de gol. Após cobrança de escanteio, Olsson cabeceou a bola por cima do gol.
A lentidão apresentada pela maior parte do tempo na etapa inicial, voltou a ser atração quando o relógio apontava 55 minutos de embate. No minuto seguinte, após lançamento, Long subiu mais alto que a zaga do Chelsea e cabeceou a bola na trave de Cech. Em resposta ao ataque dos visitantes, Lampard recebeu a bola de fora da área e chutou por cima do gol, o WBA crescia no jogo. McAuley também chegou perigosamente ao gol de Cech, após nova cabeçada próxima ao gol dos Blues.
Como o desempenho do Chelsea fazia o sentido contrário do time visitante, Long empatou o jogo após ótima defesa de Cech na tentativa de McAuley. Foi o primeiro gol gerado por um escanteio que o Chelsea concedeu na temporada. Com 64 minutos de jogo, José Mourinho decidiu mexer na equipe. Lampard cedeu lugar para Demba Ba.
O WBA voltou a atacar e assumiu a liderança da partida com Sessegnon. Virada dos visitantes em Stamford Bridge. 2-1. Com 71 minutos de embate, Mourinho trocou Azpilicueta, que fez um bom primeiro tempo, por Mikel e Mata entrou no lugar de Oscar. Ou seja, 3-5-2 na equipe de Stamford Bridge.
O Chelsea buscava o gol de empate, com a posse de bola superior (67-33%) Ivanovic arriscou, o goleiro fez milagre. No rebote, Mata finalizou e a bola desviou para fora. Incrível a chance que perdeu o Chelsea. Escanteio, na cobrança Terry ia cabecear com liberdade, mas foi atrapalhado por Mata. Aos 80 minutos, Willian recebeu cruzamento livre na área, mas cabeceou para fora. Outra oportunidade desperdiçada.
O Chelsea estava melhor na partida, mas não conseguia o gol. Aos 87 minutos, Cahill cruzou, a bola passou por todos e ninguém resvalou. O juiz deu quatro minutos de acréscimo, e no tempo extra, Brunt quase aumentou o placar, em uma tentativa disperdiçada para fora. No último lance da partida, Andre Marriner, juiz do embate, marcou penalidade máxima em Ramires, após o brasileiro sofrer um choque com um atleta do WBA. Na cobrança, Hazard não hesitou e empatou a partida. Fim de jogo, 2-2.
Ficha técnica
Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill, Terry (c), Azpilicueta (Mikel 72); Ramires, Lampard (Ba 63); Willian, Oscar (Mata 72), Hazard, Eto’o
Substituições não usadas: Schwarzer, Cole, David Luiz, De Bruyne
Técnico: José Mourinho
West Bromwich (4-2-3-1): Myhill; Reid, McAuley, Olsson, Ridgewell; Yacob, Mulumbu; Amalfitano (Popov 88), Sessegnon (Morrison 80), Brunt (c); Long (Anichebe 78).
Substituições não usadas: Daniels, Vydra, Dawson, Berahino.
Técnico: Steve Clarke
Gols: Chelsea – Eto’o e Hazard e WBA – Long e Sessegnon
Cartões amarelos: Lampard 14, Yacob 28, Long 45+2, Amalfitano 82, Ridgewell 90+4
Árbitro: Andre Marriner
Estádio: Stamford Bridge
Público: 41.623