
Vindo de uma vitória sofrida contra o Stoke City na última partida da Premier League, o Chelsea permaneceu em Londres neste sábado para jogar no estádio do rival Arsenal, o Emirates Stadium, em partida válida pela sexta rodada da competição. Sem conceder gols há 331 minutos, pouco mais de um mês atrás, os Blues entraram em campo contando com seu capitão habitual, John Terry.
A primeira etapa do jogo começou com bastante posse de bola dos Blues. O primeiro gol saiu com 20 minutos jogados, em bola parada batida por Juan Mata. Torres foi quem meteu o pé na bola para fazer 1 a 0 para o Chelsea. O Arsenal então começou a lutar e pressionar por sua chance. Demorou, mas a chance veio em cruzamento de Chamberlain que encontrou Gervinho entre dois zagueiros. O marfinense dominou de costas para o gol e virou chutando alto no canto direito do gol, para empatar a partida no final do primeiro tempo, que assim terminou.
Já na etapa complementar, o Arsenal bem que tentou pressionar e conseguir uma virada. Mas foi o Chelsea que atacou novamente e mais uma vez em cobrança de bola parada. Mata bateu e foi feliz com sua cobrança. A bola não encontrou oposição e foi morrer no fundo da rede, no cantinho da meta de Mannone. O Arsenal ainda teve boas chances de igualar o placar, a melhor delas com Giroud, que entrou no segundo tempo da partida, mas o francês desperdiçou com um chute ruim após ter driblado Cech. E o Chelsea então saiu com a vitória fora de casa, no Emirates Stadium e segue líder do campeonato.
A próxima partida da equipe pela Premier League será no dia 6 de outubro, quando enfrentará o Norwich City. Nesse meio tempo, o Chelsea faz sua segunda partida da Champions League no dia 2 de outubro, contra o dinamarquês FC Nordsjaelland.
Chelsea logo abriu o placar, mas cedeu o empate nos minutos finais da primeira etapa
Com o apito soado, o Chelsea sofreu a primeira falta do jogo com Hazard. O belga carregou a bola até ser derrubado por Podolski no primeiro minuto de jogo. David Luiz bateu direto para o gol e Mannone pegou em dois tempos com facilidade.
A primeira chegada do Arsenal aconteceu com Jenkinson aos 4 minutos. A equipe trocava passes até encontrar o lateral pela direita, que avançou e tentou um cruzamento, desviado com tranquilidade por Terry.
Os primeiros 10 minutos de jogo foram disputados. Ambas as equipes trocavam muitos passes mas sem chances reais de gol. Os Blues levavam vantagem na posse de bola.
O primeiro tiro em direção ao gol partiu de Diaby aos 11 minutos. O francês fintou duas vezes para a direita na entrada da grande área e arriscou um chute com endereço certo, mas Cech estava lá para fazer a defesa com tranquilidade.
Cole falhou aos 14 minutos e teve a bola roubada por Ramsey, que tocou para Diaby e recebeu de volta pela direita, mas o cruzamento foi novamente em cima de Terry, que afastou. O jogo seguia lá e cá.
Logo aos 16 minutos de partida ocorreu a primeira substituição, Diaby saiu para a entrada de Chamberlain. Diaby não parecia totalmente recuperado de sua lesão… O Chelsea possuía 60% de posse de bola até o momento, coisa rara no Emirates Stadium.
O primeiro gol da partida saiu de uma cobrança de falta de Juan Mata aos 20 minutos. A mais ou menos 30 metros do gol, Mata lançou curvado para o meio da grande área. David Luiz pulou para cabeçear mas não achou nada. A bola foi em direção a Torres, que, marcado por Koscielny, conseguiu chutar de com o lado do pé e a bola foi parar no fundo da redeA bola foi em direção a Torres, que, marcado por Koscielny, conseguiu chutar de com o lado do pé e a bola foi parar no fundo da rede. 1×0 Chelsea
O Arsenal tentou revidar no lance seguinte, mas a jogada foi mal executada por Chamberlain, cedendo o contra ataque para o Chelsea. Torres partiu sozinho com apenas dois defensores à frente. O espanhol invadiu a grande área e carregou para o centro, marcado por Koscielny, e despencou no meio da área, pedindo pênalti. O Juiz não foi na do atacante dos Blues e nada foi marcado.
O Chelsea quase fez mais um em enfiada de bola de Mata para Torres, aos 28 minutos. O espanhol recebeu, partiu e chutou para o gol. A bola entrou, mas o impedimento já havia sido marcado.
O Arsenal tentava pressionar. Aos 33 minutos, uma sequência de jogadas deixou Gervinho invadir a área pela esquerda, tentar uma finta, mas Oscar estava atento junto de Ivanovic na marcação e conseguiu roubar a bola.
O primeiro cartão do jogo saiu aos 34 minutos em entrada dura de Ramsey em Oscar. O meio campista do Arsenal recebeu o devido cartão amarelo.
Aos 39 minutos, foi a vez de Oscar receber o seu cartão amarelo por uma falta boba no meio campo.
O Arsenal conseguiu o empate aos 42 minutos. Jogada começada por Jenkinson, que tocou para Arteta e este achou Chamberlain partindo pela direita. O francês cruzou perigosamente e encontrou Gervinho na grande área. De costas, o atacante dominou e virou chutando. Cech não foi capaz de fazer a defesa e o Arsenal empatava a partida.
Após marcar o gol, os Gunners se animaram e tomaram a posse de bola para si. A jogada do gol parecia estar se desenhando novamente, com novo cruzamento de Chamberlain. A bola não encontrou nenhum jogador do time da casa, no entanto. Logo em seguida, mais uma jogada perigosa, desta vez com Podolski pela esquerda. O Chelsea começava a suar frio ao final do primeiro tempo.
Logo antes do apito final, Torres teve a última chance do primeiro tempo. Ao tabelar com Oscar pela direita, o espanhol invadiu a grande área e chutou com perigo, mas a bola foi parar nas redes pelo lado de fora do gol. E o juiz soou o apito final do primeiro tempo.
Mata definiu o placar na cobrança de bola parada em segundo tempo movimentado
O segundo tempo começou com um lance polêmico de David Luiz. Invadindo a grande área adversária, o brasileiro se jogou ao chão sem contato nenhum do zagueiro, segundo o árbitro, recebendo um cartão amarelo aos 47 minutos.
O Arsenal chegou com perigo aos 50 minutos. Podolski invadiu a área e tentou um cruzamento rasteiro, que, afastado por Terry, foi parar nos pés de Cazorla, mas o jogador chutou para longe do gol. Ivanovic fez falta em Arteta no lance seguinte mas a cobrança não resultou em jogada alguma.
Em contra ataque, Ramires carregou a bola e sofreu entrada dura de Arteta. Antes de cair, o brasileiro tocou para Torres que correu livre até ser parado com falta na entrada da área por Vermaelen. Cartão amarelo para o defensor. Juan Mata foi para a cobrança aos 53 minutos e bateu venenosamente. A bola não encontrou nenhum jogador na grande área e, iludindo o goleiro Mannone, foi parar no fundo das redes no cantinho. O Chelsea chegava ao segundo gol.
Boa defesa de Cech aos 58 minutos de jogo. Podolski recebeu um cruzamento preciso de Gibbs e meteu a cabeça na bola, que foi com perigo em direção ao gol, mas Cech se esticou para espalmar. O Arsenal novamente levava perigo à meta do Chelsea.
Aos 63 minutos, Hazard puxou contra ataque veloz e tocou para Torres logo depois do meio de campo. Torres carregou e encontrou Oscar na entrada da área, que tocou para Remires apenas para receber de volta do meio campista. Oscar então ajeitou e tentou um chute, que é defletido na zaga adversária. Torres pediu pênalti por toque na mão mas a jogada seguiu.
Aos 65, boa jogada de Gibbs pela esquerda resultou em escanteio para o Arsenal quando David Luiz desviou o cruzamento perigoso. Em seguida, Wenger resolveu queimar suas últimas substituições. Ramsey saiu de campo para a entrada de Walcott e Podolski também deixou a partida para a entrada de Giroud, aos 67 minutos.
Mais perigo para meta de Cech aos 72 minutos. Giroud invadiu a área e tentou chute seco para o gol. A bola desviou perigosamente em David Luiz e acabou pegando Cech no contra pé, mas o goleiro conseguiu esticar o braço direito e fazer a defesa. A bola não entrou por centímetros. Antes do escanteio, Di Matteo fez outra substituição, sacando Oscar e colocando Moses na partida.
O Chelsea teve uma falta perigosa para bater quando Mata caiu entre dois zagueiros na entrada da área após tabelar com Torres. O próprio Mata cobrou e acertou a barreira. Um choque entre Giroud e Koscielny deixou o último caído no chão. Após o atendimento, nada grave foi constatado. Outra substituição na equipe do Chelsea: David Luiz saiu de campo sentindo dores e Cahill entrou em seu lugar aos 81 minutos.
Falta da Ramires em Arteta pela esquerda aos 82 minutos. Arteta cobrou com perigo cruzando para a grande área, Koscielny cabeceou com muito perigo e a bola bateu na trave. Na confusão, foi marcada uma falta de ataque na sequência do lance, aliviando os torcedores do Chelsea.
Mais uma substituição aos 84 minutos, quando Mata saiu para a entrada de Bertrand. Di Matteo parecia disposto a segurar o placar nos minutos finais do jogo e apostou em solidificar o sistema defensivo.
Cazorla encontrou Gervinho livre pela esquerda aos 88 minutos. O marfinense voltou e invadiu a área, mas passou de volta para Cazorla que chutou de primeira da entrada da grande área. A bola fez uma curva perigosa mas passou por cima da meta.
O árbitro sinalizou preciosos 4 minutos de acréscimos e o Arsenal quase aproveitou o tempo extra. Cazorla tocou para Chamberlain na entrada da área. O francês enfiou bela bola para Giroud que dominou, driblou Cech mas chutou nas redes pelo lado de fora. Excelente chance desperdiçada pelo atacante francês.
Aos 92, Ramires recebeu um cartão amarelo por uma entrada dura em Cazorla no meio de campo.
O Chelsea conseguiu um escanteio em boa jogada envolvendo Hazard e Bertrand. Após tabela, com o francês, Bertrand conseguiu um drible já na linha de fundo. O inglês então voltou a bola para Hazard, que também driblou mais um defensor e arriscou um chute, mas a bola acabou desviando no zagueiro. O juiz soou o apito final no lance seguinte e o Chelsea saiu com a vitória.
Ficha Técnica
Chelsea (4-2-3-1): Cech, Ivanovic, Luiz (Cahill, 81′), Terry, Cole, Mikel, Ramires, Hazard, Mata (Bertrand, 84′), Oscar (Moses, 73′), Torres
Substitutos: Turnbull, Azpilicueta, Cahill, Bertrand, Romeu, Lampard, Moses
Arsenal (4-4-2): Mannone, Jenkinson, Koscielny, Vermaelen, Gibbs, Arteta, Diaby (Chamberlain, 16′), Cazorla, Ramsey (Walcott, 66′), Gervinho, Podolski (Giroud 67′).
Substitutos: Martinez, Merte, Djourou, Santos, Walcott, Chamberlain, Giroud.
Gols: Torres (20′), Gervinho (42′), Mata (53′)
Cartões amarelos: Ramsey (35′), Oscar (39′), Luiz (47′), Vermaelen (53′), Ramires (92′)
Árbitro: Martin Atkinson
Estádio: Emirates Stadium
Público: 60 101