O Chelsea não precisará nem sair de Londres para enfrentar o próximo adversário da Permier League. No último dérbi londrino da temporada, os Blues encaram o Crystal Palace no Selhurst Park nesta terça-feira (7), pela 34ª rodada da liga nacional. Os times entram em campo a partir das 14h, horário de Brasília. O jogo terá transmissão pelos canais ESPN.
Desde o reinício, os azuis de Londres têm quatro vitórias em cinco partidas, uma delas pela FA Cup. Se vencerem, os Blues poderão ultrapassar momentaneamente o Leicester na terceira colocação. Já os Eagles estão no 14º lugar e tentam se recuperar de três derrotas consecutivas para se manter na metade de cima da tabela. Entretanto, o histórico entre os times mostra ampla vantagem para o lado azul. Das últimas nove visitas ao campo do Palace, o Chelsea levou os três pontos em sete. Além disso, os times não costumam empatar, com o último placar igual acontecendo em 1993.
No primeiro turno os azuis garantiram uma vitória confortável por 2-0 em casa durante uma sequência de seis vitórias consecutivas. Tammy Abraham e Christian Pulisic marcaram os gols dos anfitriões. Além disso, o jogo ainda contou com boa atuação de Reece James, anulando o camisa 10 Wilfried Zaha. Assim, o Chelsea tenta adicionar os Eagles à lista de doubles na temporada, que já conta com Aston Villa, Burnley e Tottenham. Ou seja, o Palace seria a quarta equipe a perder duas vezes na mesma época para os Blues. Com a vitória, Frank Lampard seria o primeiro treinador inglês a vencer nos dois turnos contra os adversários londrinos pelo Chelsea desde 1971/72.
O adversário
Assim como na primeira partida, os Blues podem esperar um Crystal Palace que se defende com pelo menos dez homens e parte em velocidade para o contra-ataque. O atacante solitário Christian Benteke normalmente é o alvo de bolas longas. Além disso, Zaha costuma dar trabalho pelo lado esquerdo do ataque. O marfinense é o jogador que mais recebeu faltas na temporada.
O Palace perdeu quatro dos últimos cinco jogos contra o Chelsea em casa. Contudo, os Eagles são os únicos londrinos invictos em dérbis no seu estádio na atual temporada. Uma derrota seria a primeira doméstica desde 2012/13. Assim, apesar do histórico negativo e da má forma recente, o Palace é um adversário que costuma se defender bem em casa.
Prováveis escalações
O Chelsea provavelmente virá com poucas mudanças no time vencedor da última rodada. Assim, o torcedor pode esperar Billy Gilmour no lugar do lesionado N’golo Kanté e possivelmente Abraham no lugar de Olivier Giroud. Além disso, o departamento médico conta ainda com Mateo Kovacic e Fikayo Tomori. O croata deve voltar na próxima partida e o inglês ainda não tem previsão de retorno. Portanto, o provável time será: Kepa; James, Christensen, Zouma, Azpilicueta; Gilmour, Barkley, Mount; Pulisic, Abraham (Giroud) e Willian.
Já o Crystal Palace não tem nenhum novo lesionado, somente as longas ausências de Jeffrey Schlupp e James Tomkins. Com contusões no quadril e coxa, respectivamente, os atletas não devem atuar mais nesta temporada. O zagueiro Martin Kelly retornou aos treinos na última segunda-feira mas ainda deve ficar de fora. Além disso, os Eagles contam com os ex-Chelsea Gary Cahill e Van Aanholt. Portanto, a provável escalação será: Guaita; Ward, Cahill, Sakho, Van Aanholt; Ayew, McArthur, Milivojevic, Kouyate, Zaha; Benteke.
Destaques individuais trazem o resultado
O Chelsea vem de uma boa sequência de jogos desde março. Interrompidos pela parada das competições, os jogadores parecem não ter sentido a falta de ritmo e voltaram como antes. Assim, um dos destaques da reta final da temporada é Willian. O brasileiro foi cirúrgico para marcar sete gols e distribuir duas assistências em oito jogos em todas as competições. Esta é, portanto, a sua época mais produtiva em números, com 14 participações em gols até agora. O capitão Azpilicueta também está mais prolífico e é o líder em passes para gol com seis.
A dupla de trabalhadores do meio campo, Ross Barkley e Mason Mount continua em boa fase com o primeiro marcando um gol e assistindo outro na última vitória. Além disso, na defesa, Kurt Zouma entrou bem contra o Watford e deu mais segurança à bola aérea dos Blues. A sua presença física rendeu 100% de aproveitamento com clean sheets nas últimas quatro partidas que foi titular. Entretanto, os aurinegros só marcaram três gols até agora por esse meio.
Enquanto isso, a lesão de Kanté causou um dilema para Lampard. Assim, quem entrou em campo na oportunidade foi o jovem Billy Gilmour. Entretanto, apesar de preterir Jorginho, quando questionado o manager confirmou que o ítalo-brasileiro continua nos seus planos.
Informações da partida
Data: 7 de julho de 2020
Horário: 14h (Horário de Brasília)
Competição: Premier League – 34ª rodada
Local: Selhurst Park – Londres, Inglaterra
Árbitro: David Coote
Transmissão: ESPN Brasil