Logo após o primeiro embate contra o Barcelona pela UEFA Champions League, o Chelsea já tem pela frente duas pedreiras no campeonato nacional. Os gigantes de Manchester serão os próximos adversários dos Blues, a começar pelo United amanhã (25) e o City no próximo Domingo (04/03), ambos fora de casa.
Os jogos acontecem num momento chave da temporada, que envolve diversos fatores. Além da tabela de classificação e a confiança que essas partidas passarão ao elenco e torcedores, existe um algo a mais nessas partidas devido à hegemonia que essas três equipes vem tendo na Premier League nos últimos anos: das últimas 15 edições do campeonato inglês, apenas em duas delas a taça não ficou com Chelsea, Manchester United ou Manchester City.
Vamos detalhar um pouco mais esses fatores.
Tabela de Classificação e a confiança ao elenco
O Chelsea precisa lutar nesse campeonato por uma das quatro vagas na fase de grupos da próxima Champions League. Um clube gigante deve estar sempre participando da maior competição europeia, e o campeonato nacional é o caminho mais acessível para isso.
Por esse motivo, por mais que a rotina de treinos vá exigir mais dos jogadores, não é o momento de poupar as principais peças, visando a partida da volta contra o Barcelona. O papel de Antonio Conte será fundamental, pois será necessário que o treinador saiba administrar o lado físico dos atletas nos treinamentos e jogos, definindo o momento certo de descansá-los para extrair sempre 100% deles nas partidas decisivas que o time tem pela frente.
O jogo contra o Manchester United é um confronto direto por uma vaga entre os quatro primeiros colocados da Premier League. O time comandado por José Mourinho é atualmente o segundo colocado com 56 pontos conquistados (três a mais que o Chelsea). O Tottenham aparece como quinto colocado e entra na briga por um dos quatro lugares no topo da tabela, juntamente com Manchester City, United, Liverpool e Chelsea, além do Arsenal, que aparece um pouco atrás mas é um time que também merece atenção.
Ou seja, muitos times para poucas vagas e toda a atenção é necessária nessas partidas. Faltando apenas mais 11 jogos no campeonato, todas as partidas ganham uma relevância maior e perder pontos nessa reta final pode significar perder também uma vaga importantíssima ao Chelsea. Portanto é o momento de mostrar força e superar os dois grandes adversários que têm pela frente.
Bons resultados contra os times de Manchester trariam uma confiança enorme ao elenco dos Blues num momento chave da temporada. O líder e o vice do torneio têm estilos de jogar muito bem definidos, e são testes distintos para provar aos jogadores, torcida e até mesmo ao treinador, que esse time pode bater qualquer adversário.
O lado vermelho de Manchester adota o estilo de seu treinador. José Mourinho é conhecido por montar equipes que se defendem muito bem e exploram falhas do adversário, e para isso contam com um goleiro em fase iluminada – David De Gea vem de grandes atuações e é tratado como o melhor do mundo em sua posição por muitos. Já o lado azul da cidade pratica um futebol muito ofensivo, também como já é característico das equipes montadas por seu treinador, Pep Guardiola.
O City, comandado pelo destaque Kevin De Bruyne, virá para cima do Chelsea com muita velocidade e um toque de bola eficiente, que obrigará que o time esteja atento na defesa e aproveite suas chances, parecido com o que foi a partida de ida contra o Barcelona. Bom teste para os Blues se prepararem ainda mais para o adversário da Champions League.
Hegemonia na Premier League
Depois que o Arsenal conquistou a Premier League de forma invicta na temporada 2003/04, apenas o Leicester conseguiu se intrometer entre Chelsea, Manchester United e City na lista de campeões ingleses desde então. As duas próximas partidas dos Blues reúnem os três grandes vencedores do passado recente do campeonato inglês e por isso prometem ser grandes jogos.
Atualmente, o United persegue o City pela ponta do campeonato – por mais que os citizens tenham se distanciado bastante – e nos últimos 15 anos, é constante uma perseguição entre esses três times pelo topo. A partir da temporada de 2002/03 vencida pelo Manchester United, foram 13 títulos e 9 vices entre Chelsea, United e City, e apenas na temporada 2015/16 um deles não apareceu entre as duas primeiras colocações do torneio.
Foram 5 títulos e 4 vices para o Chelsea nesse período, enquanto o Manchester United conquistou 6 vezes e por 3 vezes conseguiu a segunda colocação. O City levou duas taças para casa e ficou atrás do campeão outras duas vezes, e atualmente é o grande favorito a vencer o torneio mais uma vez, já que abriu 16 pontos de vantagem na liderança.
Segue abaixo a lista dos vencedores e vice colocados nas últimas 15 edições da PL:
2002–03 Manchester United; Arsenal
2003–04 Arsenal; Chelsea
2004–05 Chelsea; Arsenal
2005–06 Chelsea; Manchester United
2006–07 Manchester United; Chelsea
2007–08 Manchester United; Chelsea
2008–09 Manchester United; Liverpool
2009–10 Chelsea; Manchester United
2010–11 Manchester United; Chelsea
2011–12 Manchester City; Manchester United
2012–13 Manchester United; Manchester City
2013–14 Manchester City; Liverpool
2014–15 Chelsea; Manchester City
2015–16 Leicester City; Arsenal
2016–17 Chelsea; Tottenham