Em novo triunfo, Chelsea rebaixa o Middlesbrough e fica a três pontos do título da Premier League

A 36ª rodada do Campeonato Inglês não poderia ter sido mais perfeita para o líder da competição, que agora está mais próximo do que nunca de levantar a taça. Depois de ver o segundo colocado Tottenham ser derrotado na última sexta-feira (5) pelo West Ham, o Chelsea precisava de apenas duas vitórias para se tornar campeão de forma antecipada. E nesta segunda-feira (8), os Blues cumpriram parte de seu objetivo ao bater o Middlesbrough por 3 a 0 em Stamford Bridge, com gols de Diego Costa, Marcos Alonso e Matic.

Sem problemas para garantir a vitória em casa, especialmente após abrir o placar aos 22 minutos, o Chelsea abusou do excesso de oportunidades em alguns momentos, perdendo chances claras de marcar por erros de finalização. Ainda assim, não deixou de matar o jogo ainda no primeiro tempo, quando abriu vantagem de 2 a 0 sobre o atual – e agora rebaixado – 19º colocado da competição.

Com o resultado, os Blues ficam a apenas três pontos do título da Premier League. Uma vitória simples já nesta sexta-feira (12) sobre o West Bromwich, em partida que havia sido adiada graças à disputa da FA Cup, já garante aos londrinos a taça do campeonato, criando grande expectativa para o restante da semana. Nem nas melhores projeções do Sportingbet se acreditava que o título viesse com rodadas de antecedência.

O Middlesbrough, por sua vez – mesmo rebaixado, com a soma de 28 pontos – ainda cumpre tabela na Premier League. Sem jogos atrasados, volta a campo no próximo sábado (13), quando enfrenta a equipe do Southampton pela 37ª rodada.

Jogando com leveza, Chelsea abre vantagem ainda no primeiro tempo

Os minutos iniciais da partida mostravam um Middlesbrough que não fazia jus a 19ª colocação. Jogando fora de casa, a equipe não se acanhou, arriscando jogadas no campo de defesa dos Blues, e criando algumas boas oportunidades próximas a grande área adversária.

Com um jogo lá e cá, as equipes faziam marcações fortes, mais faltosas pelo lado do Boro. Tudo parecia igual, com apenas uma oportunidade real de gol para cada equipe até os 16 minutos. Após desarme de Gary Cahill próximo a metade do campo, Hazard fez grande arrancada com a bola até a grande área adversária e, próximo a meta, deu passe para Cesc Fàbregas, que desperdiçou a oportunidade de frente para o gol.

Três minutos depois, aos 19, uma chance ainda mais clara foi perdida por Diego Costa, que reclamou de uma falta dentro da pequena área, mas o juiz nada marcou. O atacante, no entanto, não deixaria que outras oportunidades passassem em branco tão cedo, e no lance seguinte de ataque do Chelsea, aos 22′, recebeu um bom passe de Fàbregas, mandando a bola por baixo das pernas do goleiro Brad Guzan e abrindo o placar para os Blues em Stamford Bridge.

Poucos minutos após perder uma chance clara de gol, Diego Costa não perdoou o Middlesbrough, e aos 22 minutos abriu o placar a favor dos donos da casa (Foto: Chelsea FC)

O golpe parecia ter sido bem assimilado pelo Middlesbrough nos primeiros instantes, já que a equipe continuava tentando sair para o jogo. Mas o Chelsea, com sua confiança renovada prendia a bola no campo de ataque, tentando criar novas jogadas fatais – e pecando em finalizações. Com um belo toque de letra de Eden Hazard dentro da grande área, os Blues criaram uma nova oportunidade com Diego, que não conseguiu alcançar a bola.

A perseverança do líder da competição, no entanto, aliada a vantagem que vinha obtendo dentro de campo sobre seu adversário não demoraram muito a mostrar novos resultados. Aos 33 minutos, Azpilicueta fez bom lançamento para Marcos Alonso, que avançou ao fim do campo, chutando em diagonal também por baixo das pernas do goleiro do Boro, e ampliando a vantagem dos donos da casa.

O segundo gol do Chelsea evidenciou os espaços deixados nas laterais pelo Boro, especialmente do lado esquerdo, por onde atuavam Fábio e Calum Chambers. Explorando o setor, os Blues criaram ainda algumas oportunidades, mas sem grandes desfechos nos minutos finais da primeira etapa.

Sem sustos, os Blues ‘matam’ a partida antes dos 90 minutos

No mesmo ritmo em que terminou a primeira etapa, o Chelsea voltou a campo pronto para matar o jogo em sua primeira oportunidade, já que mesmo esforçado, o Middlesbrough não demonstrava poder para reagir diante do primeiro colocado. E não demorou para que os donos da casa dessem o primeiro susto no segundo tempo, com uma bola de Pedro no travessão aos 46′.

Como já vinha acontecendo também na metade inicial, os Blues criaram diversas oportunidades em que pecou na finalização. Uma delas, aos 51 minutos, foi desperdiçada por Alonso. O ala carregou a bola até a grande área novamente mas, tentando bater direto para o gol, chutou torto, e nem mesmo Diego Costa conseguiu aproveitar a bola, cedendo tiro de meta para a equipe do Middlesbrough.

Era evidente a pressão que os donos da casa faziam sobre o vice lanterna da competição, sem apresentar quaisquer dificuldades para atacar, o que acabou levando o Boro a se compactar mais na defesa para não sofrer mais gols – o que não adiantou muito. Com tranquilidade, o Chelsea trocava passes em seu campo de ataque e, aos 64′, encontrou novamente espaço para marcar.

Matic, que participava do revezamento com a bola de maneira tranquila avançou para a grande área e, ao receber grande passe de Fàbregas, superou a marcação do meia De Roon, mandando um belíssimo chute para o fundo das redes, mais uma vez por baixo das pernas de Guzan. O lance levou a torcida presente no estádio ao ápice de suas comemorações, entoando com ainda mais força os cantos que serviram de trilha sonora para a partida.

‘Fechando a conta’, após belíssima troca de passes no campo de ataque, Matic fez um lindo gol, sacramentando a vitória dos Blues por 3 a 0 (Foto: Chelsea FC)

O terceiro gol praticamente ‘fechou o caixão’ da equipe de Middlesbrough, que precisava da vitória para ter chances de permanecer na primeira divisão. Mesmo assim, a equipe visitante buscava espaços na defesa do Chelsea, obtendo pouco sucesso.

A partida começou a esfriar nos minutos finais, com um Chelsea ainda hegemônico na partida, mas com menos gás que nos minutos anteriores. Com a aproximação do fim, Antonio Conte ainda deu a John Terry alguns minutos em campo, no lugar de David Luiz, em mais um episódio que marca a despedida de um dos maiores ídolos da história do clube.

Com três minutos de acréscimos, os Blues fizeram um fim de jogo tranquilo. Sem grandes lances, o árbitro encerrou a partida em Stamford Bridge, levando o Chelsea a garantir mais três pontos e colocar as duas mãos na taça da competição, a apenas uma vitória de distância.

Ficha Técnica

Chelsea: Courtois; Azpilicueta, David Luiz (Terry), Gary Cahill (C); Moses, Matic, Fàbregas, Marcos Alonso; Pedro (Chalobah), Diego Costa, Eden Hazard (Willian).

Middlesbrough: Guzan; Fabio, Chambers, Gibson, Friend (C); De Roon, Clayton, Forshaw (Leadbitter), Traore (Bamford); Negredo (Gestede), Downing.

Gols: Diego Costa, Marcos Alonso, Matic.

Cartões Amarelos: Bamford e Fabio (MID).

Público Presente: 41,500

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.