A partida desse domingo (12) contra o Burnley fora de casa ratificou alguns pontos que boa parte da torcida já havia identificado. Existem problemas na equipe de Antonio Conte e o italiano precisa corrigi-los para evitar revezes no restante da temporada.
Verdade seja dita que a primeira etapa foi bem disputada e parelha. O Chelsea saiu no frente com Pedro e sofreu um golaço de falta na cobrança espetacular de Brady. Porém a segunda etapa dos Blues foi totalmente abaixo do esperado e pela primeira vez na temporada foi a única partida na qual a equipe não conseguiu finalizar ao gol.
Equipe errando passes, pecando na armação de jogadas e dando espaço para o adversário. Tudo bem que a partida era fora de casa, entretanto o líder da competição não pode deixar seu adversário (seja o mais forte ou mais fraco) ditar o ritmo da partida. Thibaut Courtois trabalhou inúmeras vezes e quando o goleiro se destaca é um indicativo de que algo não funcionou como deveria.
Não podemos desmerecer o Burnley pela partida jogada. Também não se pode deixar de questionar algumas atitudes do nosso comandante. Conte mais uma vez demorou a mexer, novamente deixou Cesc Fàbregas no banco de reservas. São as escolhas deles, afinal ele é o responsável por manter a engrenagem funcionando.
Mas Conte não pode se permitir ser cabeça dura o tempo todo. Ao longo da temporada nas partidas em que o desempenho da equipe cai e precisa de modificações ao longo do jogo ele teima em segurar as mexidas. Quando mexe, nem sempre opta pela melhor opção. Ou quando o faz, é próximo ao término dos 90 minutos.
Essa não é a primeira partida abaixo do esperado em termos de futebol. Também não será a última. Por competência do trabalho construído ao longo da temporada temos 10 pontos de vantagem. O empate, no contexto da partida de hoje, não foi tão negativo. Todavia, Conte precisa abrir os olhos. Ele tem sido um dos raros acertos da diretoria na história recente do clube, só precisa ser mais maleável com as suas convicções.
As palavras neste texto condizem com a opinião da autora, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.