Nove vitórias consecutivas, liderança isolada na Premier League, o Chelsea segue forte na competição e mostra o resultado de um ótimo trabalho feito pelo técnico, Antonio Conte. Em entrevista pós-jogo, o treinador falou sobre a partida contra o West Bromwich Albion, a eficiência e importância de Diego Costa e Cesc Fàbregas, além de comentar sobre uma possível retirada de pontos após as cenas que aconteceram no final da partida contra o Manchester City.
Os Blues conseguiram manter o alto nível utilizando o famoso esquema adotado por Conte (3-4-3) e enfrentaram um adversário que chegou em Stamford Brige preparado para “sofrer”, o West Brom jogou com o time fechado e tentou evitar os ataques do Chelsea, pelos lado e meio do campo, durante toda a partida, os donos da casa precisavam de uma bela jogada individual que veio pelos pés de Diego Costa, quando roubou a bola do zagueiro e chutou, no ângulo direito do goleiro, para dar a vitória ao time de Conte.
“Foi um jogo muito difícil, mas, nós sabíamos que poderia ser, eu falei muito na semana sobre a dificuldade do jogo, porque nós enfrentamos um time muito forte, muito físico e dificilmente quebrável”.
“Eu estou satisfeito porque nós mostramos grande maturidade e inteligencia para encontrar a solução certa. É mais um clean sheet e agora é importante pensar sobre o próximo jogo, fora de casa, contra o Sunderland. Nós temos apenas dois dias para preparar para o jogo, mas, nós devemos estar focados, é um período importante. O Natal é muito difícil para todos os times, então, é importante vencer, estar focado e jogar futebol com boa intensidade”.
“Eu estou contente hoje, porque este jogo foi muito difícil e eu gosto de ver meu time lutando do mesmo jeito que o West Brom, não foi fácil, mas eles me mostraram um ótimo caráter e uma grande motivação para vencer”.
“Eu preferia marcar antes e tomar a liderança, mas, nós sabemos que isso não é fácil nesta liga. Nós estamos trabalhando bem em diferentes aspectos, não apenas táticos, mas físicos, para chegar no final e jogar com uma grande intensidade, para correr e colocar uma grande pressão”.
Desde a chegada de Conte, os jogadores perceberam uma grande diferença na forma de comando do técnico italiano, o treinador buscou, desde o início, criar uma relação de confiança com todos os jogadores e mostrar a importância que têm dentro do elenco. Isso faz toda a diferença, para criar um bom relacionamento e motivar cada peça dentro de campo, mas, não é possível deixar de lado toda a qualidade no que diz respeito a consciência tática, que o treinador possui e aplica nos treinamentos, para refletir nos gramados da Inglaterra.
Em um campeonato onde qualquer descuido pode ser um completo desastre, o time titular entrou em campo e buscou, de muitas formas, tirar o zero do placar, mas, a entrada no campo de Willian e Fàbregas foram fundamentais para o Chelsea conseguir um bom resultado. A movimentação dos dois dentro de campo, principalmente, no lado direito, ajudou em ataques e fizeram a defesa adversária sofrer ainda mais, apesar do gol sair de uma jogada individual, as substituições foram acertadas e ajudaram o time. A titularidade de Matic e Pedro deve ser contestada? Vale destacar que o ponta direita, Pedro, tem se dedicado muito e possui a confiança do treinador, nos jogos contra o Manchester City e West Brom, é possível vê-lo recuperando bolas do outro lado do campo, o que corta a antiga ideia de que “homens do ataque não ajudam na recomposição”. Matic possui um grande acerto de passes, inclusive, assistências, ingredientes que apimentam a discussão.
“Ele está mostrando uma grande paixão, ele gosta de jogar futebol. Está me mostrando um grande comprometimento, e ritmo de trabalho com e sem a bola para ajudar o time. É importante para ele continuar deste modo. Eu estou muito feliz por ele. Diego é um ótimo atacante e ele pode continuar melhorando seu futebol, mas, eu estou satisfeito com o trabalho que estamos fazendo com ele e o time”.
“Janeiro está chegando e é incrível, porque, depois da derrota para o Arsenal, ele teve quatro cartões amarelos, ele esta pendurado e continua pendurado. Eu acredito que ele consegue chegar em janeiro sem um cartão amarelo, eu espero que ele consiga”.
Diego Costa é sem dúvida alguma, um dos melhores atacantes do mundo, decide jogos, marcando ou dando assistências. O artilheiro da Premier League, com 12 gols, conseguiu unir toda a sua vontade, “raça” e força física em jogadas que, se continuarem desta maneira, darão o título ao Chelsea. Poucos cartões e muitos gols, este será Diego Costa na temporada 2016/17?
Vale lembrar que o elenco é recheado de bons jogadores e Michy Batshuayi pode ser a melhor escolha, caso Diego seja suspenso. O belga tem qualidade para substituir o artilheiro, mesmo que por apenas uma partida?
“Cesc é um jogador importante para nós. Nós todos sabemos da sua qualidade, é muito claro. Hoje, foi importante mudar as cartas na mesa e encontrar uma nova solução para cortar o ponto de referencia do West Brom. Eu coloquei um jogador que é muito bom, tecnicamente, e com uma ótima personalidade”.
Com as duas últimas linhas muito bem posicionadas, o West Brom gerou muitas dificuldades para o Chelsea, mas, a entrada de Fábregas ajudou muito, com a qualidade de passes e a movimentação de um jogador motivado e obviamente, descansado.
“Você está brincando? Se você está envolvido em uma situação e a falta não é sua, por que deverá pagar¿ Eu não entendo. Meus jogadores tentaram manter a calma. Nós estamos tentando melhorar em todos os aspectos. Você deve ser honesto para entender quando a falta é de um time ou de ambos os times”.
“Em todo jogo você luta muito durante os 90 minutos e quando o árbitro sopra o apito, você termina. Eu não entendo o que aconteceu no passado, mas, eu sei o que está acontecendo no presente. Meus jogadores tentaram manter a calma”.
Na partida contra no Etihad Stadium, Aguero poderia ter machucado o zagueiro, David Luiz, a falta foi horrível e o atacante ganhou quatro jogos de suspensão. Uma briga foi desencadeada após isso, com Fàbregas e Fernandinho (City), que resultou na suspensão por três jogos do brasileiro. O Chelsea merece algum tipo de desconto na pontuação ou os jogadores se acalmaram e não provocaram tantas confusões?
O Manchester City não apresentou bom futebol e perdeu em casa, houve um descontrole no final da partida e os jogadores envolvidos sofreram as consequências. Os cartões foram reivindicados pelos jogadores do Chelsea, no calor da partida, tudo pode acontecer, mas nenhuma briga deve ser incentivada e estragar o grande espetáculo que é o futebol. Se brigas existem dentro do campo, os casos devem ser analisados, com frieza, para decidir se deve haver alguma punição, se a resposta for “sim”, que existam provas e que seja justo.
Polêmicas a parte, o time de Londres segue muito forte e continua fazendo os torcedores azuis muito orgulhosos, a temporada está incrível, o time está se dedicando e Antonio Conte é um grande treinador. Prazer, Chelsea da temporada 2016/17.