Os melhores momentos do Chelsea na Europa League

No clima da Uefa Europa League, o top5 que o Chelsea Brasil preparou foi com os melhores momentos dos Blues na competição. Apesar de ser um torneio de segunda grandeza na Europa, a UEL é capaz de proporcionar noites e momentos mágicos para os torcedores. Vamos relembrar alguns deles.

Antes de começar a lista, vale lembrar que esse torneio é derivado da antiga Copa da Uefa, porém, a escolha foi apenas de momentos no formato recente da competição.

Vamos à lista:

  • Primeiro gol de Hudson-Odoi

A emoção do primeiro gol como profissional [Foto: Matt Dunham/AP]

Foi na Europa League o primeiro gol de uma das maiores promessas recentes do Chelsea. Em uma vitória por 4×0 contra o PAOK, Hudson Odoi marcou aos 15 do segundo tempo e não conseguiu conter a emoção.

Aconteceu no dia 29/11/2018 esse gol significativo para muitos torcedores dos Blues, que querem ver o sucesso do menino que está no clube desde os 8 anos de idade.

Na atual edição do torneio (2018/19), o inglês vem recebendo chances e têm dois gols e uma assistência até o momento.

Veja como foi a participação e o primeiro gol de Callum Hudson-Odoi pelo Chelsea, contra o PAOK:


  • O drama de Kazan

Além do placar agregado, é legal relembrar que Fernando Torres usava a famosa mascara na época. [Foto: Reuters]

A fase quartas de finais da campanha 2012/2013 foi bem complicada para o Chelsea. O adversário era o Rubin Kazan, da Rússia. O placar agregado mostra como foi uma fase empolgante: 5×4 para o Chelsea.

O primeiro jogo terminou em 3×1, uma boa vitória em Stamford Bridge. Com direito a dois gols de Fernando Torres e um de Victor Moses. Natkho foi o responsável pelo gol do Rubin Kazan.

Talvez esse placar tenha feito com que os jogadores do Chelsea entrassem mais confortáveis para o jogo da volta. Mas esse conforto passou longe de ser oferecido pelos adversários, mesmo depois que Torres abriu o placar logo com 5 minutos naquela noite. No início do segundo tempo, Marcano empatou para os russos, Moses voltou a deixar os Blues em vantagem, porém Karadeniz e Natkho viraram o jogo para os mandantes.

Um confronto com muitos gols e destaque para Fernando Torres, que marcou três.

  • Hat trick de Loftus-Cheek

Hat trick hero! [Foto: Getty]

A atual edição da Europa League já proporcionou aos torcedores do Chelsea bons momentos. Um dos mais felizes com o torneio é Ruben Loftus-Cheek. A cria da base dos Blues anotou três gols e levou a bola para casa em um jogo contra o BATE Borisov, da Bielorrússia.

Foi uma partida especial, pois os torcedores do Chelsea sempre pedem mais oportunidades e torcem para o sucesso de jogadores criados pelo clube. Então, ver o promissor meio campista decidindo com gols uma partida europeia, encheu os torcedores de expectativas e aumentou a confiança com relação ao jogador.

A partida aconteceu no dia 25 de outubro de 2018 e o Chelsea venceu por 3×1 em Stamford Bridge. Veja abaixo o vídeo com os lances da partida, em um material disponibilizado pela UEFA.tv, no Youtube:

  • Entrada triunfal de Hazard

Hazard passou por dois jogadores antes de fazer o gol da classificação. [Foto: Getty]

O Chelsea passava dificuldades enfrentando o Sparta Praga em Stamford Bridge. O jogo de ida tinha sido 1×0 para os Blues fora de casa. Talvez por isso, Rafa Benitez tenha escalado um time sem alguns jogadores importantes, como Ashley Cole, David Luiz e Eden Hazard.

Porém, o jogo não foi o que se esperava. Um gol marcado logo aos 17 minutos, colocou o Sparta em vantagem, e o jogo se tornou perigoso até o final. Era necessário que algo de diferente mudasse o jogo para o Chelsea.

Aos 25 do segundo tempo, Hazard entrou no lugar de Oscar e chamou o jogo para si. Um jogo que caminhava para a prorrogação foi definido nos acréscimos, com um golaço do belga. Chelsea classificado para as Oitavas de Final.

Aprecie a participação e a obra prima de Hazard naquele jogo:


  • Gol do Ivanovic!

O autor do gol comemora o título da Europa League [Foto: Getty]

Impossível não fechar a lista com o gol do título.

Para contextualizar: era 15 de maio de 2013, o local do jogo era a Amsterdã Arena. Chelsea e Benfica se enfrentavam na final da Europa League.

O Chelsea entrou para aquela partida com a seguinte escalação:

  • 1. Petr Čech
  • 28. César Azpilicueta
  • 2. Branislav Ivanovic
  • 24. Gary Cahill
  • 3. Ashley Cole
  • 4. David Luiz
  • 8. Frank Lampard ©
  • 7. Ramires
  • 10. Juan Mata
  • 11. Oscar
  • 9. Fernando Torres

A partida foi dura no primeiro tempo, e o 0x0 não saia do placar. Apenas na segunda etapa os gols começaram a aparecer. Fernando Torres driblou o goleiro e abriu o placar aos 15 minutos. Apenas 8 minutos depois, o jogo já estava empatado. Óscar Cardozo cobrando pênalti, 1×1.

O empate prevalecia, e era a tendência para o tempo normal. Porém, aos 90+2, 47 minutos do segundo tempo, Branislav Ivanovic fez a torcida do Chelsea explodir de alegria.

Parece que o Chelsea gosta de fazer gols no final da partida, quando se trata de finais de competições europeias. Da mesma forma que Drogba, o sérvio subiu mais que a defesa adversária e converteu o cruzamento de Juan Mata em um gol que daria o título aos Blues!

Veja os melhores momentos da final, que deu mais uma taça europeia ao Chelsea. Material disponibilizado pela UEFA.tv, no Youtube:

Concorda com a lista torcedor? Tem mais algum momento marcante do Chelsea em Europa League? Deixe nos comentários.

Esperamos que essa atual edição ainda nos renda muitas boas memórias, e que seja necessária uma nova lista no futuro…

Até a próxima!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Victor Rosa

Curso jornalismo e carrego o sonho de trabalhar acompanhando futebol todos os dias da minha vida. #GoBlues #KTBFFH