O mais caro da história

Chelsea apresentou, na última quarta-feira (8), o goleiro Kepa Arrizabalaga, que defendia o Athletic Bilbao. O negócio se concretizou por £71 milhões. A transferência tornou o jovem de 23 anos o goleiro mais caro do mundo e o reforço mais caro da história do Chelsea.

A escolha pelo goleiro espanhol se dá para suprir a saída de Thibaut Courtois. O belga já sinalizava o desejo de sair do Chelsea, e acabou oficializado como reforço do Real Madrid.

Kepa teve a segunda maior média de defesas por jogo na última temporada da La Liga. Isso tudo em apenas 26 partidas jogadas, mas 80 defesas. No total, média de 3.08 defesas por partida. Em comparação rápida, Courtois teve uma média de 1.74 defesas por partida, contando com 35 jogos e 61 defesas.

Ao que parece, a aposta é muito válida, pois é um excelente goleiro, novo, que salvou seu ex-clube de um possível rebaixamento. Kepa sempre cresce em jogos grandes, como fez no final do campeonato contra o Real Madrid – fazendo nove defesas e salvando seu time de uma derrota fora de casa.

Defesas de Kepa Arrizabalaga na temporada

Perfeito para o esquema do Sarri

Além de muita habilidade embaixo das traves, o goleiro também é muito bom com a bola nos pés. Ele sempre trabalha com os zagueiros e participa de troca de passes, se mantendo calmo e efetivo mesmo sob pressão.

Pelo estilo de jogo que Sarri implantou no Napoli e que vimos nas partidas de pré-temporada, Kepa será fundamental. Ele pode participar na troca de passes na defesa até encontrar uma saída na frente, podendo até ligar diretamente os homens da frente.

Se ainda não estão convencidos, a cada 2.1 defesas, Courtois tomava um gol pelo Chelsea na última temporada. O novo reforço cedia um gol a cada 2.29 defesas feitas. Tirando o fato de que a defesa do Athletic é bem inferior do que a do Chelsea, Courtois também falhou em momentos importantes da temporada. A eliminação na Champions League ainda não sai da cabeça de muitos.

Somos gratos pelo tempo que Courtois jogou pelos Blues, mas não sentiremos saudades, pois estamos repondo com muita qualidade. Ainda não se convenceu? Vale a pena assistir os vídeos com atuações do nosso goleiro na última temporada, mostrando suas defesas e suas habilidades com os pés.

 

 

Fellipe Bonilha