Frank Lampard – O gênio da camisa 8

Após 13 anos, Lampard deixa o Chelsea (Foto: chelseafc.com)
Após 13 anos, Lampard deixa o Chelsea (Foto: chelseafc.com)

O fim de uma lenda. Após 13 anos, o ciclo de Frank Lampard no Chelsea chegou ao fim. Todos nós, torcedores, sabíamos que um dia nosso lendário camisa 8 nos deixaria, mas nunca estivemos preparado para seu adeus. A realidade, porém, veio à tona na última segunda-feira (2), quando o jogador afirmou em entrevista à Kaley Burley, do Sky News, que deixaria os Blues.

Neste post especial, você vai conhecer toda a trajetória de Lampard, a maneira como ele se tornou ídolo no clube e estatísticas, além de fotos marcantes e vídeos de seus gols.

Coincidência ou não, Lampard soma, ao todo, 13 títulos pelo clube, em especial as três taças da Barclays Premier League, venceu também a FA Cup por quatro vezes, além de conquistar a UEFA Champions League, sendo esta como capitão do time. Com 211 gols, tornou-se o maior artilheiro da história do Chelsea.

Hoje, o Chelsea é um dos principais clubes do mundo e este sucesso não seria tanto não fosse a marcante presença de Frank Lampard dentro de campo, sendo uma espécie de líder em diversos momentos. Ele não foi o jogador que mais atuou com a camisa do clube londrino (648), permanecendo atrás somente de Ron Harris (795) e Peter Bonetti (729). Mas apenas números não ilustram a importância que Frankie, apelido adotado pelos fãs, teve para o Chelsea.

Antes de virar uma lenda no clube, a trajetória futebolística do camisa 8 começou na região leste de Londres. Cria da base do West Ham United, Lampard teve um difícil começo de carreira. Muitos duvidavam de sua capacidade e afirmavam que o jogador só estava no clube por conta de seu pai, Frank Lampard Sr., que trabalhava como assistente técnico ao lado de Herry Redknapp,  seu tio e então treinador dos Hammers. Foram seis anos de serviços prestados ao West Ham, incluindo sua passagem no Swansea City por empréstimo entre 1995-96, para despertar o interesse de vários clubes.

Pode-se afirmar que Lampard tem uma qualidade inconfundível. Visão de jogo privilegiada, passes e lançamentos primorosos, chutes desconcertantes, além de seu talento na bola parada. Essas foram as principais características que chamou a atenção do Chelsea, em 2001, a contratá-lo por cerca de 11 milhões de libras. Ninguém até então imaginaria que a partir daquele momento Lampard se tornaria uma lenda, tanto dentro como fora de campo.

Lampard é apresentado oficialmente como jogador do Chelsea
Lampard é apresentado oficialmente como jogador do Chelsea

Para qualquer jogador, a camisa #8 carrega muito peso dentro de campo, pois representa autoridade e liderança. Não foi diferente para Lampard, que rapidamente se tornou dono da posição por ser, ainda que jovem, um dos líderes dentro de campo, sempre auxiliando seus companheiros, bem como a função de um capitão, embora, de fato, não fosse.

O primeiro grande momento de Lampard no Chelsea aconteceu na temporada 2004/05. Super Frank, que já vinha de ótimas atuações ao longo da temporada, foi premiado no dia 30 de abril de 2005. No Reebok Stadium, o Chelsea bateu o Bolton Wanderers por 2 a 0 e quebrou um jejum de 50 anos sem conquistar a Barclays Premier League. O autor dos gols? Frank Lampard.

Lampard marcou os dois gols na vitória diante do Bolton
Lampard marcou os dois gols na vitória diante do Bolton

Lampard se diferenciava dos demais na sua posição. Não só conseguia marcar com eficiência, como também tinha muita qualidade para chegar ao ataque, característica esta que não passou despercebida no ano de 2005. Aos 27 anos, depois de uma temporada perfeita, foi nomeado para participar do FIFA World Player of the Year awards (prêmio de Melhor Jogador do Ano oferecido pela FIFA) e ficou em segundo lugar – o vencedor foi Ronaldinho Gaúcho e o terceiro colocado foi Samuel Eto’o.

Lampard ficou em segundo lugar no prêmio de Melhor Jogador do Ano pela FIFA em 2005 (Foto: Gety Images)
Lampard ficou em segundo lugar no prêmio de Melhor Jogador do Ano pela FIFA em 2005 (Foto: Gety Images)

Lampard vivia seu auge no Chelsea e isso ficou evidente na temporada 2005/06, onde o clube conquistou o bicampeonato inglês. A exemplo da temporada anterior, o dono da camisa 8 comandou os Blues a mais um título do Campeonato Inglês. Ao todo, foram 16 gols marcados e nove assistências.

Lampard celebra o bicampeonato inglês na temporada 2005/06 com Mourinho e Terry (Foto: chelseafc.com)
Lampard celebra o bicampeonato inglês na temporada 2005/06 com Mourinho e Terry (Foto: chelseafc.com)

Àquela altura, Lampard já tinha quase tudo. Já havia conquistado títulos importantes, gols marcantes, tornou-se um dos principais jogadores do time e já era idolatrado pelos fãs. O que Lampard precisava para se consolidar de vez como uma lenda no clube era o sonho de todo torcedor do Chelsea e de Roman Abramovich: a taça da UEFA Champions League.

Na temporada 2006/07, pela UEFA Champions League, o Chelsea não conquistou o título – foi eliminado diante do Liverpool nas semifinais – mas a campanha não terminou  de forma desastrosa para Lampard, que marcou um belíssimo gol contra o Barcelona, no Camp Nou, na fase de grupos. O próprio jogador, inclusive, considera este  gol como seu favorito.

Confira o gol de Lampard no empate por 2 a 2 contra o Barcelona:

O ano de 2008, provavelmente, tenha sido o mais difícil na carreira de Frank Lampard. O Chelsea apostou todas suas fichas na UEFA Champions League. O time vinha bem, de bons resultados e enfrentaria o Liverpool nas semifinais. Em campo, a performance de Lampard continuava ótima, mas fora de campo ele vivia um drama pessoal. Sua mãe, Pat Lampard, foi diagnosticada com pneumonia. O camisa 8 do Chelsea se ausentou das partidas contra Wigan e Everton, pela Premier League, para se recuperar emocionalmente e estar apto para o primeiro confronto contra o Liverpool pela Champions. Dois dias após a partida, que terminou empatada por 1 a 1, sua mãe não resistiu e faleceu, após estar internada há dez dias.

Seis dias após o falecimento de Pat, Lampard se preparou para o jogo da volta. Em Stamford Bridge, o Chelsea derrotou os Reds por 3 a 2 e Lampard deixou sua marca, após marcar de pênalti. Foi um momento muito emocionante, sobretudo pela celebração de Lampard, que comoveu a todos no estádio e também seus companheiros, que foram abraçá-lo.

Lampard marcou de pênalti o gol que levou o clube à final da Champions League em 2008
Lampard marcou de pênalti o gol que levou o clube à final da Champions League em 2008

O dia 21 de maio de 2008 tinha tudo para ser especial para Lampard e o clube. A final da Uefa Champions League foi contra o Manchester United, em Moscou, e a partida terminou empatada por 1 a 1, sendo o gol do Chelsea marcado pelo camisa 8. Nos pênaltis, Lampard converteu sua cobrança, mas viu os companheiros Terry e Anelka desperdiçarem seus pênaltis, o que culminou com o título do rival. Lampard não sabia, mas quatro anos mais tarde ele teria novamente a oportunidade de conquistar a Champions League. E dessa vez nada iria atrapalhar.

Na temporada 2009/10, Lampard continuava a brilhar e conquistando cada vez mais títulos. Na FA Cup, o clube londrino chegou à final depois de eliminar o Arsenal e enfrentaria o Everton, que eliminou o Manchester United nos pênaltis. Em Wembley, os Blues viraram pra cima do Everton com gols de Drogba e Lampard, sendo o gol do camisa 8 uma pintura: chute colocado de fora da área, sua marca registrada.

Confira o gol do título marcado por Lampard:

O Chelsea voltaria a conquistar a Barclays Premier League na temporada seguinte. A equipe, formada com Cech, John Terry, Frank Lampard e Didier Drogba, realizou uma temporada fantástica e conquistou o Campeonato Inglês pela quarta vez. Destaque para Frank Lampard, que se tornou o jogador com mais assistências da competição (17), além de marcar 22 gols. Ainda na mesma temporada, o Chelsea derrotou o Manchester United nos pênaltis pela Community Shield depois de empatar por 2 a 2 no tempo normal, com gol de Lampard, que logo depois viria a converter sua cobrança de pênalti.

Lampard celebra com os companheiros o quarto título inglês (Foto: Getty Images)
Lampard celebra com os companheiros o quarto título inglês (Foto: Getty Images)

Com todos esses títulos no currículo, ainda faltava para Lampard a taça da UEFA Champions League. A conquista da competição europeia bateu na trave em 2008, fora as quatro eliminações em semifinais em oito temporadas pelo clube, mas, em uma campanha com roteiro dramático, o título da Champions League veio em 2012.

Vencendo e eliminando o Napoli nas oitavas-de-final em Stamford Bridge por 4 a 1, com direito a gol de Lampard levando a partida para a prorrogação, o Chelsea enfrentou o temido Barcelona e o seu tiki-taka nas semifinais. Após vencer por 1 a 0 em Londres, Lampard viu o Barcelona abrir 2 a 0 no Camp Nou e o seu companheiro John Terry ser expulso de campo, tudo isso no primeiro tempo. Mas, quando tudo parecia perdido, o Super Frankie apareceu deixando Ramires na cara do gol para diminuir a vantagem e devolver a classificação para a final aos Blues. O gol de Fernando Torres no último minuto sacramentou a classificação, e o camisa 8 teria novamente uma final europeia para disputar.

Lampard comemora o gol de Torres, que sacramentou a classificação à final em Munique (Foto:
Lampard comemora o gol de Torres, que sacramentou a classificação à final em Munique (Foto: chelseafc.com)

Com Terry suspenso, foi Lampard quem assumiu a posição de capitão da equipe na final da UEFA Champions League, em Munique. Nesta partida, ele atuou mais recuado do que era acostumado, mas provou novamente a sua capacidade de adaptar o seu jogo as ocasiões da partida. Com o 1 a 1 no placar tanto no tempo normal como na prorrogação, a partida foi para os pênaltis. O filme de 2008 pode ter passado na cabeça de Lampard, mas, ao contrário daquela fatídica noite em Moscou, desta vez o Chelsea levou a melhor sobre o adversário — vencendo o Bayern de Munique por 4 a 3 — e conquistou a taça. Lampard ainda teve a honra, junto com o suspenso Terry, de levantar o troféu, para o êxtase de todos os torcedores dos Blues espalhados pelo mundo.

Lampard com a sonhada taça de campeão europeu em mãos (Foto: chelseafc.com)
Lampard com a sonhada taça de campeão europeu em mãos (Foto: chelseafc.com)

Também em 2011/2012, o Chelsea conquistou novamente a FA Cup, vencendo o Liverpool por 2 a 1 na final em Wembley. Lampard novamente foi decisivo na competição, tanto fazendo um golaço de falta nas semifinais contra o Tottenham, como também sendo fundamental na final, dando a assistência para o segundo gol do Chelsea, marcado por Drogba.

Em 2012/2013, Lampard viu o Chelsea perder a final da UEFA Super Cup para o Atlético de Madrid, como também ser eliminado ainda na primeira fase da UEFA Champions League. Com a eliminação, restou aos Blues disputarem a UEFA Europa League, na qual chegaram a final contra o Benfica na Arena Amsterdã. Na partida, Lampard não foi tão decisivo, mas ainda assim chutou uma bola na trave. O Chelsea venceu o jogo por 2 a 1, com direito ao gol de Ivanovic nos acréscimos.

Lampard carrega a taça da Uefa Europa League, mais um título em seu currículo (Foto: Getty Images)
Lampard carrega a taça da Uefa Europa League, mais um título em seu currículo (Foto: Getty Images)

Ainda em 2012/2013, sua penúltima temporada em Stamford Bridge, Lampard alcançou uma marca histórica pelo clube, ultrapassando a lenda Bobby Tambling e se tornando o maior artilheiro da história do Chelsea. 203 gols foi a marca necessária para ultrapassa-lo, e isso foi conseguido em maio de 2013, fora de casa contra o Aston Villa. O Chelsea venceu a partida de virada por 2 a 1, com dois gols de Lampard, o primeiro após um belo chute de canhota na entrada da área, e o segundo completando o cruzamento de Hazard na pequena área.  Os dois gols marcados na partida não foram só importantes para Lampard, como também para o Chelsea, pois a vitória ajudou os Blues a garantirem um lugar na UEFA Champions League na temporada seguinte.

Por ter alcançado a marca de maior artilheiro do Chelsea, o clube presenteou-o com um Special Recognition Award, e Tambling entregou-lhe uma bota de ouro para comemorar esta conquista histórica.

Confira os gols que tornaram Lampard o maior artilheiro da história do Chelsea:

Sua última temporada pelo Chelsea foi sob o retorno do treinador José Mourinho, que o havia treinado entre 2004 e 2006 pelo clube. Embora tenha terminado a temporada sem grande exibições e sem títulos, Lampard foi presença constante na equipe titular, atuando na linha de meio-campo na frente da defesa.

Com certeza, um dos maiores prazeres para os fãs de futebol é de serem capazes de comparar ou de julgar jogadores através de gerações e continentes. Ter conseguido 101 convocações para a seleção da Inglaterra em 13 anos no clube (é o jogador com mais jogos pela seleção atuando no Chelsea na história do clube) só reforça o argumento de que ele é um dos maiores jogadores da história do Chelsea Football Club. E qualquer torcedor dos Blues, seja no Reino Unido ou ao redor do mundo, que teve a sorte de assistir a Super Frankie em sua melhor fase, provavelmente saberá que dificilmente o clube terá algum meio-campista que se iguale ao eterno camisa 8.

Momento do último gol de Lampard com a camisa do Chelsea contra o Stoke City (Foto: chelseafc.com)

Algumas estatísticas:

– 648 jogos (577 só na Barclays Premier League) em 13 temporadas;

– 47,879 minutos jogados pela Premier League. É o meio-campista com mais minutos dentro de campo na história da BPL;

– Na Premier League: 171 gols e 101 assistências;

– 3 títulos da Barclays Premier League;

– 4 títulos da FA Cup;

– 1 título da Uefa Champions League;

– 1 título da Uefa Europa League;

– 2 títulos da Copa da Liga Inglesa;

– 2 títulos da FA Community Shield;

– 49 gols de pênalti – desperdiçou em apenas nove ocasiões;

Cartaz de uma torcedora do Chelsea em Stamford Bridge (Foto: chelseafc.com)
Cartaz de uma torcedora do Chelsea em Stamford Bridge (Foto: chelseafc.com)

Post produzido por Lucas Valim Schiavon e Alberto Capela

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.