Morata marca dois, Odoi brilha e Chelsea avança na Copa da Inglaterra

Ainda sem encantar o torcedor, o Chelsea fez o necessário e venceu nesse sábado (05) o Nottingham Forest pela 3ª fase da Copa da Inglaterra. Morata e Hudson-Odoi foram os destaques da vitória por 2 a 0. Enquanto o espanhol marcou os dois gols, Odoi foi o melhor em campo e contribuiu com as duas assistências.

Quem também roubou os holofotes foi Fàbregas. Mesmo sem estar oficialmente confirmado, a partida deve ter sido a última do espanhol pelo Chelsea. Segundo a imprensa internacional, o jogador vai se transferir para o Mônaco ainda nessa janela de janeiro.

O próximo adversário dos Blues no torneio será decidido por sorteio.

Blues começam em cima

Mesmo bastante modificado dentro de campo, o time manteve o esquema tático de Maurizio Sarri. Fàbregas fazia a saída de bola no lugar de Jorginho e Ampadu ocupava o setor de Kanté. Os demais como Barkley e Loftus-Cheek foram posicionados em posições já antes ocupadas na temporada.

Morata começa o jogo mal e perde gol de cabeça (Divulgação – Nottingham Forest)

Questionado pela imprensa britânica e torcedores nos últimos jogos, o setor ofensivo do Chelsea começou a partida querendo mostrar serviço. Logo aos 4′, em uma rápida escapada de Zappacosta, o lateral direito chutou rasteiro forçando a defesa do goleiro Steele. Mais tarde, aos 12′, Loftus-Cheek cruzou e Morata cabeceou mal, em cima do arqueiro. Por outro lado, o Nottingham Forest repetia a tática dos adversários dos Blues na Premier League, apostando no contra-ataque.

Inspirados pela chance de mostrar um bom futebol ao técnico Maurizio Sarri, os Blues continuaram melhores. Zappacosta, Loftus-Cheek, Fàbregas e Hudson-Odoi se destacavam criando jogadas e finalizando para o gol do Nottingham Forest.

Pênalti desperdiçado não abala os Blues

Fàbregas bate rasteiro, no canto, mas goleiro faz a defesa (Divulgação – Chelsea FC)

Aos 30′, em mais um belo lançamento de David Luiz nessa temporada, o brasileiro encontrou Zappacosta na ponta direita. O italiano cruzou para o meio da área e Loftus-Cheek foi derrubado por Yacob. Pênalti. Fàbregas foi para a bola e Steele fez a defesa, aumentando mais a angústia do torcedor londrino.

Em um raro contra-ataque dos Blues no primeiro tempo, outra boa chance de abrir o placar foi impedida por Steele. Em roubada de bola de Morata no meio de campo, o centroavante arrancou e tocou para Zappacosta. O italiano arrumou o corpo e soltou um verdadeiro torpedo para o gol do Nottingham Forest, mas o goleiro fez uma defesaça, frustrando a torcida dos Blues.

No fim do primeiro tempo, o torcedor do Chelsea e o técnico Maurizio Sarri teve mais uma notícia triste para esse início de 2019. Loftus-Cheek sentiu uma lesão muscular e teve que ser substituído por Hazard. O inglês vinha fazendo uma boa partida e saiu de campo chorando. A gravidade da lesão do meio campista será avaliada ainda nesse final de semana.

Morata desencanta e Odoi brilha

As equipes vieram sem modificações para o segundo tempo. A única alteração até então tinha sido a entrada de Hazard no lugar de Loftus-Cheek, que saiu por lesão. A mudança provocou leve alteração de posicionamento no time. Hudson-Odoi, que na primeira etapa jogou aberto pela esquerda começou o segundo tempo pela direita.

Jovem promessa dos Blues foi o melhor jogador em campo (Divulgação – Chelsea FC)

E foi com Odoi que o time começou a construir a vitória. Em boa jogada do jovem pela direita, ele cortou a marcação e cruzou para o meio da área. A bola foi em direção a Morata que teve o trabalho apenas de desviar para o fundo das redes. Fim do jejum de gols do espanhol e 1 a 0 para os Blues.

Com o placar aberto, o jogo ficou mais tranquilo para os Blues que nitidamente sentiam o peso das más atuações nas partidas passadas. Aos 60’, a dobradinha entre Hudson-Odoi e Morata voltou a se repetir. O jovem puxou pela direita e cruzou para Morata agora completar de cabeça para o gol. 2 a 0 no placar.

Pé no freio

Com a vantagem de dois gols, o Chelsea diminuiu o ritmo e começou a se poupar para o próximo compromisso, terça-feira, contra o Tottenham, pela Copa da Liga Inglesa. Sem a mesma concentração dentro de campo, os Blues abriram espaços para o Nottingham Forest ir para cima. Em chutes de fora da área, o bicampeão da Liga dos Campeões da Europa assustou a meta do goleiro Caballero.

Fazendo da posse de bola o controle do jogo, Sarri começou a fazer substituições para descansar seus jogadores. O primeiro deles foi Morata. O autor de dois gols na partida deixou o gramado para a entrada de Azpilicueta. Com a alteração, o espanhol ocupou a faixa esquerda do campo, Emerson virou ponta esquerda e Hazard voltou a ser o ‘falso 9’ dos Blues.

Fàbregas pode ter feito seu último jogo pelos Blues (Divulgação – Chelsea FC)

Outro que deixou o campo foi Fàbregas. Se antes havia alguma suspeita de que o espanhol deixasse o Chelsea, a sua substituição não deixou dúvidas. Ele saiu emocionado e passando a faixa de capitão para David Luiz. Em seu lugar entrou Kanté.

Mesmo atrás do placar e sendo eliminado da Copa da Inglaterra, o Nottingham Forest já não ameaçava mais os Blues. A impressão que dava era que o time também poupava seus jogadores para o restante da temporada. Na Championship (segunda divisão inglesa), o Forest está em 7º, quatro pontos atrás do Derby County, 6º na tabela e primeiro time classificado para os playoffs.

Ficha técnica:

Chelsea (4-4-3): Caballero, Zappacosta, Christensen, David Luiz, Emerson; Ampadu, Fàbregas (C) (Kanté 85’), Barkley; Loftus-Cheek (Hazard 40’), Hudson-Odoi, Morata (Azpilicueta 74’).

Reservas não-utilizados: Kepa, Rudiger, Jorginho e Moses.

Nottingham Forest (4-3-2-1): Steele, Darikwa, Yacob, Fox (C), Janko; Guediura, Colback, Cash (Lolley 57’), João Carvalho, Osborn; Murphy.

Reservas não-utilizados: Smith, Robinson, Yates, Dias, Appiah, Ahmedhodzic.

Gols: Morata 49’ (CHE)

Cartões Amarelos: 41’ Barkley (CHE), Colback 68’ (NOT)

Árbitro: Andrew Madley

Estádio: Stamford Bridge – Londres (40.544)

Willian Guerra

0 Comments

No comments!

There are no comments yet, but you can be first to comment this article.

Leave reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.