PSG anuncia a contratação de David Luiz

Agora é oficial: David Luiz não é mais jogador do Chelsea (Foto: Chelsea FC)

Agora é oficial: David Luiz não é mais jogador do Chelsea (Foto: Chelsea FC)

O que foi especulado durante boa parte da temporada acaba de ser confirmado nesta sexta, 13 de junho. David Luiz não é mais jogador do Chelsea. O PSG anunciou a sua contratação e a taxa de transferência é especulada na mídia inglesa como algo em torno de 50 milhões de libras o que, se confirmado, o tornaria o zagueiro mais caro da história. O brasileiro assinou contrato por cinco temporadas

David Luiz foi contratado pelo Chelsea junto ao Benfica no dia 30 de janeiro de 2011 por aproximadamente 20 milhões de libras, resultando no que seriam 30 milhões de libras de lucro para o time inglês sobre os direitos pelo jogador. No total, ele jogou 143 partidas pelo clube, marcando 12 gols e recebendo 39 cartões amarelos.

Sua partida de estreia foi na derrota por 1 a 0 contra o Liverpool, dia 6 de fevereiro de 2011, mas seria no mês de março que David deixaria sua marca. Naquele mês, ele marcaria seu primeiro gol pelo Chelsea na virada por 2 a 1 contra o Manchester United e o seu segundo gol de cabeça em uma cobrança de falta contra o Manchester City na vitória por 2 a 0, ganhando honrarias de jogador da partida e melhor jogador do mês de março em apenas dois meses no clube. A partir daí, piadas, apelidos, uma linha de perucas inspiradas no cabelo do jogador e até músicas em sua homenagem marcariam o jogador como um dos favoritos do público, considerado até como o possível futuro substituto de John Terry.

Recentemente, porém, David Luiz vinha sido preterido por José Mourinho. Muito criticado mesmo durante o seu bom início por ser ser um zagueiro que partia demais para o ataque, o técnico português demonstrou clara preferência na dupla Gary Cahil e John Terry como a zaga titular mais segura para o time e já havia inclusive contratado o promissor zagueiro Kurt Zouma nesta janela de transferências de janeiro. Embora ainda fosse escalado com certa regularidade como volante, com uma proposta de valor tão alto seria difícil imaginar o clube não deixar o jogador ir.

A contratação se concretizou de fato somente depois da abertura da janela de transferências europeias, dia 10 de junho. Via Twitter, o jogador agradeceu pelos anos passados no clube mas disse que iria em busca de novos desafios.


UEFA Financial Fair Play

Resta apenas a dúvida do que contratações deste tipo significariam perante ao UEFA Financial Fair Play, uma vez que PSG era parte dos clubes investigados como suspeitos a dissidentes dessa regra. Na metade do mês de maio de 2014, os franceses foram punidos com uma multa de 60 milhões de euros e um elenco reduzido a apenas 21 jogadores para a próxima Champions League. Mas pelo visto eles não parece intimidados a reduzir os seus gastos nem tão cedo, sendo inclusive especulados a tentarem alguma nova loucura para obterem o craque Eden Hazard num futuro próximo.

Manchester City é outro time apontado pela imprensa inglesa a ter recebido a mesma punição que o PSG pela quebra do Uefa Fair Play.

Ficha do Jogador

Nome completo: David Luiz Moreira Marinho

Data de nascimento: 22 de abril de 1987

Local de nascimento: Diadema, SP

Altura: 1,88m

Clube atual: PSG

Clubes anteriores: Vitória (2005-2007), Benfica (2007-2011) e Chelsea (2011-2014).

Títulos na carreira: Campeonato Baiano (2005), Taça do Campeonato Português (2009-2010 e 2010-2011), UEFA Champions League (2011-2012), Copa da Inglaterra (2012-2013), UEFA Europa League (2012-2013) e Copa das Confederações (2013).

Títulos individuais: Melhor Jogador do Campeonato Português (2009-2010), Jogador do Mês do Campeonato Inglês (março de 2011), Prêmio Futebol do Mundo da ESPN de Revelação do Público (2010-2011), Bola de Prata do Mundial de Clubes (2012) e Melhor zagueiro da Copa das Confederações (2013)

Thiago Braga