De acordo com o IBOPE, Chelsea é o quarto time europeu com mais fãs no Brasil

Chelsea é o quarto time europeu com mais fãs no Brasil (Foto: BBC)

Chelsea é o quarto time europeu com mais fãs no Brasil (Foto: BBC)

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), umas das maiores empresas de pesquisa da América Latina, lançou uma pesquisa mostrando os cinco times europeus com mais fãs no Brasil.

O Ibope apontou que o Barcelona é a equipe que mais tem fãs no país, conquistando cerca de um quarto dos torcedores que acompanham os times da Europa.

A pesquisa apontou um crescimento de torcedores jovens – entre 16 e 29 anos – que acompanham futebol europeu no Brasil. O percentual de entrevistados que diziam ter um clube europeu subiu de 64% em 2013 para 69%, atualmente.

De acordo com a pesquisa, o Chelsea ficou em quarto lugar com 4,6% da preferência do público brasileiro. Na frente dos Blues, estão o já citado Barcelona, o Real Madrid, com 11,9%, o Manchester United, com 6,1%, e por último o Bayern de Munique, com 3,4%, completando as cinco equipes mais citadas.

O diretor-executivo da empresa, José Colagrossi, explicou o motivo de crescimento do interesse dos jovens brasileiros em torcer por clubes estrangeiros, principalmente os europeus:

“O interesse dos jovens pelos times europeus vem crescendo consistentemente nos últimos anos e se deve, principalmente, à presença dos melhores jogadores do mundo nos campeonatos do Velho Continente, ao crescimento da cobertura do futebol europeu pela mídia brasileira e ao aumento do número de assinantes de TV paga no Brasil.”

Nota-se a presença de dois times ingleses (Chelsea e Manchester United) e de dois times espanhóis (Barcelona e Real Madrid), fato facilmente justificável, uma vez que os Campeonatos Inglês e Espanhol são as ligas nacionais da Europa que o fã de futebol no Brasil mais acompanha, ficando atrás apenas do maior torneio de clubes do mundo, a UEFA Champions League.

David Marques