Schürrle define em 2014; Confira o desempenho dos Blues nas últimas Copas

André Schürrle foi um dos responsáveis pelo gol que deu o título da seleção alemã na tarde/noite de hoje, (13), no Maracanã. O atacante do Chelsea fez o cruzamento para Mario Götze fazer o gol que deu o tetracampeonato mundial para a Alemanha. Em 2014, o Chelsea teve um bom número de atletas na Copa do Mundo, e um teve papel fundamental no título. Confira abaixo as performances nos últimos torneios:

Desempenho em 2006, na Alemanha

O Chelsea teve em 2006 o recorde de jogadores na Copa do Mundo com 15 jogadores do time azul participando do torneio representando 10 nações diferentes.

Em 2006, Ballack era o capitão da Alemanha que tinha o ainda jogador do Chelsea, Robert Huth, e ele fez apenas uma aparição naquela Copa do Mundo, nas semifinais, quando os germânicos foram eliminados para a Itália na prorrogação. Os italianos que protagonizaram um série de infelicidades para atletas azuis naquele ano, batendo a Ucrânia, de Shevchenko, por 3×0 nas quartas.

Nas semifinais os tetracampeões mundiais venceram a seleção portuguesa, que contava com Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Maniche. Portugal na fase anterior havia eliminado a Inglaterra de Frank Lampard, John Terry e Joe Cole, após um empate sem gols em Gelsenkirchen.

Joe Cole, Lampard, Rooney e Terry em ação pela Inglaterra contra a Suécia (Foto: Chelseafc.com)
Joe Cole, Lampard, Rooney e Terry em ação pela Inglaterra contra a Suécia (Foto: Chelseafc.com)

Arjen Robben, sem ter todo brilho adquirido dessa Copa do Mundo pra frente, também deixou sua marca contra a seleção de Sérvia e Montenegro. O zagueiro holandês Khalid Boulahrouz era parceiro de Robben e após o Mundial, ele assinaria com o Chelsea, assim como fez o meio-campista luso/brasileiro Deco.

No ataque o Chelsea teve como destaque o argentino Hernan Crespo marcou três gols e também pelo marfinense Didier Drogba, que não conseguiu passar pela fase de grupos com a sua seleção assim como a República Tcheca de Petr Cech. Essien foi outro jogador azul que não obteve muito sucesso.

Pela segunda vez em oito anos havia dois franceses do Chelsea representando sua nação na final da Copa do Mundo, mas ao contrário de Leboeuf e Desailly, campeões em 98, Makelele e Gallas não conseguiram vencer a seleção italiana.

Desempenho em 2010, África do Sul

Na Copa do Mundo seguinte não havia presença tão forte de atletas do Chelsea quanto na Alemanha. No total eram 12 jogadores azuis, mas esse número poderia ser maior se não fossem as lesões de Ballack, Essien, Obi Mikel e Bosingwa. Drogba foi outro que se lesionou antes do torneio, mas foi considerado apto a atuar no Mundial.

O marfinense atuou no empate sem gols contra Portugal, que teve Salomon Kalou, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Deco naquela partida. A corrida portuguesa acabou nas quartas de final contra a Espanha no gol solitário de David Villa. Outro atleta dos Blues que teve atuação fraca com sua seleção na Africa do Sul era Florent Malouda. O meia francês vinha de ótima temporada na Inglaterra, mas acabou parando na fase de grupos.

O quarteto inglês do Chelsea na Copa composto por John Terry, Frank Lampard, Joe Cole, Ashley Cole avançaram na fase de grupos. A seleção inglesa poderia ter avançado mais se não fosse o polêmico jogo contra a Alemanha, que Lampard marcou um gol não confirmado pela arbitragem. Naquela oportunidade, o english team foi eliminado por 4 a 1.

Terry se jogando na frente da bola na partida contra a Eslovenia (Foto: Chelseafc.com)
Terry se jogando na frente da bola na partida contra a Eslovenia (Foto: Chelseafc.com)

Outro atleta de Stamford Bridge a figurar naquela Copa foi Branislav Ivanovic, que atuou todos os minutos nos três jogos da Sérvia. Sem muito sucesso no Mundial, Fernando Torres, que ainda não tinha conquistado a taça, se sagrou campeão, meses depois El Niño assinaria contrato com o Chelsea.

A questão era se o dono da camisa 14 dos Blues levantaria o caneco na noite deste domingo no Maracanã. Deu certo e Schürrle foi o responsável pela assistência no gol de Mario Götze, que deu o tetracampeonato mundial para a Alemanha.

Category: Competições

Tags:

Article by: Cleisson Lima

Tio do Júlio César, Estagiário de Redação na Rádio Transamérica, e Chefe de Redação no Futebol das Gerais. O caminho é um só...