Alemanha começa mal, mas Gana tem que se contentar com o empate

Christian Atsu, Harrison Afful e Mario Götze (Foto por Robert Cianflone/Getty Images)

Götze marcou e Christian Atsu jogou bem novamente durante o empate (Foto por Robert Cianflone/Getty Images)

Em uma partida morosa da Alemanha no primeiro tempo, no qual o time de Gana buscou muito mais o jogo, as maiores emoções foram reservadas para o final. Após um gol por acaso de Mario Götze, que cabeceou a bola em seu próprio joelho no início do segundo tempo, o jogo ficou mais aberto. Miroslav Klose teve que sair do banco e se igualar com Ronaldo no número de gols em Copas do Mundo para impedir uma derrota alemã que sofreu uma virada do forte contra-ataque das Estrelas Negras.

O próximo jogo do Grupo G será amanhã, quando Portugal irá enfrentar o Estados Unidos, às 19 horas, na Arena Amazonas em Manaus. A situação da nação de Atsu na Copa está complicada. Uma vitória dos norte americanos praticamente elimina os ganeses da competição. Porém, se Portugal ganhar, Gana pode disputar a segunda vaga contra os lusitanos na sexta-feira, às 13 horas, dependendo de uma combinação de resultados envolvendo o jogo entre Alemanha e EUA no mesmo dia e horário.

– Destaque da Partida: André Ayew
se apresentou muito bem, correndo muito no ataque e na defesa. Foi ele que guiou o time durante a segunda etapa, quando o jogo ficou mais aberto, e marcou o primeiro gol da seleção ganesa.

Já Christian Atsu voltou a se apresentar muito bem, sendo o grande destaque da primeira etapa. Tentou driblar sozinho a zaga alemã por diversas vezes sempre se posicionou bem para arriscar finalizações. Faltou qualidade no chute ou articular mais suas jogadas com os colegas de equipe, mas Mourinho deveria ficar de olho na qualidade do jogador que demonstra futebol para ao menos agir como opção no banco dos Blues na próxima temporada. Atsu caiu novamente de produção no segundo tempo e foi substituído enquanto André Schurrle não foi utilizado pelo técnico alemão.

– Mandou mal: Talvez confiante demais em seu aumento de produção durante o segundo tempo, o próprio André Ayew se destacou como ponto negativo. Em uma boa jogada de contra-ataque enquanto Gana ainda vencia por 2 a 1, o jogador do Marseille foi fominha e finalizou mal para o gol numa jogada em que ele e mais dois atacantes ganeses enfrentavam dois defensores alemães. Podia ter sido o gol da vitória.

Já a postura de toda a seleção alemã no início do jogo, sem nenhum destaque individual negativo em específico, foi o ponto mais baixo da partida e merece uma menção honrosa. Talvez pensando em se poupar fisicamente perante o calor cearense, os alemães precisaram levar a virada dos Estrelas Negras para finalmente acordarem e demonstrarem toda a qualidade técnica  que eles possuem.

Ficha Técnica

ALEMANHA 2 x 2 GANA

Local: Estádio Castelão (CE)

Data/Horário: 21/06/2014, às 16h

Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)

Assistentes: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)

Cartões amarelos: Sulley Muntari

Cartões vermelhos: –

Gols: Mario Götze (6 minutos do 2° tempo), André Ayew (9 minutos do 2° tempo), Asamoah Gyan (18 minutos do 2° tempo), Miroslav Klose (25 minutos do 2° tempo)

Alemanha: Neuer; Boateng (Mustafi), Mertesacker, Hummels e Howedes; Lahm, Khedira (Schweinsteiger), Ozil, Kroos e Gotze (Klose); Muller.
Técnico: Joachim Löw

Gana:Dauda; Afful, Boye, Mensah, Asamoah; Muntari, Rabiu (Badu), André Ayew, Boateng (Jordan Ayew) e Atsu (Wakaso); Gyan
Técnico: Kwesi Appiah

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Thiago Braga