
Como forma de homenagear e ao mesmo tempo retribuir pelos serviços prestados ao clube, o Chelsea Football Club criou o Past Players’ Trust. Inspirados na ideia do político e ex-ministro dos Esportes, Tony Banks – que começou a arrecadar fundos para ajudar os jogadores campeões da Primeira Divisão em 1954/1955.
Inicialmente, contando apenas com doações vindas do Chelsea Pitch Owners (CPO), o clube se juntou à ideia de Banks e começou a angariar fundos para despesas médicas e assistência financeira aos atletas do passado.
Segundo o regulamento do CPPT, o principal objetivo do programa é ajudar em caso de dificuldade, necessidade ou sofrimento as pessoas que são ou foram empregadas ou contratadas pelo Chelsea FC e/ou sociedades associadas ao clube. Isso inclui jogadores, ex-jogadores, dirigentes, médicos, olheiros e suas respectivas famílias.
O Trust tem um corpo diretor composto por sete pessoas, entre elas o presidente do Chelsea, Bruce Buck e o ex-jogador, Graeme Le Saux.
Entre as iniciativas do Chelsea FC para levantar fundos para o CPPT estão jogos do Chelsea Old Boys (equipe veterana do clube) e Chelsea Golf Day.