Roman Abramovich e a imprensa

Não é de hoje que Roman é questionado por seus métodos porém, como em todo grande negócio, é melhor mudar antes que seja tarde demais.

Muito criticado por seus métodos, Abramovich usa sua experiência em negócios na busca por resultados rápidos. (Foto: AFP)

A onda de investidores europeus que tomou conta da Premier League nos últimos anos é significativa. O exemplo mais notável, sem sombra de dúvidas, é o nosso querido Chelsea. Desde que foi comprado pelo bilionário russo Roman Abramovich, os Blues são outra equipe.

As glórias que fazem jus à nossa tradição finalmente vieram. 2012 foi coroado com o título da UEFA Champions League, por exemplo – isso sem citar os títulos recentes da Premier League. O time se mostra competitivo e as alegrias são, diria, anuais.
Mas ter Abramovich e seus milhões tem seus ônus. A imprensa, sensacionalista como sempre quando o assunto é o Chairman dos Blues, divulgou em 2010 que Abramovich teria perdido um iate num jogo de poquer. Como isso aconteceu – ou seja, as circunstâncias – não foram esclarecidas (a notícia apenas foi levantada e jogada ao vento).

Este, então, entrou na justiça britânica contra o jornal que levantou as afirmações. O Jornal italiano La Reppublica, parte do grupo editorial  L’Espresso perdeu a causa – e teve que ressarcir Abramovich por danos morais.
Roman, à época, disse que o fato causou estresse em embaraço a ele. Logicamente, haja vista que a notícia carregava em sua essência injúrias ao russo. O valor ganho por Abramovich nos tribunais não foi revelado – todavia ele foi integralmente revertido à caridade.

Aí que é o ponto que quero chegar: não acredite em tudo que lê. A mídia acabou por fazer uma imagem negativa dos investidores, com fábulas de que o Futebol nada mais era do que um meio para executar lavagem de dinheiro. Nada foi provado, todavia.

O ônus talvez pode vir da inveja – ou do puro sentimento capitalista, de querer vender jornais não importa o quê. A realidade é que a imprensa pode ser, por muitas vezes, perversa para com pessoas cujos fatos imputados não merecem passar pelo imbróglio de ter sua vida exposta. Abramovich vem sendo uma delas.

Post produzido por: Gui Zola.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.