Quem contratar? Robert Lewandowski x Falcão García

Colombiano comemora: Hat-Trick em cima do Chelsea é para poucos
(Foto: Getty Images)

O milionário patrono do Chelsea, Roman Abramovich, extasiado com a conquista da Champions League na ultima temporada e preocupado com a postura defensiva que a equipe vinha apresentando, resolveu abrir os cofres, dando a Roberto Di Matteo todo o dinheiro que achasse necessário para montar uma equipe capaz de jogar um futebol ofensivo, um futebol vistoso.

E assim Robbie gastou cerca de £ 80 Milhões do dinheiro do russo, e o Chelsea hoje joga um futebol de grande nível técnico. Mas um ponto de interrogação se mantém: Fernando Torres ainda não se tornou uma unanimidade, mesmo após a saída do ídolo Didier Drogba, o que proporcionou a titularidade absoluta ao espanhol. Então, somos levados a buscar uma solução no mercado de transferências, e, em uma conversa com meu amigo Hadhryan Hessel, cheguei à conclusão que existem dois nomes, dois jogadores capazes de representar os Blues de forma honrosa. São eles:

Lewan
(Foto: Reuters)

Robert Lewandowski

Primeiro apresentaremos o polonês, que, por questão de praticidade, chamaremos de Lewan. Destaque do vitorioso bi-campeão alemão Borussia Dortmund, Lewan foi contratado por £ 4.5 Milhões em junho de 2010, valor que rapidamente se mostrou irrisório para classificar seu grande futebol. O jogador foi essencial para a conquista do bi-campeonato alemão frente um Bayern de Munique que viria a disputar uma final de Champions contra o Chelsea. Na ultima temporada marcou 22 gols, sendo que nenhum por cobranças de pênalti, e deu 6 assistências no campeonato alemão.

Para coroar seu magnífico ano, Lewan foi eleito o Jogador do Ano na Alemanha. Com dois títulos de Bundesliga, se mostra um forte oponente para disputar a vaga de Fernando Torres e a imprensa européia já especula uma possível transferência do jogador polonês ao Chelsea. O Borussia pede £30 Milhões para liberar o jogador.

Radamel
(Foto: Reuters)

Falcão García

Então nós chegamos ao colombiano Radamel Falcão Garcia. O que dizer desse monstro da grande área? O cara é simplesmente isso: “O Cara”. Brilhante na frente do gol, foi autor de um magnífico hat-trick na vitoria por 4×1 dos ‘Rojiblancos’ sobre o Chelsea na final da Supercopa da UEFA, essa temporada. Falcão Garcia marcou 180 gols em 305 jogos em toda a sua carreira profissional, o que dá a incrível média de 0,59 gols por partida. Campeão das primeiras divisões da Argentina (River Plate) e de Portugal (Porto), Falcão é Bi-campeão da UEFA Europa League, além é claro, campeão da Supercopa da UEFA.

Suas atuações nesta temporada colocam seu clube, o Atlético de Madrid, com a mesma pontuação (19) de um dos melhores times do mundo, o Barcelona, que lidera o campeonato espanhol. Artilheiro do campeonato, possui 8 gols na Liga BBVA 2012/13, mesmos 8 gols de dois dos maiores gênios da atualidade: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Seus números falam por si mesmo. Sua multa rescisória é £46 Milhões.

Conclusão

Após analisar ambos os jogadores, acredito que a melhor opção é mesmo o colombiano Falcão García. Admito que já o tinha como favorito desde o principio. Mas devemos todos admitir também, que apesar de Lewan ser um grande artilheiro, Falcão simplesmente não se compara a ninguém. Um jogador que compete de igual para igual com jogadores como Messi, que joga ao lado de Xavi e Iniesta, e Cristiano Ronaldo, que atua com Ozil e Benzema, não me parece um jogador qualquer.

Definitivamente, dentre todas as opções que o dinheiro de Abramovich pode comprar, Falcão García é a única opção em que eu me imagino, daqui a uns 30 ou 40 anos, dizendo pros meus filhos e netos, como todo bom idoso deve fazer: “Olha meus filhos… Na minha época eu vi grandes jogadores: Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Rivaldo, Didier Drogba, Roberto Carlos, Frank Lampard, John Terry e Falcão García”.

Fazer o que? Agora é bater palmas para ‘O Cara’
(Foto: Getty Images)

E você irmão Blue? Quem você acha que deve ser contratado? Robert Lewandowski ou Falcão García? Devemos continuar acreditando em Fernando Torres? Concorda comigo? Discorda de mim? Responda a todas estas perguntas nos comentários abaixo. Tire suas dúvidas, responderei seu comentário assim que possível.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Luis Eyer