Ao que tudo indica Oscar, vem mesmo para o Chelsea e apenas uma questão de detalhes contratuais o separa de Stanford Bridge, já que o mesmo passou nos exames médicos, feitos no próprio clube. Alguns imbróglios da negociação ainda devem ser resolvidos pela diretoria Blue com o Internacional, clube que detêm 50% do passe do atleta. Acredito eu que, até o inicio das Olimpíadas, a negociação deve estar fechada e finalizada.
Tudo é uma tática inteligente da diretoria do Chelsea: deixar para contratar o Oscar depois da competição poderia ser muito mais difícil, já que o jogador pode valorizar absurdos. Sabendo disso, podemos afirmar quase com absoluta certeza que o brasileiro É DO CHELSEA FC. Mas algumas dúvidas imperam soberanamente em nossas cabeças: Compensa? Precisamos? Como ele joga? A intenção deste post, então, é esclarecer de uma vez por todas quem é Oscar e como será o Chelsea com ele. Analisarei todas as possibilidades e fazer algumas previsões.
COMPENSA?: Oscar tem apenas 20 anos de idade e já figura entre as principais promessas do futebol brasileiro e mundial. Tem um talento fantástico, e com certeza o seu custo beneficio seria incrível, partindo de um ponto de vista real sobre a situação do futebol europeu. O jovem jogador brasileiro está sendo especulado nos Blues por 25 milhões de libras(de 78 a 80 milhões de reais) que é um valor surreal para a realidade do futebol no Brasil, mas na Europa(apesar de estar em crise) esse valor é absolutamente ‘’normal’’. Definitivamente, se pensarmos no futuro que esse jogador pode ter e na carreira que ele pode fazer, esse valor nem é tão alto assim, mas o que dificulta a aceitação desse valor é justamente o pessimismo e o realismo que nunca podemos deixar de lado. Sem contar a necessidade que o nosso clube tem de reforçar outros setores, o que nos deixa cada vez mais contrários a aceitar tal negociação.
PRECISAMOS?: Sabemos que o Chelsea sofreu por muito tempo com a falta de meias que ajudassem o Lampard na criação. Na temporada 2010-2011, nosso maior problema era a falta de um jogador dessas características, o famoso camisa 10(playmaker de origem). Mas, com as excelentes apresentações de Juan Mata, isso mudou: o jogador espanhol chegou como um winger pela esquerda que poderia jogar na meia. Hoje, o espanhol é o meia que pode jogar de winger. Assim, foi nada mais nada menos que o melhor jogador do Chelsea na temporada 2011-2012, se firmando de vez como meia ofensivo após Roberto Di Matteo assumir o clube interinamente. Depois, o Chelsea contratou o meia alemão Marko Marin, que a principio será mais uma opção para os flancos, predominantemente pela esquerda, mas podendo atuar também pela direita e como meia armador. Ainda se não bastasse, o Chelsea trouxe no inicio dessa janela o meia Eden Hazard, que chegou como winger, mas já deu várias entrevistas dizendo que prefere jogar como meia ofensivo. Ou seja, temos várias opções para a posição de meia armador. No 4-2-3-1 de Di Matteo, fica cada vez mais claro que apenas um jogador vai jogar dessa forma.
COMO ELE JOGA?: Oscar é um verdadeiro camisa 10, um meia ofensivo de origem (playmaker total). Mas pode também jogar como segundo atacante e como winger. Porém quando joga aberto, não rende tanto, por não ter muita velocidade. É um jogador com extrema capacidade de passes, tanto curtos como longos, tem uma visão de jogo excepcional e sua maior qualidade hoje é sem dúvidas a agilidade e capacidade de dribles. Controla bem a bola e tem uma técnica muito apurada para domínios e finalizações de longa e média distância. É um jogador acima de tudo, muito inteligente, pensa o jogo e lê as jogadas para além de seu desfecho. N ão fica preso a pensar um lance e acreditar que apenas aquilo dê certo, o que o faz um jogador que sempre está na frente dos outros em relação aos rumos que a partida pode tomar, tanto para aspectos positivos quanto negativos. Joga sempre de cabeça erguida e sério. Hoje, os únicos aspectos negativos do Oscar são a baixa capacidade física, de arranque e velocidade. Nada que não possa ser melhorado com treino.
VISÃO FINAL: Se Oscar chegar no Chelsea hoje, vai começar a temporada no banco, mas com certeza vai brigar por ”seu lugar ao sol” entre os 11 iniciais. Por que tem capacidade para isso. Sem contar que,se o Chelsea contratá-lo, pode pavimentar de vez as saídas de Benayoun e Malouda, jogadores que já estão fazendo hora extra nos blues. Claro, não podemos ser hipócritas, é uma contratação um tanto quando desnecessária, já que o Chelsea precisa mais do que nunca de um lateral direito de oficio e de um winger atacante. Com a grana investida em Oscar, dá para contratarmos um lateral direito top mundial, e ainda sobraria milhões. Mas fazer o quê? A diretoria quer, Abramovich quer, e vai acontecer! Também existe a possibilidade (ainda que muito remota) de Di Matteo mudar a formação tática do Chelsea para tentar dar um novo estilo de jogo para o clube, deixando o futebol burocrático e limitado de lado. Claro,podemos conseguir isso apenas com a contratação de reforços, assim como está acontecendo, mas por que não pensar em algumas outras formações, como 4-2-2-2 ou o 4-4-1-1? É sempre bom ter um elenco com várias opções, e não dá pra ficar preso em apenas uma formação durante toda a temporada. Táticas dependem dos adversários e dos jogadores que o clube possui no plantel.