Opinião: O campeão voltou?

Chelsea Campeão da Premier League 2014-15
Chelsea Campeão da Premier League 2014-15

A pergunta no dia 03 de maio de 2015 era: quem poderia parar o Chelsea de José Mourinho? Os Blues, então campeões ingleses com campanha destacada, pareciam imbatíveis. No início da nova temporada, mais especificamente no dia 08 de agosto, Mourinho chegou a afirmar que aquele Chelsea não precisaria de “tantos reforços” para ser ainda melhor. Como vimos, o que aconteceu foi totalmente o contrário, a equipe chega a janela de transferências de inverno com vários problemas no time.

Há três semanas, Mourinho foi demitido e Guus Hiddink assumiu em seu lugar. Após a saída do português, os Blues não perderam mais, duas vitórias (Sunderland e Crystal Palace) e dois empates (Watford e Manchester United). O que mudou? Basicamente, muito pouco, a grande diferença é a atitude dos atletas em campo. O Chelsea de agora parece querer vencer, busca a vitória, ou, como se fala na língua do futebol brasileiro: “divide a bola como se fosse um prato de comida”.

Essa simples diferença melhorou a equipe e a tornou mais competitiva, a medida que a equipe evolui, a maior dúvida passa a ser: o campeão voltou? Bom, apesar da evolução, ainda falta muito para o Chelsea se parecer com um time campeão. Nos últimos jogos os Blues estão marcando melhor (ou menos pior), apesar de a avenida Ivanovic seguir intacta no lado direito da defesa.

Nesse momento, à 13 pontos do quarto colocado, o Chelsea precisa seguir evoluindo e melhorar seu desempenho, além é claro de obter resultados confiáveis. Com 20 partidas jogadas a dúvida que fica é se essa equipe será capaz de pelo menos chegar a quarta colocação e conquistar a consequente vaga na Champions da próxima temporada.

Classificação final da Premier League 2014-15.
Classificação final da Premier League 2014-15 (Foto: Site o Gol)

Se levarmos em consideração a temporada 2014-2015 da Premier League, o quarto colocado, que conquistou a última vaga para a atual edição da UCL, fez 70 pontos, 47 a mais do que os atuais 23 dos Blues, para alcançar essa pontuação é necessário que a equipe vença 15 dos 18 jogos restantes e empate mais dois dos outros três jogos, ou seja, conquiste pouco mais de 85% dos pontos restantes.

Como parâmetro, na já citada última temporada o elenco campeão fechou o campeonato com 75,7% de aproveitamento. Sendo assim, mesmo que o campeão volte, os Blues precisariam fazer ainda mais para conquistar algo mais nesse ano. É necessário lembrar que o Chelsea ainda atua em outras duas competições nessa temporada, a FA Cup, em que enfrenta o Scunthorpe no próximo final de semana em Stamford Bridge e a Champions League, competição em que confronta o Paris Saint Germain, com jogos nos dias 16 de Fevereiro, na França, e 09 de Março, em Londres.

Resta-nos aguardar pelos próximos jogos para podermos almejar (sonhar) com vôos maiores, ou nos contentarmos com uma posição que se não for satisfatória nos coloque longe da zona de rebaixamento.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Mateus Soares