Opinião: Manchester United 0x1 Chelsea – Bons Ventos

Mata faz o único gol da partida e Chelsea vence o United no Old Trafford
Mata faz o único gol da partida e Chelsea vence o United no Old Trafford

O Chelsea visitou hoje o Manchester United no estádio Old Trafford, em partida válida pela trigésima segunda rodada da Premier League. Em um jogo nem tão movimentado, os Blues conquistaram a vitória pelo placar mínimo, ganhando assim uma margem de segurança para se manter no G4 da competição e garantir sua vaga na próxima edição da Champions League.

Na primeira etapa, o jogo foi muito mais Chelsea. Mesmo com posse de bola equilibrada, a equipe londrina foi visivelmente mais expressiva em campo. Jogando fora, o time de Stamford Bridge foi para o ataque, tentando matar o jogo o quanto antes. Entre os lances dessa etapa, Moses teve boa chance e isolou. Demba Ba furou uma cabeçada e um chute rodado, perdendo boas chances. Já Oscar acertou a trave e deu bom chute cruzado. O United ainda teve algumas boas chances, em geral com o artilheiro Van Persie. O holandês deu alguns sustos em Petr Cech e na defesa blue, mas não resultaram em muito. O jogo seguiu sem tantas chances claras, e ao fim dos 45 iniciais, o placar continuava em 0x0.

O segundo tempo foi um pouco mais movimentado. Os Red Devils visivelmente voltaram com mais motivação, enquanto os  blues faziam boas jogadas, mas poucas finalizações. A partida estava encaminhando para empate, até  que um chute cruzado de Juan Mata desviou na zaga e morreu no canto do gol, sem chances para o goleiro do time anfitrião. Chelsea 1×0.
A etapa complementar ainda contou com a expulsão do brasileiro Rafael, após disputa de bola com o zagueiro David Luiz. O jogo seguiu sem tantas emoções, e por fim o árbitro determinou o final da partida. O Chelsea, como visitante, venceu o já campeão Manchester United, e conquistou pontos extremamente importantes para garantir sua vaga na Champions League do ano que vem.

Nos desempenhos individuais, Cech manteve o padrão do grande goleiro que é. Não foi exigido demasiadamente, mas foi eficaz quando preciso.

Já no campo defensivo, tivemos desempenhos exemplares. Ivanovic foi crucial, uma ótima partida do sérvio, anulando muitas tentativas dos red devils. Luiz vem se destacando muito nos últimos jogos, e esse não foi diferente. O brasileiro fechou a zaga, e apoiou o ataque em alguns momentos. Um dos destaques da partida ao meu ver. Azpilicueta jogou um pouco mais atrás que o convencional, e isso foi extremamente benéfico para o esquema tático defensivo do Chelsea. O jovem espanhol apoiou fortemente a zaga, e não subiu tanto ao ataque. Dado que perder não era uma opção, usar o lateral um pouco mais recuado, ao meu ver, foi uma boa estratégia de Rafa Benitez, visando que era mais importante, a princípio, não tomar o gol. Cole fez partida segura, jogou com vontade. O lateral teve grande importância para fechar a defesa blue hoje, e com velocidade subia para apoiar o ataque quando necessário.

O meio campo não foi espetacular, mas foi bem. Particularmente não acho que Frank Lampard e Ramires devam jogar juntos, mesmo que ambos tenham atuado em conjunto e feito boa partida contra o Basel na semana passada. Na realidade, o meio campo na ocasião era composto de D.Luiz e Lampard, com Ramires um pouco mais adiantado, recuando em certos momentos para fechar o meio campo.
De qualquer forma, acho que ambos os jogadores são muito ofensivos, sobem muito e deixam um pouco a desejar na marcação, abrindo espaço para contra-ataques adversários. Além disso, quando um desses jogadores sobe, parece que o outro não sabe se também sobe, se fica, se apoia apoia o ataque, se segura na defesa,… Fica um pouco estranho. Os dois volantes fizeram um jogo ok, mas ficaram um tanto ofuscados. Sabemos do potencial desses atletas, e nenhum deles mostrou seu melhor futebol hoje. Além disso, no lance do gol, Ramires primeiramente teve a bola, e claramente tinha a opção de tocar para Fernando Torres, que estava livre na cara do gol. Porém, o brasileiro segurou a bola, e poderia ter matado totalmente a jogada. Se não fosse pela jogada trabalhada em seguida, e pelo gol no chute desviado de Mata na sequência, poderíamos ter perdido a chance clara de abrir o placar, e saído com o empate no fim, o que seria, no mínimo, preocupante. Porém, deve-se dizer também que, no final das contas, a jogada de Ramires com Oscar e Mata foi muito bem trabalhada. Mas, na minha opinião, foi um tanto ousada num momento que a vitória era extremamente importante. Poderia ter simplificado muito. No mais, boa partida de ambos os volantes, sem muitos destaques.

A parte ofensiva blue criou muito, e finalizou pouco. Visivelmente mais expressivo no primeiro tempo, o Chelsea continuou criando boas jogadas de ataque na etapa complementar, porém pecava na hora de finalizar. Victor Moses não foi tão bem, isolou um chute livre no início do jogo, porém chegou a ajudar o time em algumas ocasiões. Na segunda etapa, o nigeriano ficou nitidamente mais apagado, sendo posteriormente substituído por Torres, que entrou muito bem em campo. Juan Mata e Oscar comandaram os toques e criações de jogadas do Chelsea hoje. O brasileiro criou bons lances no primeiro tempo, entre eles um bom chute que acabou por bater na trave. Já o camisa 10 foi um dos melhores em campo, também criando várias jogadas e, claro, fazendo o gol da vitória. O espanhol ainda foi substituído por Ake ao fim do jogo, acredito eu que com o intuito de aumentar a marcação no meio campo e, consequentemente, assegurar a nossa vitória.
Demba Ba errou algumas boas chances que teve, mas jogou com vontade durante todo o jogo. Não foi das melhores apresentações do senegalês, mas não quer dizer que ele tenha ido mal. No geral, fez uma boa partida, mas nada que tenha mudado o rumo do jogo.

Mesmo com um jogo um tanto apático, o importante foram os pontos. Acredito que o Chelsea terá um jogo muito mais difícil contra o Tottenham, que é concorrente direto pela vaga na Champions League. O Derby tem tudo para pegar fogo, e com certeza os visitantes virão com força para cima, tentando brigar pelas quatro primeiras colocações do campeonato.
De qualquer forma, passar hoje pelo campeão inglês, conquistar 3 pontos e recuperar o terceiro lugar na PL é muito satisfatório, ainda mais porque a vitória foi em cima do próprio Manchester United. Os Blues se colocaram em uma posição um pouco mais confortável para garantir sua presença na próxima edição do maior torneio de futebol da Europa. Agora teremos de mostrar raça contra os Spurs, e evitar deslizes nos jogos seguintes, que são, pelo menos em tese, mais fáceis que United e/ou Tottenham.

Mesmo que tardio, o despertar do Chelsea parece estar acontecendo. Benitez vem trabalhando bem, sem substituições ou escalações errôneas. O time está jogando como um time, sem aquela oscilação de bons e maus jogos. Os jogadores estão mantendo uma estabilidade, e mostrando o bom futebol que tem. Mantendo se assim, os Blues tem tudo para conquistar o título da Europa League contra o Benfica, garantir a sua vaga para a próxima Champions, e brilhar na temporada 13/14. Basta manter o nível nessa reta final.

Go Blues!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.