Opinião: Manchester City 4×3 Chelsea – Trágico Amistoso

Oscar deixa o goleiro Hart no chão e faz o gol dos Blues.
Oscar deixa o goleiro Hart no chão e faz o gol dos Blues.

Após abrir três gols de vantagem, o Chelsea tomou virada diante do Manchester City hoje, em amistoso que ocorreu nos Estados Unidos. Com o placar final em 4×3 para os Citizens, ambos os times terão outro encontro nesse sábado, em mais um jogo que não valerá por competições oficiais.

Os Blues fizeram um péssimo primeiro tempo, com o Manchester City visivelmente criando as melhores chances. Porém, os azuis de Manchester não souberam aproveitar as boas jogadas que construíram, e tomaram o castigo. Em um lance isolado, Demba Ba de cabeça conseguiu abrir o placar da partida, dando ânimos para a torcida blue. Mesmo assim, o Chelsea continuava mal em campo. Os Citzens ainda mantinham o domínio da partida, mas continuavam sem marcar, graças à uma certa ineficiência própria, e a alguns milagres operados por Petr Cech. Posteriormente, Mata sofreu falta dentro da área adversária, e o juiz marcou pênalti para os Blues. Azpilicueta cobrou e converteu, deixando o time londrino com 2 gols de vantagem antes do intervalo.

O segundo tempo não mudou a cara da partida. O Chelsea continuava inferior, se destacando apenas em alguns poucos contra-ataques e em uma ou outra jogada individual. Nessa segunda etapa, vários jogadores foram substituídos, dando espaço para jovens da base e alguns titulares da equipe principal. Entre eles estava Oscar, que entrou muito bem na partida. Em belo lance, o camisa 11 tirou o goleiro Hart e marcou o terceiro dos Blues. Um golaço. O jogo parecia estar caminhando para uma vitória blue, porém inacreditavelmente o rumo da partida mudou. Petr Cech saiu para a entrada de Blackman, e imediatamente a substituição surtiu efeito. Com apenas 15 segundos em campo, o jovem goleiro blue tomou o primeiro. Gol do City, Javi Garcia é o nome dele. Minutos depois, o time de Manchester marcou novamente. Perto do fim do jogo, Tevez deixou Dzeko na cara do gol, que não perdoou e empatou a partida.

Com os ânimos totalmente abalados, o Chelsea e sua torcida já haviam se conformado com o empate, mas os Citizens não tinham acabado ainda. Faltando apenas poucos minutos para o fim, Javi Garcia desviou para a área, e Micah Richards apenas empurrou para as redes. Fim de papo, Manchester City 4, Chelsea 3.

Foi um total vexame. Após perdermos o Community Shield para o City, sermos eliminados por eles da FA Cup, e não vencermos eles em nenhum jogo da Premier League, perdemos de forma vergonhosa o amistoso de hoje. Porém, não posso falar que, caso o Chelsea tivesse ganho, o resultado seria justo. O City merecia perder apenas por castigo, dada a ineficiência apresentada pelo time, principalmente no primeiro tempo. Foram no mínimo 6 chances claras de gol na etapa inicial, e os Citizens não aproveitaram nenhuma. O Chelsea atacou pouco, muito pouco, mas foi preciso quando o fez. Mas o futebol apresentado pelos Blues foi muito fraco, mesmo para um amistoso e utilizando alguns jogadores da base. Já o City fez bela partida, boas jogadas, e não desanimou nem quando perdia por três gols de diferença.

Blackman teve sua estréia no time principal marcada por essa derrota, onde tomou 4 gols, em um jogo que estava ‘ganho’. Sua atuação ficou mais ofuscada ainda, dada a grande atuação de Cech na partida. O camisa 1 dos Blues operou alguns milagres, que salvaram o Chelsea em vários momentos da primeira etapa. Blackman também fez boas defesas, mas visivelmente ainda não está pronto para atuar na equipe titular.

Além das boas defesas de Petr Cech, vale destacar a atuação de Oscar, que mesmo em amistoso, mostrou bom futebol e raça. O brasileiro fez um belo gol, mostrou bom drible, e criou boa parte das poucas boas jogadas dos Blues hoje. David Luiz ainda fez alguns bons desarmes, mas esteve longe do seu melhor. No mais, o resto do time esteve apático, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Fomos quase que totalmente dominados pelo time de Manchester.

O amistoso foi um desastre. Mesmo sendo uma partida sem valor competitivo, a rivalidade existe, ainda mais depois dos últimos resultados dos jogos entre Chelsea x Manchester City. Os Blues ainda tem uma última chance nesse sábado de resgatarem sua moral, e não ficarem taxados como “fregueses” dos Citizens. É questão de honra, mesmo que seja um amistoso. Claro que vale o entretenimento,  a divulgação, e a chance para os jogadores da base participarem de um jogo contra um time expressivo. Mas fica um gosto ruim na boca ao ver o Chelsea tomar uma virada tão inacreditável, após estar com três gols de vantagens. Fica um gosto ainda pior por ser o Manchester City o carrasco dessa partida.

É preciso que o Chelsea mude a postura para esse sábado, e mostre o futebol que tem. Ficou uma péssima impressão do time londrino para os fãs dos Estados Unidos que não acompanham a Premier League. Isso é muito ruim para a imagem da equipe, principalmente depois do Mundial de Clubes, onde já tivemos nosso nome abalado em nível mundial, após a péssima atuação que tivemos diante do Corinthians. Vamos torcer para que o último jogo de Rafa Benitez no comando técnico do Chelsea seja um bom jogo, e que o Chelsea saia dos gramados com o sentimento de missão cumprida.

Go Blues!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.