Hoje, o Chelsea enfrentou o Everton fora de casa, em jogo válido pela quarta rodada da Barclays Premier League. A partida marcou a estreia do atacante Samuel Eto’o na equipe dos Blues, e o camaronês teve atuação de destaque durante os 90 minutos. Porém, mesmo com boas atuações, a equipe de Londres acabou por sair derrotada pelo placar mínimo, após uma partida com muitas chances desperdiçadas.
O primeiro tempo foi parcialmente equilibrado. Embora ambas as equipes criassem boas chances de gol, o time londrino era ligeiramente superior em campo, tendo as melhores oportunidades da partida até então. Porém, perto do fim da primeira etapa, os Blues cometeram erro grotesco na marcação, e acabaram deixando o atacante Naismith do Everton livre marcar de cabeça e abrir o placar. Fim de papo no primeiro tempo, e a equipe anfitriã tinha em mãos a vitória parcial da partida.
O segundo tempo mostrou um Chelsea mais ofensivo, porém sem muita eficácia. O Everton tentou apenas segurar o resultado obtido nos 45 minutos iniciais, enquanto os Blues atacavam constantemente, mas sem capricho na hora da finalização. A equipe da casa se resumiu em partir para frente apenas nos contra-ataques, o que acabou por criar boas oportunidades para eles. Já o Chelsea pressionava, mas perdeu inúmeras chances de gol, e acabou pagando por isso. O jogo chegou ao fim, e a vitória construída no primeiro tempo se manteve até o fim. A equipe de Stamford Bridge perde a invencibilidade no campeonato inglês, e deixa de ganhar pontos importantes para a disputa do título desse ano.
Mesmo com o revés, acredito que vale salientar a atuação do estreante Samuel Eto’o. O camaronês teve boas chances de gol, se movimentou muito e participou ativamente do jogo. Por hoje, ficou entalado na garganta o grito de gol, sendo o único ponto onde o atacante deixou a desejar. Mesmo assim, a atuação de hoje faz com que criemos expectativas positivas para as partidas futuras. Além disso, o Chelsea pecou no capricho, mas atacou com constância. É um ponto positivo ver o time tão ofensivo, bastando apenas corrigir alguns poucos detalhes para que os gols comecem a aparecer com boa frequência.
Embora o Chelsea tenha jogado bem, como já dito, acabou pecando muito na finalização. Porém, os Blues tiveram erros ainda maiores na marcação e na defesa. O Everton teve algumas boas chances de gol criadas por falhas da nossa zaga, sendo uma delas fatal, que acabou por gerar o tento da vitória dos adversários. Mais que isso, durante todo o decorrer do jogo, vimos por vezes jogadores do time da casa saírem de frente para o gol de Cech, em lances criados novamente por falhas grotescas do nosso setor defensivo. É um ponto a ser corrigido o quanto antes, visto que a estreia na Champions League é daqui a 4 dias, e erros assim não podem se repetir daqui para frente, pois podem custar ponto cruciais para a determinação do campeão desse ano. Porém, mesmo com o resultado negativo, os Blues continuam com um bom retrospecto na Premier até então, e devem agora voltar as atenções para o próximo jogo da competição. Além disso, a já mencionada estreia na Champions League ocorre no meio dessa semana, e um resultado positivo é extremamente importante para dar início ao que pode ser uma campanha cheia de vitórias e títulos para o clube inglês.
Faltou capricho. Mas o maior erro hoje, ao meu ver, foi no setor defensivo, e ambas as coisas devem ser corrigidas o quanto antes, visando a Liga dos Campeões e os próximos jogos da Premier League. No mais, ressalto hoje um Chelsea extremamente ofensivo, que dá esperanças de muitos títulos aos torcedores nessa temporada. Temos de rever os erros de hoje, e não repeti-los no futuro, dado que os próximos resultados podem definir o rumo da equipe daqui para frente. Agora, é “bola pra frente”.
#GoBlues
As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.