Opinião: É hora de Michael Emenalo deixar o Chelsea?

Michael Emenalo, hoje diretor-técnico do Chelsea, começou sua carreira no futebol jogando como um defensor. Apesar de jogar em modestos clubes como Eintracht Trier, Notts County, San Jose Clash e Maccabi Tel Aviv, Emenalo foi convocado 14 vezes para defender a seleção nigeriana. Aposentado da ação do jogo em 2000, Emenalo se juntou ao Chelsea em 2007 e em novembro de 2010 foi promovido como assistente do time principal. Em 2011, Emenalo chegou ao seu cargo atual de diretor-técnico do clube.

Apesar de não ser um dos nomes mais badalados do Chelsea fora de campo, Emenalo vem sendo muito questionado pela torcida e imprensa por conta de suas decisões. Tendo grande controle no que se diz respeito às contratações, o nigeriano vem realizando transferências de gosto duvidoso, que com a péssima campanha nesta temporada, demonstram um certo desconhecimento das reais necessidades que o time apresenta.

Nomes como Raul Meireles, Yossi Benayoun, Gary Cahill, Marko Marin, Victor Moses, Oriol Romeu, Romelu Lukaku, Demba Ba, Mohamed Salah, Juan Cuadrado, Loic Rémy, Falcao García, Papy Djilobodji e Pedro são verdadeiros exemplos de aquisições duvidosas. Algumas dessas peças tiveram grandes momentos e participaram de títulos inesquecíveis. Outras, por serem muito jovens, não foram bem trabalhadas e já rumaram para outros destinos. Ainda desses nomes selecionados, existem aqueles que não se entendem até hoje como foram ao Chelsea.

Insatisfeito com a política de reforços do clube, Joshua Nolan, torcedor, fez um abaixo-assinado, que pede a remoção de Emenalo de seu cargo. O documento já conta com 787 assinaturas e para participar do movimento, basta acessar este link: http://chn.ge/1PJQaig. Fica evidenciado, principalmente nesta temporada, 2015-2016, como as contratações vêm enfraquecendo as forças do time perante seus rivais. É importante ressaltar também, que as contratações frustrantes passaram ou foram indicações dos treinadores que estiveram no time. Emenalo vem errando bastante nos últimos anos, mas todos os técnicos têm sua parcela.

Alexandre Pato deve ser anunciado como jogador do Chelsea, ainda que por empréstimo. Ele é mais um jogador que pode entrar para a lista de erros de Emenalo. Pato não brilhou no São Paulo, pelo contrário, foi útil ao clube paulista, mas ficou muito aquém do potencial que pareceu ter logo que surgiu. O brasileiro precisará de tempo para se condicionar fisicamente, já que se encontrava em solitária pré-temporada e terá de se adaptar ao estilo da Premier League. Talvez os quatros meses restantes de época não sejam suficientes para o atleta garantir sua contratação em definitivo.

Abaixo-assinado de Joshua Nolan

“Nós exigimos a retirada do Diretor-Técnico do Chelsea Football Club, Michael Emenalo. Ele tem causado grandes questões, incluindo ter um dos nossos maiores técnicos demitido. Ele tem o controle total das transferências e tem causado grandes problemas, incluindo a assinatura de Papy Djilobodji, que foi uma decisão sem raciocínio claro. Ele está nos atrasando mais a cada temporada e, por estas e muitas outras razões, queremos o desligamento de Michael Emenalo”.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Murilo César