Opinião: Chelsea 2×1 Everton – Cabeça Erguida

Torres marca e garante vaga direta para o Chelsea na UCL
Torres marca e garante vaga direta para o Chelsea na UCL

O Chelsea recebeu o Everton hoje, no estádio Stamford Bridge, em partida válida pela última rodada da Barclays Premier League dessa temporada. O jogo foi marcado pela despedida do técnico Moyes do comando dos Toffees, que deixará o clube para assumir o Manchester United. Também, a partida foi a última válida por competições oficiais que Rafael Benitez fez como treinador dos Blues.

Em casa, o Chelsea conseguiu conquistar a vitória após jogo muito movimentado, garantindo assim a terceira posição na tabela final do campeonato inglês e, consequentemente, uma vaga direta na próxima edição da UEFA Champions League.

O time anfitrião não começou bem. O gol blue saiu de uma falha da defesa do Everton, que logo empatou em bela jogada. Os Toffees ainda criaram boas chances no primeiro tempo, tendo o domínio quase que total da etapa. Ao voltar para os 45 minutos finais, o Chelsea mostrou uma outra postura. Mantendo o péssimo costume de jogar em bom nível em apenas uma das etapas da partida, o Chelsea fez contraste com o primeiro tempo, e voltou para o segundo renovado, revertendo a partida e mantendo domínio quase que total sobre o adversário. Os Blues atacaram muito, criaram boas chances, e voltaram a ficar a frente no placar, após um bonito gol de Fernando Torres. O Everton ainda criou ótimas chances na etapa, mas o jogo ficou mesmo no 2×1. O resultado foi excelente para o Chelsea, que conquistou o objetivo restante da temporada: Uma vaga direta na Champions League.

O time se portou bem no geral. Petr Cech fez defesas incríveis, e nossa única falha no setor defensivo foi Ivanovic. O sérvio errou em certas ocasiões, e por duas ou três vezes perdeu a bola na zaga, deixando os atacantes adversários praticamente cara a cara com Cech. Além disso, o zagueiro teve a chance de marcar, quando ficou de frente para o gol, praticamente na marca do pênalti, após cobrança de escanteio, e acabou por isolar o chute.

O meio campo fez partida consistente. Lampard fez boa partida, porém um pouco mais discreta que o normal, enquanto Ake mostrou bom futebol, esforçado. O holandês cometeu alguns erros de passe, mas teve boa atuação, com bons desarmes, correndo muito, e jogando com garra.

Rafa Benitez por fim largou o 4-2-3-1 pertinente, e escalou Demba Ba e Torres juntos como titulares. Ambos jogaram muito bem. Para Ba, faltou um pouco de calma nas jogadas, tentou alguns chutes desnecessários, quando poderia trabalhar o toque de bola. Torres falhou um pouco no posicionamento na primeira etapa, mas voltou muito bem para a segunda etapa, aparecendo bem para o jogo pelas laterais, e coroando a atuação com um bonito gol, coisa que não acontecia na Premier League desde dezembro de 2012. Após muita polêmica, hoje o espanhol encerrou suas atuações na temporada com chave de ouro. Fez um belo jogo, e o gol que decretou o terceiro lugar do campeonato para os Blues.

Com os dois centro avantes mais avançados, Mata e Oscar jogaram mais recuados. Ambos fizeram boa partida, correndo muito para marcar e também para armar contra ataque. Vale mencionar que camisa 10 teve uma atuação um pouco mais acentuada que a do brasileiro, dado que o espanhol inclusive marcou o primeiro gol do Chelsea.

O jogo foi o último da temporada, sem contar os amistosos que ainda estão por vir. Ao analisar o fim desse período, podemos dizer que, apesar dos apesares, foi uma boa temporada. Disputamos sete competições, e ganhamos  apenas uma. Porém, essa “uma” foi a respeitável taça da Europa League, competição de nível continental, talvez a segunda maior do mundo. Chegamos a duas semi finais, terminamos em terceiro na PL, e estamos em posse das dois maiores troféus da Europa. Fizemos belas atuações contra os times de ponta de tabela do campeonato inglês, e temos vários bons jogadores com bons números no elenco. Tudo isso é uma grande conquista, dado a instabilidade técnica pela qual a equipe passou, pelo fato de que grande parte dos jogadores são novos no elenco, e não tinham entrosamento no início da temporada, e pelo fato de que o time é totalmente novo, com uma proposta bem diferente da que o Chelsea tinha no ano passado. Por todas essas situações, acredito que hoje é um dia de comemoração, pelo bom desempenho apresentando pelos jogadores que, apesar de todos os contratempos que ocorreram nesse tempo, evoluíram no coletivo e no individual.

Por fim, pode-se dizer que Rafael Benitez, no final das contas, fez um bom trabalho. O técnico, que foi esculachado desde que pisou em Stamford Bridge, nunca abaixou a cabeça, e mesmo cometendo muitos erros, levou o Chelsea longe, ainda mais nas condições em que ele pegou a equipe. As vésperas de sua saída do comando da equipe, o espanhol nos deixa a taça da Europa League, bons resultados alcançados (dada as já citadas semi-finais e afins), uma boa levantada no futebol de Fernando Torres, uma respeitável colocação no disputadíssimo campeonato inglês, entre outros. Não é o líder ideal para o time da capital inglesa, e com certeza a preferência por Mourinho é quase unânime, mas o técnico interino deixou os Blues em boas condições, e definitivamente sairá do clube pela porta da frente.

O que era importante foi conquistado. Hoje é dia de despedida, mas também de comemoração. Foi uma temporada muito complicada, que com certeza ficará marcada. Mas mesmo com todos os imprevistos e dificuldades, o Chelsea deu a volta por cima, e se despede dessa época de cabeça erguida, com bom resultado final. Agora é hora de rever tudo que foi feito, e procurar corrigir os erros que vimos constantemente nesse ano, para que estejamos ainda melhores para os próximos desafios. Esperemos que daqui pra frente, o time e os jogadores evoluam mais ainda, e continuem trazendo muitas alegrias para toda a nação blue.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.