Opinião: Chelsea 1×2 Sunderland – A queda de Mourinho

Chelsea perde invencibildiade dentro de Stamford Bridge.
Chelsea perde invencibildiade dentro de Stamford Bridge.

Em tarde angustiante para a torcida blue, o Chelsea hoje foi derrotado em casa – isso mesmo, em casa – pela equipe do Sunderland. O comandado de José Mourinho saiu na frente, mas sofreu a virada e não conseguiu reverter mais o placar. A derrota dificulta muito as chances dos Blues conquistarem a Premier League desse ano, dependendo agora de resultados adversos de seus concorrentes.

A princípio, o jogo parecia tranquilo. O Chelsea dominava, criava boas chances, e logo abriu o placar. Porém, o Sunderland não tardou a empatar, em jogada ensaiada que desmontou toda a defesa blue. Com o 1×1 no marcador, o Chelsea jogava sob pressão, pois visando a taça do campeonato inglês, só a vitória interessava.

No segundo tempo, os Blues começaram melhor. Tivemos chances claras, porém mais uma vez não aproveitadas. Perdendo muitas oportunidades de marcar, o Chelsea sofreu do velho ditado: “Quem não faz, leva”. Em lance desastroso, Azpilicueta escorregou na defesa, deixando a bola nos pés adversários. Dentro da área, o lateral esquerdo buscou corrigir seu erro, e com um carrinho, tentou travar o cruzamento do time adversário. Porém, o espanhol acabou acertando o jogador do Sunderland, e o pênalti foi marcado. Borini cobrou e converteu, 2×1 para os visitantes. O Chelsea tentou uma pressão no final do jogo, mas novamente, não foi eficaz. O tempo foi se esgotando e o apito final veio. O Chelsea, pela primeira vez na história, perde um jogo em casa pela Premier League sob o comando de José Mourinho.

Aconteceu. A invencibilidade de Mourinho no campeonato inglês caiu. E caiu para o lanterna da Premier League. É esse tipo de tropeço que por várias e várias vezes já deixou o Chelsea no “quase”. E, como vimos hoje, continua deixando. Alguns me questionaram quando disse em um blog “Nunca sabemos o que esperar do Chelsea para o próximo jogo”. É exatamente disso que eu falo. Um time que goleia Arsenal, faz double para cima do City, ganha do Liverpool, passa por PSG, e supera tantos outros desafios, em um momento crucial, quando realmente é tudo ou nada, perde para o Sunderland. Mais que isso, mancha a marca de Mourinho em Stamford Bridge para o último colocado do campeonato. Sem falar que o Chelsea já tinha tropeçado no mesmo Sunderland na Capital One Cup. Claro, não se dá para jogar bem sempre, mas tropeçar nos momentos cruciais está se tornando típico do Chelsea. Quando realmente está valendo, o time deixa a desejar.

Hoje, acredito que perdemos o campeonato inglês. E o perdemos em um jogo contra o Sunderland. Podemos até ganhar do Liverpool, mas duvido que os Reds tropecem nessa reta final. Não irão cometer o mesmo erro que nós. E mesmo que cometam, agora o Manchester City tem margem para nos ultrapassar em pontos. Liverpool e City precisam perder (o empate não basta) para que o Chelsea tenha alguma chance. Sem contar que o Chelsea ainda precisa ganhar do Liverpool em Anfield, sendo necessárias então duas derrotas dos Reds nesse final de temporada. Impossível? Eu não digo, pois nada é impossível. Mas muito, muito pouco provável. Até porque, já não depende só de nós. Quando dependia, nós deixamos escapar por entre as mãos. A Premier League é um título que eu dou como perdido para o Chelsea esse ano. E, por novamente tropeçar nos momentos decisivos, talvez o time não tenha feito por merecer a taça desse ano.

É frustrante. Perdemos muito hoje. A incrível marca de Mourinho se encerrou. O Chelsea perdeu em Stamford Bridge sob o comando do técnico português. Praticamente perdemos o campeonato inglês, e vamos com ânimos abalados enfrentar o Atlético de Madrid no Vicente Calderón. Continuamos instáveis, não tanto quanto éramos quando Rafa Benitez comandava a equipe, mas a instabilidade continua sim presente. O time tem bons jogadores, que não conseguem engrenar em uma sequência convincente. E esses mesmo jogadores hoje deram a José Mourinho sua primeira derrota em casa. A equipe como um todo até jogou bem por parte do jogo, mas de que adianta jogar bem e perder, quando está – literalmente – tudo em jogo? Quantas vezes o Chelsea não levantou uma taça por vacilar em situações “bobas”? E dado tudo isso, como podemos figurar entre os quatro melhores da Europa quando tropeçamos em nossos domínios, em um momento crucial, para o lanterna do campeonato? É frustrante e revoltante ver o Chelsea tropeçar em si mesmo, na sua própria ineficiência, e quase sempre nas situações de maior importância, quando é vencer ou vencer.

Um dia triste para a torcida blue. Porém, aconteceu. De forma irônica, diante do lanterna do campeonato, na reta final, mas aconteceu. Eu, que disse que o Chelsea tinha uma “alma guerreira” no último blog, hoje quase tenho que engolir minhas palavras, por mais uma vez ver os Blues pecando no ponto mais importante do campeonato. O que nos resta? Tentar focar na Champions League, pois a Premier não depende mais de nós. Mas, se continuarmos jogando sem consistência e com toda essa instabilidade, acredito que só iremos alcançar títulos, nessa ou na próxima temporada, com a ajuda da sorte.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.