Opinião: Chelsea 1×0 Everton – Pontas Soltas

Frank Lampard marcou no fim o gol que deu a vitória aos Blues
Frank Lampard marcou no fim o gol que deu a vitória aos Blues

Mantendo a invencibilidade dentro de Stamford Bridge pela Premier League, o Chelsea hoje bateu o bem estruturado time do Everton, com gol feito por Frank Lampard ao apagar das luzes da partida. O tento, que a princípio, teria sido dado a John Terry, acabou sendo definitivo para que os Blues saíssem vitoriosos e levassem três pontos indispensáveis para continuar na primeira posição do campeonato inglês.

O começo do jogo foi mais acentuado que o resto da partida. Ambas as equipes tiveram um início razoável, com boas chances criadas para os dois lados. Porém, com o passar do relógio, o ritmo dentro das quatro linhas foi levemente diminuindo, chegando até a ficar um pouco truncado. O Chelsea tentava jogar no contra-ataque, enquanto o Everton tinha uma postura mais defensiva, sendo que por tal, nenhuma equipe acabava realmente saindo para o ataque. Com algumas oportunidades mas sem grandes emoções, o primeiro tempo chegou ao seu final sem tentos anotados.

A etapa final, de início, não apresentou nenhuma mudança drástica para nenhum dos times. A entrada de Ramires no lugar de Oscar não alterou a postura dos Blues na partida, e por sua vez, o Everton também se manteve fiel a sua proposta de jogo defensivo. Tentando reverter a situação, José Mourinho colocou Fernando Torres e André Schürrle no time, visando dar poder ofensivo à equipe e matar o jogo o quanto antes. Ambos os jogadores entraram bem, correram bastante e tentaram finalizar, mas foi o  maior artilheiro da história do clube que decidiu a partida. Quando tudo já era dado como acabado e o empate parecia iminente, Frank Lampard marcou o gol do time da casa, já nos acréscimos do segundo tempo. No primeiro momento, o tento parecia ter sido convertido por John Terry, mas momentos depois, as câmeras mostraram que a bola entrou direto após o chute de Lampard, com desvio apenas no goleiro adversário. Na frente no placar e com pouco tempo restante no marcador, o Chelsea apenas aguardou o apito final do árbitro para consolidar sua vitória, e assim anotar mais três pontos na contagem da Premier League desse ano.

Não foi a partida mais segura dos Blues. Ganhamos? Sim. O Everton é um bom time? Sim. Então, o jogo realmente não era para ter sido fácil, e conseguir furar a bem estruturada defesa dos Toffees e ainda levar três pontos para a tabela foi sim mérito nosso. Porém, mesmo assim, faltou algo no Chelsea hoje. Não foi a equipe incisiva que estava sendo nos jogos passados. Aliás, já fazem algumas partidas que o comandado de José Mourinho não está impondo seu jogo como vinha fazendo antes. Não digo que o time decaiu ou que está instável, mas exitem algumas “pontas soltas” a serem revistas, e tivemos sim uma leve queda no desempenho de uns tempos para cá, o que não quer dizer, necessariamente, que a equipe esteja ruim. Desde os jogos contra Manchester City e Newcastle, os Blues não tem conseguido repetir as boas apresentações que vinham tendo. O bom poderio ofensivo do time e toque de bola envolvente já não se mostram tão presentes, e nossa defesa já não é tão “impenetrável”. É um pouco preocupante se pensarmos à longo prazo, nos jogos difíceis que ainda estão por vir e que serão determinantes para a conquista – ou não conquista – do título inglês desse ano. Além disso, a Champions League com certeza também trará grandes desafios aos Blues. Apresentações como a de hoje, mesmo que com a vitória, não convencem esse que vos escreve. Não acredito que o Chelsea tem chances de ser campeão se não voltar a mostrar o futebol que estava apresentando há cerca de três jogos atrás. A atuação de hoje – e das últimas partidas também – não é suficiente para uma campanha vitoriosa nem digna de um time campeão. Foi apenas boa, sem nenhum diferencial positivo que possa fazer os azuis de Londres se sobressaírem diante de outros gigantes Europeus.

Conquistamos a vitória. Os três pontos mantém o Chelsea na liderança, mas vale lembrar que o Manchester City ainda tem um jogo a menos que nós. Continuamos com a impecável marca de invencibilidade dentro de casa, e continuamos vivos na briga do título da Premier. Mas acredito que os Blues tem que recuperar o bom momento que viviam, e o bom futebol que vinham mostrando. Tivemos hoje uma apresentação decente, mas não tão convincente quanto as que a equipe vinha tendo. É dia de celebrar a vitória, mas mais que e isso, é dia de observarmos aonde estamos deixando pontas soltas, para corrigi-las o quanto antes, e voltarmos a ter reais chances de levantar alguma taça ainda esse ano.
#Go Blues

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.