Onde está Diego Costa na lista dos melhores centroavantes do mundo?

Já são 12 gols de Diego Costa na atual temporada. Todos pelo Campeonato Inglês, que teve 15 rodadas disputadas até aqui. O atacante chegou com autoridade a Stamford Bridge em julho de 2014, quando balançou as redes 21 vezes nas 37 partidas dele naquela época. Depois, oscilou, como toda a equipe, marcando 16 tentos em 41 compromissos na jornada seguinte. Ainda assim, era um dos poucos que conseguiam salvar os Blues nos diversos momentos de turbulência da última “Era Mourinho” e do período posterior restante. Agora, o dono da camisa 19 voltou a ser decisivo e fundamental em campo, o que pode fazer muita gente voltar atrás novamente na avaliação sobre a qualidade do jogador.

Causador de frequentes confusões, Diego provocou polêmica até na FIFA. O primeiro semestre de 2014 foi marcado pelas façanhas do Atlético de Madrid – campeão espanhol e vice da Champions League – e por uma decisão sem volta do principal atleta do clube colchonero. Acreditando ter poucas chances de jogar a Copa do Mundo daquele ano pela Seleção Brasileira, o atacante – que construiu boa parte da carreira no futebol campeão mundial de 2010 – optou por vestir o vermelho no evento sediado por seu país de origem. Ele havia defendido o Brasil em dois amistosos, nos quais sua participação totalizou 33 minutos. Sempre rígida quanto às mudanças de nacionalidade, a entidade máxima do futebol não impediu a escolha.

Mal na Copa, Diego caiu com a Fúria/Roja na fase de grupos. Na sequência, não foi chamado para a Euro 2016, realizada na França. Alguns dos que consideravam ele como um ótimo centroavante, então, passaram a duvidar das próprias conclusões. O hispano-brasileiro tornou-se questionável.

Diego Costa dá o último toque na bola para fazer o gol sobre o West Bromwich

Hoje, o enredo é outro. Como um retorno ao passado. O atleta de 28 anos voltou a viver a bela fase de seu início em Londres. Talvez até apresentando mais poderio. A mistura entre força física, domínio de bola e eficiência nas finalizações tornou a surtir efeito. E, vendo o cenário atual do futebol pelo mundo, fica a pergunta: em que degrau está Diego Costa entre os atacantes/centroavantes do planeta?

Benzema segue buscando regularidade no Real Madrid 2016/2017, Ibrahimovic ainda não “aconteceu” em Manchester, e Lewandowski continua caminhando bem no Bayern de Munique, que lidera o Alemão e “decepciona” na Champions. Outros vão lembrar do franco-gabonês Aubameyang, do Borussia Dortmund. Tem também o argentino Higuaín, da Juventus, e o uruguaio Luis Suárez (Barcelona), dentre vários nomes que podem ser citados numa conversa temática. Mas, e para os amantes do futebol internacional? Onde se encontra, neste seleto grupo, o camisa 19 do Chelsea FC, Diego Costa? A indagação se estende tanto ao quesito “momento”, quanto à capacidade técnica dos atletas em atividade.

As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.