O que esperar de Victor Moses no Chelsea?

Moses com a camisa do Chelsea

A questão que eu desejo abordar hoje é a seguinte: o que esperar de Victor Moses no Chelsea? Mas, antes de entrar nesse debate de idéias, desejo falar um pouco sobre as qualidades, estilo de jogo do mesmo e citar as vantagens e desvantagens da contratação. Ainda que eu entenda que não é possível criar altas expectativas, assim como também não seria nenhum pouco sensato da minha parte, desferir algum tipo de crítica exagerada em relação ao jogador, já que ele ainda não jogou pelo Chelsea e também por ser bastante jovem.

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CONTRATAÇÃO DE VICTOR MOSES

VANTAGENS: Com certeza, uma das vantagens, passa pela polivalência e versatilidade de Moses, que pode jogar tanto de Winger pela direita, segundo atacante e também como centroavante. Sempre é bom adicionar jogadores ao elenco que aumentem as opções táticas do time e que consequentemente  facilitem a vida do treinador em questões adversas de dificuldade. No Wigan, Moses jogava com total liberdade para flutuar por qualquer lado do campo e também para centralizar como atacante. Vejam a versátilidade do jovem, e a responsabilidade tática do mesmo na formação 3-4-2-1 do Wigan, formação essa que com a posse de bola se torna um 3-4-3.

DESVANTAGENS: As desvantegens não são muitas quando analisamos as coisas de forma superficial. Porém, quando paramos pra pensar e nos deparamos com a situação de que o Chelsea já gastou quase 100 milhões em contratações nessa janela de transferências, ficamos um pouco ‘’com o pé atrás’’ em relação ao valor pago pelo passe do mesmo: a primeira proposta oficial que o Chelsea fez para o Wigan foi de 4 milhões de euros, valor esse que em pouco mais de um mês aumentou para aproximadamente 9 a 11 milhões de libras. Devemos levar em consideração também o fato de que o elenco do Chelsea já tem vários jogadores para jogar pelos lados do campo.

VICTOR MOSES: TITULAR ABSOLUTO? RESERVA DE LUXO? OU RESERVA DOS RESERVAS?

Moses é jovem, tem apenas 21 anos. Sua posição de origem é como winger pela direita. Conhecido por ser um jogador de drible fácil, força física, arranque e boa capacidade de finalização, Moses ainda precisa evoluir alguns aspectos de seu futebol como passe, cruzamentos e principalmente a precipitação em lances destintos de ataque. Nada que com um pouco mais de paciência e companheiros mais qualificados não seja possível melhorar.

Pois bem, acho que todos sabemos que o Moses é bom jogador, porém, acredito que ele não é nada além disso. O jogador nigeriano não tem nada de espetacular e glorioso que faça dele uma jóia rara ou algo do tipo e devemos levar muito em consideração o elenco repleto de opções pelos lados que temos. Vejamos: Ramires, Oscar, Mata, Hazard, Marin e Malouda, sendo que apenas 3 desses jogam na linha de 3 meias do 4-2-3-1 usado pelo Di Matteo. Ainda precisamos levar em consideração também que Moses não joga como meia ofensivo pelo centro, ele até pode jogar como uma espécie de segundo atacante vindo de trás do homem de frente, porém isso sairia um pouco da formação e mentalidade futebolística que o manager italiano está tentando implantar no Chelsea. Ou seja, sem poder jogar como meia, Moses vai lutar por uma vaga pela direita ou pela esquerda apenas, o que de uma forma ou de outra vai dificultar ainda mais uma possível titularidade.

Como eu disse, Moses é bom jogador e nada além disso. Na minha opnião ele vêm para ser um reserva de luxo com lampejos de uma titularidade aleatória, numa possível rotatividade de elenco devido ao desgaste da temporada. Ele  é muito bem vindo ao elenco, já que pode jogar bem como centroavante, se tornando uma opção para jogar como atacante central, caso Torres ou Sturridge não estejam aptos. E pra finalizar o post, deixo esse video de boas vindas para o novo blue e para a galera que deseja ver algumas das jogadas do mesmo. Welcome Moses!

Category: Opinião

Tags:

Article by: Kallil Carlos