O meio-campo e seus quatro problemas

Em sentido horário: Essien, Meireles, Benayoun e Malouda. (Fotos: The Sun)

O Período da janela de transferências é legal, por que sempre esperamos uma ”super contratação”. Mas a parte chata fica por conta das milhares de noticias falsas e mentiras que lemos e acompanhamos todos os dias. Acho que o principal intuito de uma janela de transferências deveria ser, acima de tudo, um período pra fazer o planejamento para a temporada, tanto em relação ao elenco quanto em relação as outras milhares de áreas que a diretoria tem que cuidar para o clube de futebol como um todo.

Nosso elenco tem alguns problemas facilmente detectáveis, como a falta de um lateral direito de oficio, a falta de goleiros reservas e falta de mais um winger. Disso todos sabemos, mas existem outras posições do nosso clube, que a diretoria deveria se preocupar mais e se preparar melhor para a temporada. O meio campo do Chelsea parece estar cada vez mais definido e com excelentes peças, já que bons jogadores como Marin, Hazard, De Bruyne e  Oscar  foram adicionados ao plantel atual. Porém,com a chegada desses 4 talentosos jogadores,outros mais velhos tendem a perder espaço e estou aqui para falar deles.

FLORENT MALOUDA

Com ”apenas” 31 anos de idade, Malouda está dentro da lista de jogadores descartáveis pro elenco nessa temporada 2012-2013. Muitos usam a temporada 2009-2010 (Double inédito) pra justificar a permanência do francês, até hoje no Chelsea. Eu não penso dessa forma. Acho que o Malouda já está fazendo ”hora extra” nos Blues. ele sempre jogou aberto pela esquerda, mas a idade chegou e levou sua velocidade embora. Hoje Malouda é lento, e sua capacidade de dribles diminuiu consideravelmente. O francês tem contrato com o Chelsea por mais um ano (até julho de 2013) e muito provavelmente vai continuar no elenco. Porém, aí está um dos problemas: onde Malouda vai jogar? Aliás, ele vai jogar? Acho que ele não têm espaço no time! E não vai jogar! Nem ao menos ficará no banco de reservas! Mas uma coisa é certa: o ”pequeno” salário do mesmo vai cair na conta no final do mês. Isso é certo!

YOSSI BENAYOUN

Uma das maiores ”cagadas” que a nossa diretoria já fez! Há 2 anos, o Chelsea pagou 5,5 milhões de libras pelo israelense (valor um tanto quanto baixo). Porém, hoje, o Chelsea não está achando quem dê ”míseros” 1,5 milhões pelo passe do mesmo. Benayoun nunca foi jogador de nível para o Chelsea. Benayoun nunca foi digno de usar a camisa 10 dos Blues. Benayoun é um jogador fraco fisicamente. Pode jogar como meia ofensivo e como winger, mas assim o mesmo não funciona: apesar de pequeno e magro, é bastante lento, não tem resistência e não possui nenhuma qualidade digna de ressalva e reconhecimento.

SITUAÇÃO: Malouda ainda tem valor de mercado. Se a diretoria Blue der sorte e conseguir fazer um bom negócio, podemos vendê-lo por uns 5 ou 7 milhões de euros. Porém, se o mesmo ficar por mais 1 ano, pode acabar saindo de graça em 2013. A situação do francês no Chelsea é a seguinte: Malouda quer renovar com o Chelsea por mais 1 ano, para chegar na Copa de 2014 ainda jogando por um clube top da Europa. Porém, o Chelsea não concorda com a renovação e não quer perder o jogador. Unindo isso com a vontade dele em renovar,acabamos vivenciando tal situação. Já Benayoun é um caso perdido. Se o Chelsea conseguir recuperar ao menos 1 milhão de libras com a venda do mesmo, já estaríamos no lucro e com motivos para festejar! Não acredito que empresta-lo por mais 1 ano seja a solução e ficar com ele no elenco seria uma possibilidade que nem mesmo o próprio Benayoun se submeteria.

Na lista dos 4 ”problemas” eu gostaria de incluir  mais 2 jogadores. Que talvez hoje, não sejam problemas,mas com certeza podem ser tornar um. Vamos aos fatos!

RAÚL MEIRELES

Todos sabemos que, no 4-2-3-1 de Di Matteo ,os volantes serão Mikel e Lampard. A princípio, Meireles seria o reserva de Lampard. Mas ai que está. O português não aceita ficar no banco e já mostrou isso durante a tempordaa passada, ainda sobre o comando de Villas-Boas. Lembro-me de alguns jogos em que Meireles ficou no banco. Reclamou bastante e até ameaçou deixar o Chelsea, numa atitude antiética e anti-profissional. Frank Lampard, nosso ídolo, ficou vários jogos no banco e nem por isso ameaçou deixar o Chelsea. Pelo contrário: questionou Villas-Boas e suas decisões, dizendo que só aceitaria ser reserva se o titular em questão fosse melhor que ele (coisa que o Meireles nunca será,diga-se de passagem).

MICHAEL ESSIEN

Eu, particularmente, adoro o futebol do Ganês. Isso quando ele jogava. Quem nunca bateu no peito pra dizer “Meu time tem o melhor primeiro volante do mundo!’’? Eu mesmo, fiz isso milhares de vezes. Sempre fui fã de Essien e serei eternamente, mas devemos ser sensatos e temos que ser honestos conosco. Essien teve duas lesões gravíssimas nos joelhos, sendo uma delas de rompimento dos ligamentos cruzados (uma das lesões mais graves que um jogador pode ter). A primeira grave contusão de Michael aconteceu em 2009 pra 2010 (o que deixou o ganês de fora do restante dessa temporada, que por sinal se encontrava pouco antes da metade), num jogo entre Chelsea e Apoel pela champions league. A segunda lesão grave aconteceu na pré-temporada de 2011-2012, sendo a recuperação de 6 meses(mais meia temporada de recuperação e fisioterapia). Vou dizer uma coisa que talvez não agrade muita gente, mas a verdade é que, se o Essein se lesionar gravemente mais uma vez, ele provavelmente pode dar adeus ao futebol e ”pendurar as chuteiras”. Futebol é confiança! E Essien precisa recuperar a confiança no próprio corpo para voltar a jogar bem novamente (isso se ele conseguir). Creio que mais uma lesão grave não daria opção para o mesmo, e ele seria obrigado a se aposentar.

SITUAÇÃO: Ambos os jogadores tem contrato com o Chelsea até 2015 ,mas acredito que são problemas. Lógico, são bons jogadores e temos vários outros setores pra ser preocupar e reforçar. Mas eu apostaria no talento de alguns jovens para suprir uma possível ausência e venderia algum deles. Creio que Josh Mceachran e Oriol Romeu estão prontos para jogar. Mas a diretoria precisa começar a ver as coisas de forma diferente.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.