O Assunto Neymar!

Neymar camisa 11 da seleção (Foto:Globoesporte)

Em 2010, após o Double inédito conquistado pelo Chelsea, Neymar vinha sendo fortemente especulado nos Blues. Não somente especulado: o Chelsea chegou as vias de fato e fez algumas propostas em um curto período de tempo, sendo a primeira de 22 milhões de euros, que depois foi aumentada para 25 milhões de euros, 28 milhões e 30 milhões de euros respectivamente. Ninguém sabe ao certo se essas propostas foram reais. Porém, foram os valores noticiados pela mídia, desde jornais ingleses até emissoras de televisão do Brasil.

AINDA EM 2010, DIA DO ”FICO”…NASCIA UM ”VILÃO” PARA OS TORCEDORES DO CHELSEA…

Neymar era um sonho de consumo para a maioria dos torcedores do Chelsea. Muitos é claro, votavam contra a transferência do menino da vila para o time de Londres. Porém, a grande massa de Blues no Brasil era a favor da vinda do mesmo. Mas no dia 23 de Agosto de 2010 tudo mudou. Depois de cansativas 2 horas de reunião, eis que Neymar, ’’Neymar Pai’’, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro(Presidente do Santos) e Wagner Ribeiro (empresário do jogador) chegaram a um acordo, e em coletiva de imprensa, ambos anunciaram que o menino prodígio do futebol brasileiro iria ficar no Santos até 2014 e o valor de sua multa rescisória iria aumentar consideravelmente, algo em torno de 40 a 45 milhões de Euros.

Da esquerda para direita, Neymar Pai, Luis Álvaro e Neymar Jr (Foto: Gazeta press)

Após esse acontecimento, devemos ser sinceros. Neymar se tornou um ”vilão” para grande maioria dos torcedores do Chelsea no Brasil. O fato de ter recusado o Chelsea se tornou motivo para esquecerem tudo que o jogador havia feito e as coisas mudaram completamente. Quem o amava, começou a odiar e os fatos negativos em relação ao jogador começaram a virar defeitos. Não posso ser hipócrita. Sempre existiram, também, aqueles torcedores do Chelsea que sempre foram contra a transferência, muito antes mesmo do jogador anunciar que ficaria no Brasil em definitivo (embrando que Neymar viveu dias de dúvidas e o mesmo afirmou que a proposta dos Blues era bastante tentadora).

2010-2011, TEMPORADA SABÁTICA PARA O CHELSEA, ESPECULAÇÕES VOLTAM AO CURSO, BARCELONA E REAL MADRID NA CONCORRÊNCIA.

2010-2011 foi uma temporada que nós torcedores do Chelsea queremos deletar da memória. Nenhum título ganho, segundo lugar na Premier League conquistado nas últimas rodadas e um sentimento de dever não cumprido. Dias se passaram e para ”surpresa” de muitos, eis que Romam Abramovich decide demitir Carlo Ancelotti e em contra ponto as especulações ligando Neymar ao Chelsea voltavam ao curso. Dessa vez, o bilionário russo mandou um ”agente” vir até o Brasil para negociar a transferência de Neymar para os Blues. Porém, agora os valores eram outros. A princípio, a nova proposta do Chelsea girava em torno dos 35 milhões de euros. Valor que viria a ser aumentado para  40 milhões, ainda que essa última proposta não tenha sido confirmada.

Barcelona e Real Madrid entram na disputa por Neymar

O Barcelona resolveu entrar na jogada. Porém, o clube catalão não chegou as vias de fato e, apesar de apontarem a grande possibilidade de Neymar jogar pelo melhor time do mundo, nada se confirmou, e ficou apenas nos boatos. O Real Madrid também entrou forte na briga e jornais espanhóis precipitadamente apontaram e davam a transferência de Neymar para o Real como certa e inclusive falavam em valores astronômicos: 45 milhões de euros era a proposta tentadora do momento. Primeiro José Mourinho queria o jogador, depois não queria mais e por fim acabou não dando em nada, Neymar continuou no Brasil. Os Jornais espanhóis ficaram com fama enganosa e por fim as especulações esfriaram de vez.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: NEYMAR NA EUROPA… VAI DAR CERTO?

Acho que essa é talvez uma das questões mais discutidas quando o assunto é Neymar. Sabemos que na Europa o futebol é mais físico, pegado, marcação mais próxima, espaços reduzidos e arbitragem menos presente em lances de falta. Sabemos também que Neymar é ótimo jogador e demonstra isso aqui no Brasil e com absurda facilidade, o que nos leva a milhares de outras questões. Neymar é bom mesmo? Ou o futebol no Brasil que é fraco?

Acredito firmemente que a questão não é bem por aí. A questão não é se o futebol no Brasil é fraco ou se o Neymar é realmente bom ou não. Acredito que a questão é o status e estilo de futebol praticado. No Brasil, Neymar é conhecido por ser um craque! Jogador de muita velocidade, finalização precisa, dribles desconcertantes, agilidade presente e controle de bola fácil. Nenhum defensor aqui do futebol brasileiro, por melhor que seja, vai entrar no Neymar de qualquer forma: o medo de tomar um drible e aparecer na televisão depois como sendo ”humilhado” acaba imperando, e muitas vezes isso facilita a vida no menino na Vila. Porém, nem sempre isso acontece.  Às vezes, Neymar abusa e os defensores acabam sendo desleais, o que leva a discussão para um outro rumo, que depois eu vou fazer questão de exemplificar.

O fato é que, hoje, se Neymar for pra Europa, ninguém lá vai conhecê-lo. Afinal, Neymar é um ”Deus” aqui no Brasil e talvez tenha um pouco mais de reconhecimento na América Latina por causa da Copa Libertadores, mas ainda assim não é o suficiente para torná-lo temido por lá. Na Europa, seria semelhante. Neymar chegaria à um novo continente, que pratica um futebol diferente, com jogadores diferentes, arbitragem diferente, estilo de jogo diferente, estádios diferentes, atmosferas diferentes, e, para que o mesmo possa mostrar o seu grandioso futebol, ele teria que nascer de novo e conquistar tudo que ele conquistou no Brasil, agora em terras internacionais. Neymar terá que chegar na Europa e provar todo o seu valor e superar todos os obstáculos para conseguir se firmar entre os melhores.

CAI, CAI, ”MONSTRO”? A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL DE NEYMAR.

Máscar do Neymar (Foto: Globoesporte)

Neymar ficou conhecido no incicio de sua carreira como sendo um jogador cai, cai, que simulava pênaltis, saltava em faltas e protagonizava verdadeiras cenas de cinema com choros, corpo esticado no gramado, rolação de um lado pro outro. Após um cartão anotado em prol de seu time, aquele jogador que estava sofrendo no gramado levantava normalmente e saia correndo como se nada tivesse acontecido. Lances como esse e vários outros tipos marcaram Neymar como um jogador mentiroso e ator, porém os marcadores começaram a ficar mais atentos e a arbitragem do futebol brasileiro também. Os árbitros não mais se deixavam levar pelas insinuações e os marcadores cada vez mais procuravam ser limpos e inteligentes na hora da marcação. Isso levou Neymar a procurar um novo estilo de jogo. Mas essa procura não veio sozinha: o pai do Neymar, figura muito presente na carreira do atleta, foi fundamental para essa mudança. Não somente ele, mas várias personalidades do futebol e críticos Brasil á fora questionavam muito e aconselhavam Neymar, direta ou indiretamente.

Com certeza as críticas e conselhos ajudaram o menino da Vila a procurar um novo estilo de jogo. Mais objetivo e menos espetacular. Hoje, Neymar não é mais um jogador que cai tanto. Hoje, ele suporta mais contatos físicos até por que ficou um pouco mais forte e seu futebol como um todo está muito mais objetivo, Neymar apresentou melhorias significativas. Hoje ele pega a bola e parte pra cima, leva pro drible, pra finalização ou até mesmo para dar uma assistência. Esse é um dos fatores de melhora no futebol de Neymar. Claro, ele sempre foi um jogador coletivo, mas antigamente em alguns lances era indivisualista, hoje não mais! Neymar dá várias assistências e joga muito mais em prol do time que antes.

Também tivemos espisódios de indisciplina que prejudicaram o Santos, porém tais episódios não formam parte significativa suficiente para manchar a carreira do mesmo. O primeiro incidente foi com o técnico Dorival Júnior na beira do gramado, onde gesticulou de forma ”contrária” as ordens do técnico. Outra cena clássica é na Libertadores, onde Neymar sabendo que já tinha um cartão amarelo, coloca uma máscara  de forma infantil e inocente para comemorar um gol, e acabou sendo expulso de campo, prejudicando seu time e deixando o treinador com menos uma opção para o próximo confronto da competição. Seguem os videos:


CHELSEA, PREMIER LEAGUE E NEYMAR…DÁ ROCK?

O futebol da Premier League é um que todos nós já conhecemos. Jogado de 20 a 30 metros, campo reduzido, toques rápidos, pouco espaço, gramados menores, defensores mais fortes, arbitragem menos presente e diversos outros fatores. O Chelsea hoje joga num 4-2-3-1 e, com as várias contratações que fizemos, onde podemos imaginar que Neymar jogaria na linha de 3 meias? Pela esquerda, onde temos Hazard, Marin e Malouda?  Claro, não estou aqui querendo fazer comparações. Afinal, pra mim Neymar é melhor que todos esses, porém, a discussão aqui não é de quem é melhor e sim do investimento de 40 milhões que o Chelsea fez por Hazard e Marin. Seria meio absurdo acreditarmos que o Chelsea investiria mais 45 milhões pra comprar Neymar e deixar outros 40 milhões no banco não é mesmo? Claro, ainda temos o flanco direito e a criação, mas como meia ofensivos temos Oscar e Mata. Pela direita, Neymar não rende tanto. Enfim, o objetivo desse post não é discutir as possibilidades táticas de Neymar e Chelsea, muito menos discutir se o craque virá para o Chelsea ou não. Afinal, ele tem contrato com o Santos até 2014 e o Chelsea não vai fará proposta por ele agora.

O ÍCONE DO BRASIL PARA A COPA DE 2014…

Neymar arrisca voleio em partida do Brasil no jogos Olímpicos de Londres(Foto: Mowa Sports)

A Copa de 2014 no Brasil é o assunto do momento e a seleção brasileira já tem a sua figura principal para a competição. Trata-se de Neymar, o novo ícone para a próxima Copa do Mundo. Lembro-me de 2002, quando Ronaldo Fenômeno era o ícone, quando ele apareceu com aquele penteado estrando com cabelo só na frente, onde várias crianças e jovens imitaram o ídolo. Hoje vejo garotos e rapazes fazendo o mesmo penteado de Neymar e fico ciente que o menino da Vila já virou moda e mania nacional. Toda marca famosa quer tê-lo como garoto propaganda, todo programa de TV quer tê-lo por alguns minutos ao vivo, todas as garotas querem engravidar do Neymar.  O Brasil hoje é Neymar…faz sentido? Supervalorização da mídia? Ou relamente ele é tudo isso? Fica a questão…

O OBJETIVO DESSE POST…

O objetivo desse texto foi falar um pouco da carreira do Neymar, o interesse do Chelsea e toda a história de especulações e possibilidades, levando em consideração os fatores e as consequências. Portanto, esse seria um post que divide ideias e concretiza opiniões. Recentemente, Neymar disse que o estilo de jogo do Chelsea o agrada e tivemos também a entrevista de Oscar, onde o mesmo disse que num futuro próximo pode tentar convencer Neymar a vir pro Chelsea.

Blues, eu queria com esse post enterrar toda e qualquer possibilidade do Neymar vir pro Chelsea. Essa especulação está morta a partir de hoje. Neymar pode vir pro Chelsea um dia? Claro! Tudo é possível, nunca é uma palavra forte, mas com tantos fatores contrários e pelo decorrer da história, é difícil imaginar que o Menino da Vila brilhe vestindo azul num futuro próximo.

Pra finalizar o post deixo esse vídeo sobre Neymar, algumas jogadas do mesmo e alguns gols…afinal, quem nunca sonhou em ver o Neymar jogando pelo Chelsea? Eu mesmo sonhei e quis muito! Mas hoje sei que essa possibilidade inexiste e nem desejo como antes. Mas uma coisa é certa: Neymar é muito bom jogador, um dos melhores do mundo!

Category: Opinião

Tags:

Article by: Kallil Carlos