Ano novo, vida nova. Certo? Bom, no Chelsea não… Neste domingo (17), completa-se um mês da demissão de José Mourinho. De lá pra cá, os resultados melhoraram bastante – são três vitórias e quatro empates -, mas o desempenho ainda não é o ideal.
Na última coluna de 2015, perguntei se os jogadores derrubaram José Mourinho. Eu acreditava que não seria possível perceber essa diferença em pouco tempo, mas, com pouco mais de um mês com Hiddink no comando, já vimos que a postura é diferente. A vontade de alguns jogadores mudou, porém futebol não é mágica, é trabalho. E isso explica porque o desempenho não é exuberante.
Uma outra questão levantada por mim foi se Guus Hiddink era um bom nome. Analisando os nomes no mercado e vendo que o contrato de Hiddink é somente até o fim da temporada, acredito que esse ‘técnico tampão’ pode ser útil. Para a próxima temporada, meu nome favorito era Ancelloti, que infelizmente não é mais possível.
O último ponto foi sobre a postura da torcida, de vaiar alguns atletas. Independentemente de ser contra ou a favor determinado técnico, é necessário respeitar pela instituição, coisa que não foi demonstrada por alguns jogadores.
A seguir, os melhores emails de leitores sobre as questões levantadas acima.
- Os jogadores derrubaram Mourinho?
“Sim, é claro que sim, os jogadores já estavam cansados de Mourinho, a temporada começou e as coisas não engrenaram como o esperado, avia um desgaste muito grande no vestiário, um grupo dividido e etc, tenho a certeza que derrubaram Mourinho através de um jogador cabeça, ou seja, aquele que organizou tudo, cujo, não sei quem é! Mas, é bem óbvio a mudança de postura da equipe depois da saída de Mourinho, era claro, a felicidade dos jogadores com a notícia da demissão de Mourinho.” (Marco Antônio)
- Guus Hiddink é um bom nome para o Chelsea?
“Até o final da temporada pode ser que sim, mas pra futuro não. Guardiola acabou de dizer que não renova com o Bayern, provável que seja o nome para 2016/2017. Mas tem nomes como o Juande Ramos que é bom, Mircea Lucescu é um ótimo treinador e até o Manuel Pellegrini.” (Ruan Staniecki)
- A torcida agiu corretamente ao vaiar alguns atletas?
“Sim, o sentimento do torcedor do Chelsea é o mesmo. É lamentável ter que ver essa postura dos jogadores. Não acho que só a presença do dono do clube no treinamento fez toda essa mudança. E a presença do Drogba nas tribunas é uma clara intenção de trazer ele de volta para manter o vestiário sempre com a mesma visão e abafar qualquer tipo de rebelião.” (Daniel Gomes)
Na próxima semana, uma análise mais detalhada sobre o trabalho de Guus Hiddink no comando dos Blues!
As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil