Mikel e Moses: o Chelsea sente a falta

Moses e Mikel estão disputando a CAN pela Nigéria, e suas ausências prejudicaram o Chelsea nos últimos jogos. (Foto: Reuters)
Como a dupla está disputando a CAN pela Nigéria, a ausência prejudicou o Chelsea nos últimos jogos (Foto: Reuters)

Por Hemant Dua, colunista do Bleacher Report

No último sábado, o Chelsea sofreu sua quinta derrota na Premier League. Enquanto isso, os nigerianos avançaram para as semifinais do Campeonato Africano das Nações, eliminando os marfinenses, que eram considerados favoritos na competição.

John Obi Mikel e Victor Moses desempenharam o seu papel na vitória por 2-1. O Chelsea gostaria de ter a dupla de volta o mais cedo possível, dado o retrospecto recente do clube.

Por que tudo está dando errado para os Blues? O tamanho do elenco é um dos problemas. Além dos 23 jogadores que estão fora por empréstimo, algumas peças do elenco principal como Eden Hazard, David Luiz e Oriol Romeu estão ausentes por diversos motivos. O retorno de Moses e Mikel pode não acontecer em breve.

Além disso, a questão tática é outro problema. Falta força física no meio-campo do Chelsea. Mikel é criticado por sua falta de contribuição ofensiva. Mas o próprio nigeriano, em entrevista ao site oficial do clube, explica isso:

“Eu não estou sempre no ataque, por isso eu não faço gols, isso é a verdade. Eu sempre tive que ficar mais recuado. Quando eu for para a frente ninguém vai me cobrir, deixando o meio-campo aberto. Espero que as pessoas vejam isso, porque eu não sei quando esse gol virá! Eu tenho que mudar minha posição um pouco para marcar gols.”

Não se pode negar que a tática faz a diferença. O futebol é um jogo tático, e você não ganha jogos simplesmente por possuir um grupo mais talentoso de jogadores que o adversário. A presença de personagens como Mikel pode fazer uma grande diferença. Com uma média de 2,5 desarmes e 1,8 interceptações por jogo na Premier League nesta temporada, o nigeriano vem fazendo seu trabalho muito bem. Porém, a maioria das pessoas esquece a sua contribuição para o time. Com a sua ausência, a defesa vem sofrendo vários gols.

David Luiz chegou a jogar como volante antes de ter sofrido a lesão, o que deixou Benitez com uma grave carência de opções no setor. Isso obrigou o Chelsea a deixar Frank Lampard e Ramires juntos na marcação nos últimos sete jogos, e na partida contra o Newcastle as deficiências defensivas dessa parceria foram expostas.

Se Mikel estivesse disponível, a situação de Benitez seria um pouco mais confortável. Moses é outro jogador que faz falta no Chelsea. Graças a sua ausência, Bertrand vem sendo utilizado como winger. Agora que Hazard cumpriu a suspensão de três jogos, o treinador deverá evitar escalar Bertrand no setor.

A pouca participação de Marko Marin acentua ainda mais a importância de Moses para o Chelsea. A força física do nigeriano (característica rara nos atuais wingers), aliada à sua velocidade, o torna uma ameaça única para a equipe.

Antes de sair para jogar a CAN pela Seleção Nigeriana, Moses foi titular em praticamente todos os jogos do Chelsea, se tornando um dos favoritos de Benitez. Apesar de não ser tão bom defensivamente como Oscar, ele é bem efetivo quando joga com Juan Mata e Hazard.

O nigeriano deixou um vazio no Chelsea recentemente, mas quando retornar, deve voltar a figurar entre os titulares. Se ele melhorar sua finalização, poderá tornar-se um jogador indispensável no elenco. Seja a velocidade de Moses ou a segurança defensiva de Mikel, o Chelsea está perdendo muita qualidade.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.