Lampard x Drogba: quem é o maior?

Os craques comemorando um gol com a torcida. (Foto: REUTERS/Nigel Roddis)

Antes de tudo vou me apresentar. Meu nome é Rafael Yan e sou o novo responsável pela coluna “Visão de Torcedor” do Chelsea Brasil.  Acompanho o Chelsea há muito tempo, não sei precisamente desde quando, mas aproximadamente 8 anos. Destes 8 anos, fazem uns 4 que o Chelsea se tornou um vício, uma verdadeira paixão! Para começar, proponho um debate:

Lampard x Drogba – Quem foi o mais importante? Quem foi o MAIOR?

Essa pergunta pode se passar na cabeça de muitos torcedores e até mesmo de muito dos admiradores dos Blues. Uns com exatidão dizem Drogba, outros com exatidão dizem Lampard… E você? Sabe responder sem ao menos pensar um pouco?

A revista oficial do Chelsea esse ano elegeu Drogba como o maior jogador, o maior ídolo da história dos Blues. Primeira coisa que vem a cabeça de muita gente é que ele está nesse posto por ter sido o herói da conquista da Uefa Champions League… Mas posso dizer que quem pensa assim, pensa errado!

O garoto marfinense, que tinha acabado de levar o Olympique de Marseille a uma final de Europa League, além de ter sido eleito o melhor jogador do campeonato francês, era contratado por uma ORDEM de Abramovich por 24 milhões de libras. Em seu primeiro ano, ainda com a camisa 15, foi campeão da Premier League (o primeiro título da Era Abramovich) fazendo gols importantes e com a ajuda é claro de seu companheiro que já estava mais tempo no Chelsea, Frank Lampard.

Frank Lampard chegou aos Blues contratado ao West Ham, depois de ter feito uma boa temporada por lá. Um começo sem grandes atuações e extremamente tímido despertou uma certa desconfiança da torcida Azul em cima de Frank. Tal desconfiança seria apagada nas temporadas seguintes. Depois da adaptação e da crescida de produção, Lampard se tornou o dono do meio campo do Chelsea e um dos melhores jogadores tanto da Inglaterra quanto do mundo.  Nos tempos em que Abramovich foi consolidando um time, uma equipe realmente forte com condições de disputar de igual para igual com qualquer clube no mundo, Lampard e Drogba eram peças fundamentais, assim como Terry, Cech, Essien e Ashley Cole.

Com um domínio perfeito e chutes precisos, Drogba era um jogador extremamente decisivo nas finais com seus gols mágicos, gols que só ele ali poderia fazer.  Foi assim que em 9 finais ele marcou 9 gols! Um gênio da grande área, um jogador decisivo, um jogador que quando precisava aparecer, aparecia. Infelizmente a bola cruzada na área não foi de Lampard e sim de Mata, mas que encontrou O CARA, encontrou o que mais merecia e o que mais decidia. Porém, antes da final, tivemos outro momento histórico no qual os dois participaram, que foi a vitória contra o Barcelona! Chelsea acanhado, recuado, marcando… Mal sabia que lá na frente tinha O CARA, TINHA Drogba! Lampard orientava o sistema de marcação imposto ao Barcelona, corria, dava bote, lançava… Assim saiu o Gol de Drogba no primeiro jogo. Uma bola que só podia passar onde passou: foi ali que Drogba colocou!

Dois heróis! Dois jogadores que sempre gostaram de uma decisão e que amam a camisa Azul do Chelsea! Quem não lembra de Drogba esbravejando depois do assalto que sofreu o Chelsea contra o Barcelona em 2009? Dói só de lembrar…

Lampard, o homem das bolas paradas, dos pênaltis perfeitos, Drogba também… Muitos gols de falta, outros de pênalti, o mais importante da carreira numa cobrança de Pênaltis… Quem não se arrepia quando lembra a bola indo pra um lado e Neuer pro outro?

Ninguém apostava no Chelsea, mas com um capitão como Lampard, um goleiro como Cech e um Gênio como Drogba, não tem como deixar de acreditar… Graças a eles, fizemos história E COMO FIZEMOS!

Todos sabem o que se passaram nessa trajetória longa dos dois, os jogos, os gols e até mesmo os momentos ruins! Mas com clareza, só lembramos às glórias!

Drogba o matador e decisivo durante oito anos… Em finais de Copa, durante toda uma Premier League e principalmente na UCL. Lampard o cérebro, o comandante e principalmente o SÍMBOLO do Chelsea… 11 anos e talvez mais alguns pela frente mostram isso.

E vocês, leitores do Chelsea Brasil, quem preferem? Drogba, caçador de gunners, ou Lampard, maestro de uma geração?

Category: Opinião

Tags:

Article by: Rafael Yan