Branislav Ivanovic: totalmente fundamental

Branislav Ivanovic: sérvio é fundamental no Chelsea (Foto: The Sun)

O Chelsea hoje conta com 4 zagueiros Top de classe mundial.  São eles Branislav Ivanovic, John Terry, David Luiz e Gary Cahill. Mas dentre os 4, eu venho falar nesse post em especial de um deles: Ivanovic.

Um defensor praticamente perfeito, sem defeitos visíveis. Com boa velociade para um zagueiro, é bastante defensivo em vários aspectos como carrinhos, desarmes, marcação e bolas aéreas. Forte fisicamente, esbanja consistência jogando bem sempre, independente da atuação do time como um todo.  Pode jogar de lateral direito, além de zagueiro! Ivanovic é conhecido por ser um defensor esplendoroso, um zagueiro de origem. Mas o que devemos entender de uma vez por todas é que o sérvio pode jogar de lateral direito, e não é um lateral direito como muitos pensam.

Não podemos misturar as coisas. Não podemos achar que o Ivanovic é um lateral direito por que ele joga como lateral direito no Chelsea. Tínhamos José Bosingwa, que devemos ser sinceros, não era concorrência pra ninguém. Bosingwa era fraco defensivamente, fraco fisicamente, fraco em todos os aspectos principais de um lateral, principalmente nos cruzamentos (um dos princípios fundamentais pra se jogar de lateral). Por favor,não me entendam mal: não estou aqui colocando em questão a titularidade de Ivanovic na lateral direita, pelo contrário. A competência dele não tem nada a ver com as fragilidades futebolísticas do português.

Uma questão divertida e gostosa pra ser discutida é justamente essa: Ivanovic sempre jogou muito bem na lateral direita, mas e se um lateral direito de oficio vier? Ivanovic vai pro banco? Eu categoricamente não acredito que o sérvio vá sair do time titular do Chelsea, independente da contratação de um bom lateral direito. Acredito firmemente que Ivanovic é um defensor extremamente completo e acho ele mais zagueiro que Cahill e Luiz. Porém, a discussão não é quem é melhor, e sim o zagueiro que deixaria nossa defesa mais sólida e compacta. Separei uma série de argumentos que exemplificam o quão importante Ivanovic é para o Chelsea, e como ele vai jogar de zagueiro sem que David Luiz e Gary Cahill fiquem no banco sempre. Vamos aos fatos:

IDADE E AS LESÕES DE JOHN TERRY…

John Terry – Lesão – (Foto: Sky Sports)

Todos sabemos que John Terry é nosso capitão lendário, e que ele, apesar de estar com 31 anos, ainda joga muito e com certeza será titular absoluto. Mas vale sempre lembrar que dia sete de dezembro ele faz 32 anos de idade e, além de não ser mais nenhum garoto, ainda tem um histórico de lesões gigantesco, tanto no joelho, como na panturrilha, coxa e virilha.

DIFICULDADES DEFENSIVAS DE DAVID LUIZ…

David Luiz marcando Chicharito, do Manchester United (Foto: ESPN.com)

Sabemos que o David tem algumas qualidades raras em zagueiros: velocidade e habilidade,passe e técnica. Cada vez mais essas qualidades estão sendo exigidas nos defensores do “futebol moderno” e nosso zagueiro possui essas características. Porém, temos que levar em consideração as dificuldades defensivas do brasileiro, como fazer faltas e pênaltis bobos em momentos difíceis para o time e suas subidas descontroladas ao ataque (o que acaba comprometendo a defensividade da equipe e o desempenho de seus colegas de zaga). Claro, não posso ser hipócrita e dizer que esses avanços ofensivos são de uma forma geral um problema, pelo contrário: em momentos difíceis ,quando o ataque não está conseguindo encontrar os espaços, é muito interessante ter um zagueiro ou volante com qualidade para aparecer como “elemento surpresa”. Mas, no geral, não dá pra ser assim sempre. Acredito que David Luiz evoluiu muito nesse aspecto de ser o “doidão da defesa”. Hoje ele está um pouco mais seguro, e pudemos notar tal melhoria  em sua brilhante apresentação na final da Champions, contra o Bayern de Munique. Porém, apesar de tal evolução, o brasileiro ainda precisa de um pouco mais de solidez e consistência defensiva.

A CONTRATAÇÃO DE UM LATERAL DIREITO DE OFICIO…

Parece estar praticamente certo. Após as Olímpiadas de Londres, o Chelsea vai contratar um lateral direito. Com isso, Ivanovic perderá sua vaga? Não! A princípio, Ivanovic vai continuar de lateral direito normalmente. E o lateral direito que chegar nos Blues vai ter que provar o seu valor e roubar a posição do sérvio. Mas se um lateral direito vier e roubar a posição de Branislav? Bem, eu citei acima problemas de Terry e David Luiz. Problemas esses que me levam a acreditar que seria interessante pensarmos na possibilidade de unir o útil ao agradável. Útil por que precisaríamos usar Ivanovic na zaga e agradável por que o próprio Ivanovic já disse que o seu desejo e vontade é de jogar em sua posição original.

Acredito que Ivanovic é perfeitamente fundamental, e separei esse vídeo para matarem a saudade de alguns lances do sérvio e para verem quão importante e bom ele é para o nosso amado clube Chelsea FC.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Kallil Carlos