Direto de Londres: Com apoio de Kerry Dixon, torcedores criam o Chelsea Supporters Trust

Terceiro maior artilheiro da história do Chelsea, Kerry Dixon aprova o Chelsea Supporters Trust.
Terceiro maior artilheiro da história do Chelsea, Kerry Dixon apoia o Chelsea Supporters Trust.

Quando o Swansea City Football Club estava passando por sérios problemas financeiros no começo da década passada, um grupo de torcedores decidiu intervir. Enquanto muitos times estavam sendo adquiridos por investidores e bilionários, eles decidiram comprar 20% das ações do clube. Estes fãs salvaram os Swans da falência e foram recompensados com as atuações relativamente boas das últimas temporadas, que culminaram com o título da última Capitol One Cup.

Mas este texto não é sobre o clube galês, mesmo tendo inspiração nesta história. É sobre a paixão dos torcedores de um dos maiores gigantes do futebol europeu, interessados em fazer o mesmo com sua paixão futebolística. É sobre o Chelsea Supporters Trust, uma iniciativa que se iniciou em fevereiro após um ano de planejamento. Eles não possuem a intenção de comprar ações dos Blues, mas o princípio é o mesmo: ter suas vozes ouvidas e ajudar o clube a crescer. “Não estamos falando sobre um jogador, mas sim de um futuro”, diz David Chidgey, conhecido como Stamford Chidge e um dos fundadores do Trust.

Segundo Tim Rolls, outro dos responsáveis pela iniciativa, eles planejam alcançar seus objetivos através de diálogo construtivo com as pessoas no comando do Chelsea. “Não é só sobre falar com o clube, mas também trabalhar em conjunto com todos para tornar as coisas melhores. Mas para isso precisamos de todos os torcedores”, ele explica. “A chave do Trust é comunicação. Temos contas nas principais redes sociais como Twitter e Facebook, então não hesitem em entrar em contato conosco porque queremos suas opiniões”, diz Chidge. Eles até conseguiram marcar uma reunião com o diretor chefe do clube Ron Gourlay e os resultados foram promissores tendo em vista que eles conversaram por uma hora e meia, muito mais tempo do que o esperado.

Stamford Chidge é um dos responsáveis pela iniciativa, muito apoiada pelos torcedores.
Stamford Chidge é um dos responsáveis pela iniciativa, muito apoiada pelos torcedores.

Estamos preparando isso por um ano. Abrimos uma conta bancária e fizemos uma constituição aprovada pela Supporters Direct”, explica Rolls. É necessário enviar as regras do grupo à instituição responsável por intermediar o relacionamento de todos os Supporters Trust e seus respectivos clubes. Os idealizadores da iniciativa realizaram diversas reuniões com pessoas interessadas com acausa durante o último ano para iniciá-la, discutindo tópicos como preços de ingressos, considerados altos, taxas de anuidade para o grupo e as regras. “Estamos tentando fazer isto da maneira correta”, ele explica.

O Chelsea Supporters Trust está aberto para torcedores dos Blues de todo o mundo, não só do Reino Unido. Você pode se cadastrar no site deles pagando £5 por ano. Se dinheiro é problema, há a possibilidade de se tornar um membro gratuito. Suas opiniões sobre os assuntos relativos ao clube serão ouvidos igualmente, mas sem poder votar. Como assim votar? Simples: no começo de toda temporada haverão eleições para escolher os membros da diretoria, que farão com que as vozes dos membros sejam ouvidas pelo clube.

A iniciativa não é apoiada só pelos torcedores. Kerry Dixon, terceiro maior artilheiro da história centenária dos Blues com 193 gols, é um importante simpatizador do Chelsea Supporters Trust. Presente no evento de lançamento em fevereiro, o ex-atacante acredita que os fãs tem um importante papel nos assuntos relativos ao clube e precisam fazer com que suas vozes sejam ouvidas. “Pessoas como vocês garantirão que o clube se tornará o que precisa ser”, defende o ídolo.

Kerry Dixon atendeu aos torcedores presentes no evento de lançamento da iniciativa, dando autgrafos e tirando fotos.
Kerry Dixon atendeu aos torcedores presentes no evento de lançamento da iniciativa, dando autgrafos e tirando fotos.

Dixon respondeu a perguntas dos fãs interessados em saber suas opiniões sobre a situação atual do clube. O ex-jogador foi evasivo em seus discursos e recusou a comentar sobre o questionado treinador Rafa Benitez, detestado pelos torcedores deste o primeiro dia. “Não vou criticar pessoas que estão tentando fazer o melhor para o clube”, disse em resposta a um torcedor nervoso que reclamou da diretoria do Chelsea, responsável por medidas impopulares como a demissão do ex-técnico Roberto Di Matteo.

O lendário jogador vê o Trust como uma coisa positiva para os Blues, um clube que está mudando desde quando foi comprado pelo magnata russo Roman Abramovich, apoiado por KD. “Eu aprovo pessoas tentando fazer coisas positivas para o time que eu amo”, disse ele, encorajando os torcedores a se juntarem à iniciativa. “Cadastrem-se pelos motivos certos. Será o razão corretas. Se não for, eles não conseguirão me trazer aqui de novo”, completou.

Segui a recomendação de Kerry Dixon e me juntei ao Chelsea Supporters Trust. É o mínimo que posso fazer por um clube que me deu tantas alegrias. Quer fazer o mesmo? Entre no site deles e prepare-se para exercitar seu inglês. A causa é boa e merece atenção, além das pessoas por trás dela possuem as melhores intenções em mente e farão de tudo para melhorar o Chelsea.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.