Demba Ba: A escolha errada

Saudade do Drogba (Foto: AP).

Se você só tivesse uma chance de acertar, e tivesse que apostar todas as suas fichas em uma única alternativa, eu tenho uma dica para você. Não aposte na zebra.

Demba Ba, de 27 anos, já não é nenhum garoto e não está ficando mais jovem. Com passagens razoáveis por clubes notoriamente inferiores, o cara nunca chegou a convencer. Só jogou em timecos, vide a lista: Port Autonome, Frileuse, Montrouge, Mouscron, Hoffenheim, West Ham e Newcastle. Agora me digam, tirando os três últimos que todos já conhecemos como sub-times, alguém já ouviu falar dos outros? Acho que seu currículo fala por ele.

Após algumas boas atuações pelo ‘Botafogo da terra da Rainha’ e o 3º (quem lembra do terceiro no final das contas?) lugar no ranking dos artilheiros, Demba finalmente apareceu, chamando a atenção de um cidadão do qual não tenho nenhuma queixa a fazer, para não falar outra coisa… O senhor Rafa Benítez. Ele mesmo, aquele que inquestionavelmente faz um ótimo trabalho no Chelsea e é amado por todos.

E então, como num passe de mágica Ba foi contratado para ‘colocar pressão em Fernando Torres’. Uma pressão um pouco cara eu diria, levando-se em conta que o jogador espanhol custou £ 50 milhões além dos absurdos £ 7 milhões pagos pelo senegalês, um artilheiro que nunca foi artilheiro.

“Mas o que é isso, Demba Ba tem feito gols pelo Chelsea!” – pode dizer o leitor. Então eu retruco: – Isso não quer dizer nada. O Hernane é o artilheiro do Campeonato Carioca, não para de fazer gol pelo Flamengo.

“E o que isso tem a ver com o caso do Demba Ba ? Estamos falando de Premier League e não de Campeonato Carioca. Ta falando besteira Luis !” – Você pode argumentar. E eu concluo: É claro que a comparação dos campeonatos é ridícula. São formados por jogadores de níveis totalmente diferentes. Mas o que quero que percebam é que existem jogadores que vivem de momento. Aproveitam uma boa fase e nos decepcionam no futuro. O que acontece no Flamengo com Hernane hoje é a mesma coisa que aconteceu com Ba no Newcastle ontem. Alguns gols, todos contando com um bocado de sorte, que chamam a atenção para um jogador, até então, totalmente desqualificado para atuar em uma equipe de grande porte. Quer mais um exemplo disso? Alguém ainda se lembra do Keirrison? Aquele do Coritiba, que foi para o Palmeiras e depois envergou a camisa do Barcelona.

Uma boa fase valoriza o passe de um atacante, mas não significa que se tenha encontrado o novo Romário da grande-área. Demba Ba não pode substituir Drogba, e isso irá, inevitavelmente, obrigar o clube a comprar mais um novo atacante no futuro. Para completar agora existe um Fair Play Financeiro na Liga, então provavelmente o clube poderá fazer apenas uma ou duas contratações por temporada, e se quiser contar com um grande centro-avante irá ter que ralar para manter as contas do clube no azul.

Conclusão: Demba Ba não é artilheiro, vive uma boa fase que logo irá passar. Custou superestimados £ 7 milhões. Não tem futuro na equipe. Não trará retorno financeiro em caso de re-venda. Dá a falsa impressão de que nossos problemas no ataque estão resolvidos. Está no mesmo nível técnico de Torres, só que corre um pouco mais. Resumindo, Rafa Benítez apostou na zebra. E agora, quem paga o pato somos nós.

Precisamos de um craque, não de um tapa-buraco.
(Foto: Getty Images)

E o que pensa você irmão Blue? Demba Ba pode substituir Drogba? O dinheiro investido no senegalês valeu a pena? Ele tem futuro no Chelsea? Se não, quem devemos contratar? Alguém sabe por onde anda o Keirrison !? Concorda comigo? Discorda de mim? Responda a todas estas perguntas nos comentários abaixo. Tire suas dúvidas, responderei seu comentário assim que possível.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.