David Luiz: Zagueiro?

David Luiz é mesmo zagueiro? (Foto: Reuters)

Desde que chegou ao Chelsea, em janeiro de 2011, comprado por 25 milhões de euros, David Luiz é criticado por suas constantes idas ao ataque, o que consequentemente deixa a defesa vulnerável.

Não foram poucos os gols que o Chelsea levou dessa forma na última temporada. E assim surgiram muitas críticas, como por exemplo, a de Gary Neville, que chamou o brasileiro de “jogador de Playstation”. Inclusive aquele que vos fala concordava com o ex-lateral.

Mas eu também pensava: “Se o David Luiz gosta tanto de desarmar e ir ao ataque ao mesmo tempo, por que não testá-lo como volante ou lateral?”

Dessa forma ele não deixaria aquela cratera na defesa, faria suas jogadas no ataque e também conseguiria ajudar atrás. Mas é claro que transformar alguém que passou a vida toda jogando em uma posição é de certa forma complicado. Provavelmente não teria aquela noção de espaço em campo. Mas custa tentar?

Eu mesmo respondo: custa. Tiraríamos Ramires ou Lampard do time somente para testar? Tentaríamos deslocar Ivanovic para a zaga mesmo sabendo que ele dá conta do recado na lateral? De maneira alguma. Como diz aquela velha frase: “Em time que está ganhando não se mexe”.

Ainda bem meus amigos que o “Puyol brasileiro” anda jogando bem e parando com aquelas subidas pro campo ofensivo. A prova disto é que Roberto Di Matteo está preferindo o futebol do “brazuca” ao invés do bom Gary Cahill.

Mas agora surge a pergunta: por que isso está sendo postado se David Luiz já provou que pode ficar na zaga?

Apenas por diversão meus caros. Provocar o debate é a coisa mais gostosa que existe no jornalismo. Então, vou colocar como escalaria o Chelsea se David Luiz fosse pra lateral e também se fosse volante:

David Luiz na lateral:

Cech; David Luiz, Ivanovic, Terry, Cole; Mikel, Ramires; Oscar, Hazard e Mata; Fernando Torres.

Para mim, apenas uma inversão de papéis entre o sérvio Ivanovic e David já seriam o suficiente neste esquema. Teríamos um desenho tático mais diferente com ele no meio.

David Luiz como volante:

Cech; Ivanovic, Cahill, Terry, Cole; Mikel, David Luiz; Ramires, Hazard e Mata; Torres.

A ausência de Oscar seria a diferença. Ramires achou sua posição na temporada passada e para mim dali não deveria ter saído. Lampard em decadência (infelizmente) não teria muito espaço. Quanto à David Luiz, escalado como segundo volante, poderia enfim atacar e defender.

É isso meus amigos, muito obrigado para quem teve paciência de ler este post até o fim. Obrigado e até a próxima!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Vinícius Paráboa