Colunas: Tempo para planejar

Os Blues celebraram o título da Capital One Cup (Foto: Reuters)
Continuidade do trabalho é a chave para o sucesso (Foto: Reuters)

Salve nação! Chegamos a metade do ano, seis meses que passaram voando. O primeiro semestre termina com saldo positivo para o Chelsea: dois títulos conquistados. Poderia ser mais? Sim, talvez, se tivéssemos jogado melhor em momentos cruciais, mas o passado serve apenas de lição para o planejamento da próxima temporada.

A Premier League só volta no segundo semestre. Nesse intervalo José Mourinho terá muito tempo para analisar o que deu certo e errado para seu time. Obviamente não somos o elenco perfeito, mas também não precisamos de mudanças radicais. Reforços são sempre bem-vindos, afinal o elenco disputa no mínimo quatro competições e a rotatividade é necessária em algum momento.

Na opinião da pessoa que vos escreve, o passo inicial de Mourinho seria mudar sua mentalidade (inevitavelmente refletida no comportamento do time em campo), deixando de lado o pragmatismo e apatia em partidas aparentemente ganhas. Isso não significa que sou contra o futebol inteligente, pelo contrário. Sou admiradora do futebol de resultado: jogar e vencer é sempre bom. Porém, em momentos de 2014-2015 o Chelsea deu sinais de covardia e apatia em campo, até mesmo quando tinha o placar a seu favor.

O segundo passo logicamente é o de buscar reforços. Repito, não temos o elenco perfeito e nem o mais forte da Europa. Temos atletas com potencial e se conseguirmos dois ou três peças de qualidade, seremos uma equipe mais forte na temporada seguinte.

O terceiro passo é a continuidade do trabalho iniciado com o retorno de Mourinho ao clube. Resultados são consequência do planejamento. E isso requer estabelecimento de metas, recursos humanos e financeiros. Nesse quesito, o português é expert, afinal é um manager com todas as letras.

Que o descanso faça bem a Mourinho e ao Chelsea, para na temporada seguinte podermos voar mais alto. Somos grandes para nos contentarmos somente com campeonatos nacionais. Avante, Orgulho de Londres!

Antes de encerrar a coluna, gostaria de avisá-los que passarei a escrever aos sábados, a partir do dia 4 de julho. Nesse intervalo a coluna faz uma breve pausa. Até julho, moçada!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião da autora, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Maria Akemi

Pernambaiana, torcedora do Chelsea desde muito tempo.