Colunas: Should I stay or Should I go?

O melhor goleiro do mundo em 2005 pode estar deixando o Chelsea (Foto: Sky Sports)
O melhor goleiro do mundo em 2005 pode estar deixando o Chelsea (Foto: Sky Sports)

Como não idolatrar Petr Cech? Um abraço aos amigos que acompanham o Chelsea Brasil. Bom, por muito tempo acompanhamos o Chelsea com a presença de um arqueiro de qualidade, titular e preciso. Passava-nos segurança e era um líder dentro de campo. Todas essas características ainda permanecem, exceto uma: ser titular.

Petr Cech chegou ao Chelsea em 2004 e debutou em uma partida contra Fulham. Logo em seguida, se tornou titular até a chegada de Thibaut Courtois, uma década depois. O belga, considerado por muitos o melhor goleiro da atualidade, pegou a vaga de titular de Cech e vem atuando com regularidade como o “camisa um” dos Blues. Petr já afirmou ter paixão pelo clube, mas não descartou uma mudança de ares por ter sido deslocado para o banco.

“O Chelsea conhece-me bem e sabe que esta não é a situação que eu imaginava. Com o Europeu em 2016 e a Seleção Nacional em mente, não quero permanecer assim”, disse o arqueiro a uma rádio checa.

O primeiro motivo de Cech é a Eurocopa, que será realizada na França em 2016. A República Checa é a segunda colocada do Grupo A, com nove pontos em três jogos. Perde somente para a Islândia com a mesma pontuação e com um saldo de gols desfavorável. (8 a 4 para a Seleção Islandesa) Os checos estão, até o momento, eliminando a Holanda, terceira colocada da Copa do Mundo de 2014 e a Turquia, semifinalista em 2002. Ficar no banco de reservas seria perder ritmo de jogo, estar abaixo do físico ideal e, consequentemente, não estar no ápice para uma competição que exige uma preparação especial de um atleta.

 O segundo motivo é óbvio. O mercado não está repleto de atletas do nível do goleiro reserva do Chelsea. É um privilégio do clube londrino em contar com dois arqueiros que são elogiados por toda a imprensa. Por isso, um reserva de luxo como Cech é cobiçado cor muitos clubes como os franceses Paris Saint-Germain e Mônaco; e mais recentemente, o Atlético de Madri demonstrou interesse em Petr.

José Mourinho se pronunciou confirmando a possibilidade de Cech estar infeliz, mas dizendo que todos terão uma chance.  Disse que não esperava uma postura diferente do goleiro, afinal, todos querem jogar, mas não tem espaço suficiente.

“Este período é o mais difícil para eles porque é um período com apenas um jogo por semana”, afirmou. “Mas em setembro tem Copa da Liga Inglesa, Campeonato Inglês, Liga dos Campeões, três partidas por semana, então todo mundo vai jogar, com rotação, decisões técnicas e para descanso. Então, será um período mais fácil para eles. Nós temos que pensar nos jogadores e eles merecem respeito e cooperação de nós como um clube”, afirmou o treinador.

A complexidade da situação de Cech é bem definida pelo comentário de Mourinho. Uma eventual saída do goleiro seria a despedida de mais um ídolo do clube, entretanto, permanecer com ele na reserva é limitar o progresso profissional do jogador, principalmente, na participação do mundial de seleções europeias. O problema está montado e a resposta, provavelmente, saberemos na próxima janela de transferências.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.