Colunas: Relembrar é viver

Entre os dias seis, sete e oito de agosto, três fatos – datas – marcam o passado e o presente do Chelsea. Nas 72 horas descritas, Henrique Hilário, Juan Sebastián Verón, Joe Cole e Didier Drogba foram protagonistas da pacifica e bucólica – futebolisticamente falando – semana.

Começamos com o sexto dia do mês oito. Henrique Hilário, um símbolo de lealdade ao Chelsea, terminou seu ciclo como goleiro e aposentou as luvas. Entretanto, Cobham ainda contará com a presença do lusitano, já que o ex-atleta recebeu o convite para ser o treinador de goleiros do clube.

Hilário tem vasto currículo e poucas oportunidades como titular (Foto: Talksport)

Hilário tem 38 anos e acumulava oito temporadas no Chelsea. José Mourinho foi o responsável pela contratação do arqueiro, que chamou a atenção do Special One no Futebol Clube do Porto (1996 – 2004). Em duas décadas prestando serviços embaixo dos postes, Hilário ganhou mais de UMA DEZENA de títulos. Vamos ao currículo:

Portugal: Campeonato Português 1996 – 1997, Taça de Portugal 1997-98, 1999-00 e 2000-01; Supertaça de Portugal 1997-98 e 2000-01

Chelsea: Liga Europa 2012-13, Liga dos Campeões 2011-12, Premier League 2009-10, FA Cup 2006-07, 2008-09, 2009-10, 2011-12, Copa da Liga Inglesa 2006-07, Supercopa da Inglaterra 2009.

Hilário atuou oito anos como jogador do Chelsea e foi escalado em 39 partidas como titular.

O dia seguinte marcou 11 anos da chegada de Verón e Joe Cole ao clube de Stamford Bridge. Joe Cole chegou aos Blues através de uma negociação avaliada em 6.6 milhões de Libras. Sua estreia foi no dia 13 de agosto de 2003 contra o Zilina, em jogo válido pela Champions League. Seu desempenho pelo Chelsea levou o atleta a Copa do Mundo de 2006. Em sete anos, o jogador conquistou dez títulos pelo clube e a fama de ídolo do time – mesmo com a transferência ao Liverpool.

De outro lado está Verón, o argentino passou pelo Blues e não foi tão bem sucedido como Joseph John Cole. Símbolo do futebol argentino, o atleta saiu do Manchester United e foi adquirido por Roman Abramovich por uma quantia avaliada em 15 milhões de Libras. O ex-atleta ficou quatro anos no clube e não levantou nenhum caneco, pior, foi emprestado para dois clubes – Internazionale e Estudiantes de La Plata durante sua passagem londrina e venceu torneios nas duas representações.

(Foto: sportsmole.com.uk)
Duas promessas ao chegar, um apenas é ídolo(Foto: sportsmole.com.uk)

Honrarias de Joe Cole durante o período no Chelsea: Premier League (3x), Copa da Inglaterra (3x), Copa da Liga Inglesa (2x), Supercopa da Inglaterra (2x), Jogador da Premier League do Mês de Março de 2005, Integrante do PFA Time do Ano, Chelsea Player of The Year (2008)

Honrarias de Juan Sebastián Verón durante o período no Chelsea: Jogador Argentino do Ano (Prêmio concedido por jornalistas argentinos).

Chegamos ao terceiro e último dia. Esse dia marca o passado e o presente do Chelsea, pois Didier Drogba anunciou sua aposentadoria da Seleção da Costa do Marfim. No total, 65 gols em 104 jogos. Vestiu a camisa do selecionado africano por 12 anos, sendo que em oito deles foi capitão.

Os Elefantes, como são conhecidos os marfinenses, contaram com a presença de Drogba em três Copas do Mundo: 2006, 2010 e 2014. O último jogo do atacante foi no dia 24 de junho, a derrota contra a Grécia, no Brasil, que custou a eliminação dos africanos no Mundial.

(Foto: Trivela)
Drogba ainda está no meio de nós (Foto: Trivela)

Confira o que Drogba disse no Twitter:

“É com muito pesar que anuncio que me aposento do futebol internacional. Estes 12 anos foram cheios de emoção. Desde minha primeira convocação até meu último jogo, sempre procurei dar tudo de mim”,

“Sinto-me orgulhoso de ter sido capitão por oito anos e por ter contribuído para colocar nossa seleção no cenário mundial, tendo participado de três Copas do Mundo e duas finais de Copa Africana de Nações”, prosseguiu o agora ex-camisa 11.

“Nunca poderei agradecer o bastante por todo o apoio dado pelos fãs ao longo de todos esses anos. Todos os meus gols e vitórias foram para vocês. Também quero agradecer a todos os meus companheiros, com quem compartilhei todas essas emoções, desejando boa sorte e também boas-vindas ao novo técnico”, disse o atleta.

Drogba volta seus olhos exclusivamente ao Chelsea. O eterno camisa 11, 15 atualmente, é um dos centroavantes do clube para a temporada que está por vir. Mais uma prova de que o passado e presente estão bem enraizados no clube.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.