Colunas: Queda de rendimento de Mikel é o passaporte para sua saída

Tempo de Mikel no Chelsea acabou (Reprodução)
Tempo de Mikel no Chelsea acabou (Reprodução)

John Obi Mikel chegou ao Chelsea em 2006 após uma conturbada negociação envolvendo Manchester United, Lyn Oslo e Chelsea. O nigeriano, inclusive, chegou a vestir a camisa do United, treinar e participar de uma entrevista coletiva. Porém, o contrato não foi assinado, ocasionando diversas especulações. No fim, o Chelsea foi obrigado a indenizar o Lyn em quatro milhões de libras e mais doze milhões para o United.

Nove anos depois, o meia acumula grandes títulos com a camisa azul, como a Champions League de 2011-2012 e o double na temporada 2009-2010. É perceptível ver que ao longo dessa caminhada no time londrino, o volante alterna bons e maus momentos. E, desde a temporada 2012-2013, seu espaço e seu desempenho na equipe principal diminuiu consideravelmente, como podemos ver no gráfico abaixo (dados da Premier League).

Volante vem caindo de rendimento com a camisa azul (Dados: Squawka)
Volante vem caindo de rendimento com a camisa azul (Dados: Squawka)

Depois de custar mais de quinze milhões de libras, esta janela era o momento certo para o Chelsea vender a antiga promessa. Independentemente dele jogar como primeiro volante no Chelsea ou como armador na Nigéria, é visível que Mikel está, no mínimo, acomodado. Infelizmente, ao que tudo indica, Mourinho garantiu a permanência do camisa 12 por mais uma temporada.

Com a saída de Mikel, poderíamos dar mais espaço para as novas promessas da base azul. Loftus-Cheek, por exemplo, poderia se aproveitar de uma eventual venda do camisa 12. Outro que está na lista da pré-temporada é Nathaniel Chalobah, que vem de excelentes performances nos últimos empréstimos, Watford e Middlesbrough, respectivamente. Quem perde com a permanência de John Obi Mikel é o Chelsea.

Sem explicação: A provável saída de Filipe Luís só ilustra a falta de paciência que a maioria dos jogadores da atual geração apresenta em não lutar por um espaço no time titular. Que vá e não volte mais.

Em tempo: O banimento dos torcedores do Chelsea que foram racistas na França é a atitude correta e digna de um grande clube.

Dica de amigo: A série de Especiais que o Chelsea Brasil está fazendo ao longo da pré-temporada é imperdível. Clique aqui e confira os top10 gols, contratações, artilheiros, defesas e muito mais.

Corneta da semana: Helton Fontes trouxe que Moses foi elogiado por Mourinho na pré-temporada. Ele vai permanecer? Se sim, um grande erro do Chelsea.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Se você não viu a última coluna, em que falei sobre Begovic, clique aqui.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Rafael França

Carioca pós-graduado em Jornalismo Digital vivendo em Porto Alegre. Diretor-geral de conteúdo do Chelsea Brasil.