Colunas: Pontos positivos nos dois últimos jogos de 2014

"José Knows, he knows"
“José Knows, he knows”

Fala galera que acompanha o Chelsea Brasil! Muita paz para todos e que os Blues terminem a temporada como encerrou o primeiro turno: na primeira colocação. A coluna de hoje é sobre os dois últimos jogos do Chelsea em 2014: contra West Ham e Southampton, quatro pontos sobre adversários difíceis que vêm disputando para obter uma boa colocação nesta temporada.

O Chelsea bateu o West Ham por 2 a 0, em uma partida sem muitas dificuldades e que o time azul de Londres soube conduzir o embate sem maiores problemas. As estatísticas do jogo já afirmam pelo fato

No primeiro tempo, os Blues já tinham a vantagem do placar pela diferença mínima. 13 chutes do Chelsea contra dois do West Ham e 84% dos passes para os Azuis contra 64% dos Hammers. O gol que deu a liderança do placar ao Chelsea foi feito por John Terry, com isso, o “El Capitano”, como diria Diego Costa, atingiu a marca de 36 gols na Premier League, dois a menos que o defensor que mais marcou gol na história da competição: David Unsworth (38).

Fàbregas conseguiu 58 passes completos na etapa inicial, isso representou apenas 18 passes a menos que todo o time do West Ham no primeiro tempo. Com o sistema defensivo bem postado, o Chelsea permitiu que os grenás de Londres conseguissem apenas quatro passes na zona terciária, ou seja, quatro passes nas proximidades na área do Chelsea durante os primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, Diego Costa ampliou para o Chelsea. Foi o 13º gol do hispano-brasileiro em 15 jogos pelos Blues. Para fins de comparação, Fernando Torres precisou de 62 jogos para obter os mesmos 13 gols. O placar de 2 a 0 é muito frequente ao Chelsea, venceu seis jogos da Premier League nesta temporada, com esse resultado – além de ser a 41ª vitória de José Mourinho por 2 a 0. A vitória frente ao West Ham teve como consequência a permanência da invencibilidade em casa: nove jogos e nove vitórias em Stamford Bridge.

Fim de jogo e as estatísticas mostram a superioridade dos Blues. Posse de bola de 59%, 26 chutes contra seis dos visitantes, além de 14 chances criadas pelos Blues, contra quatro dos Hammers.

Diego Costa fez gols em sete de oito jogos em Stamford Bridge, totalizando nove gols. José Mourinho nunca perdeu no Boxing Day (quatro vitórias e um empate). Entretanto, nos últimos dois confrontos entre Chelsea e West Ham, os Blues finalizaram 67 vezes ao gols, mas balançaram as redes apenas duas vezes, muito se deve ao goleiro Adrián. O arqueiro do West Ham fez sete defesas na última partida entre as equipes, já Courtois foi o primeiro goleiro da competição que não fez nenhuma defesa em uma partida desta temporada da Premier League.

Com essa derrota, Sam Allardyce perdeu pela 14ª vez para o Chelsea, só perdeu mais para o Manchester United (15). Na zona mista, Sam disse que: “Essa Premier League será do Chelsea”. Com o gol, John Terry é o atleta mais velho a fazer um gol no Boxing Day.

Dois dias depois, o Chelsea enfrentou o Southampton e empatou por 1 a 1. O que parecia trágico por ser um tropeço que diminuiria a diferença para o segundo colocado, não foi tão ruim pois o Manchester City empatou com o modesto Burnley, e em casa. Eden Hazard teve uma ótima apresentação contra os Saints, tanto que foi eleito o Homem do Jogo pelo Chelsea Brasil.

Pontos positivos: Fábregas conseguiu sua 13ª assistência. Significa que o espanhol atingiu a marca de Steven Gerrard, líder do quesito na temporada passada. Vale ressaltar também que o camisa quatro dos Blues está a sete assistências de igualar o recorde de assistências da Premier League que é de Thierry Henry (20). Outra marca que ele conseguiu bater é ser o primeiro atleta no campeonato a conseguir 13 assistências em 18 partidas.

No primeiro tempo, Hazard conseguiu 22 passes na zona terciária, ou seja, nas proximidades da área do Southampton. Isso representa um passe a mais que todo o time rival na primeira etapa. Com o gol de empate do belga, Hazard conseguiu um feito importante para ele e para o clube. Nos últimos 22 jogos que Hazard marcou um gol pelo Chelsea, o time não perdeu. (19 vitórias e três empates) No campeonato, desde a chegada de Hazard, apenas dois meio-campistas marcaram 30 gols. Yaya Touré (33) e o próprio Hazard (30).

O Manchester City teve a façanha de empatar com o Burnley em casa por 2 a 2. Com o resultado, o Chelsea manteve a diferença de três pontos para o próprio City. Sorte de campeão.

Terminar o primeiro turno como primeiro colocado. Segunda melhor notícia, a melhor só saberemos no final do campeonato.

Ponto negativo: O Chelsea é o time que mais é amarelado no campeonato por simulação: quatro cartões. Logo em seguida, Manchester City e Sunderland foram advertidos duas vezes e seis times têm um cartão amarelo.

Curtinhas

Contrato: John Terry e Eden Hazard estão muito próximos de uma renovação. Quem afirma são os jornais Daily Express e The Guardian. É esperado que Hazard fique até 2020, recebendo 200 mil libras por semana.

Retorno: Van Ginkel estaria voltando a Inglaterra para receber tratamento dos médicos do Chelsea. A fonte é ligada ao jornalista Gianlucca Di Marzio, da Sky Itália

Recorde negativo: Diego Costa tem sete cartões amarelos na Premier League. Se ele conseguir a proeza de ser advertido mais cinco vezes, iguala a “honraria” de Gary Neville, em 2006, quando o lateral recebeu o título de mais indisciplinado de todas as temporadas da EPL.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.