Colunas: Oscar, a carta na manga de José Mourinho

Oscar criou inúmeras chances para companheiros na partida da Champions League contra o Sporting
Oscar criou inúmeras chances para companheiros na partida da Champions League contra o Sporting

O brasileiro Oscar finalmente voltou a jogar bem pelo Chelsea, algo que não acontecia consistentemente desde o fim de 2013. Titular nos jogos contra Bolton, Sporting e Arsenal, o meia mostrou em cada um deles uma faceta diferente e pode voltar a cair na graça de José Mourinho.

O português não poupou elogios a Oscar no começo da temporada passada e chegou a tirar Juan Mata – dono da posição #10 até então – do time titular para acomodar o brasileiro, o que culminou na saída do espanhol para o Manchester United em janeiro. Porém, com a chegada do inverno europeu, assim como na temporada anterior, Oscar caiu de produção e com a proximidade da Copa do Mundo o futebol do meia foi regredindo até que ele foi tirado do time. Mourinho chegou a reclamar publicamente do foco do jogador na competição sediada no Brasil em junho, mesmo meses antes da temporada acabar. Não se sabe como ficou a relação dos dois, mas o treinador se mostrou decepcionado com a atitude de Oscar.

Depois do vexatório desempenho do Brasil na Copa e de uma pré-temporada curta, o brasileiro – agora dono da camisa 8 – era um dos jogadores sobre os quais se pairava mais dúvida. Os últimos meses de Oscar na temporada passada foram ruins e ele foi um dos jogadores que mais mostrou abatimento com o resultado contra a Alemanha na Copa e depois a perda do terceiro lugar para a Holanda. Não seria totalmente inesperado se Oscar tivesse ainda mais problemas para voltar à melhor forma, mas o brasileiro deixou o passado para trás e começou muito bem a nova temporada.

Nas partidas contra Bolton, Sporting e Arsenal o #10 (em posicionamento) do Chelsea mostrou toda a sua versatilidade. No primeiro jogo, válido pela League Cup, Oscar mostrou a sua capacidade de se apresentar no ataque, marcando o seu primeiro gol da temporada e dando a vitória ao time com um belo chute (abaixo). Já na partida contra o Sporting pôde mostrar toda a sua criatividade, deixando companheiros em ótimas posições para concluir em gol. No último jogo antes da parada para jogos da FIFA, na partida contra o Arsenal, Oscar cumpriu um papel tático que muitas vezes também faz na seleção e ajudou a proteger a defesa e foi um verdadeiro leão ao lado de Nemanja Matic e Cesc Fàbregas. Seja como jogador surpresa no ataque, maestro na armação do time ou segundo volante, Oscar tem se destacado nas últimas semanas.

tumblr_ncf9hzBI9E1sscln5o1_500[1]

Oscar foi o artilheiro do clube na primeira metade da temporada passada, sendo perigoso nos chutes de longe e se posicionando bem dentro da área
Gol contra o Sporting é mais um na conta de Oscar, que foi o artilheiro do clube na primeira metade da temporada passada, sendo perigoso nos chutes de longe e se posicionando bem dentro da área

Taticamente o jogador é um dos mais versáteis do elenco e, encontrando a boa forma novamente, o brasileiro pode voltar a brilhar no time – em meio a tantas estrelas, fazendo um papel que muitas vezes passa desapercebido.

Na parte defensiva, Oscar tem estatísticas quase tão boas quanto o primeiro volante Matic. O camisa oito tem em média até aqui (em jogos 5 pela Premier League) de 2,23 desarmes por jogo, 0,89 antecipações e 0,22 rebatidas da área. Matic tem respectivamente 2,43; 1,71 e 0,14, enquanto Fàbregas tem 1,16; 1,02 e 0,15. Se Cesc Fàbregas tem sido a estrela do time em assistências, com sete passes para gol em sete partidas – além de 15 passes que foram desperdiçados pelos companheiros de time, Oscar não tem sido completamente anônimo. Com alguém como o espanhol, além da grande estrela do time, Eden Hazard, Oscar não precisaria ser tão criativo, mas mesmo assim tem sido.

Com sete chances de gol criadas (uma convertida em assistência) em apenas cinco jogos, o ex-Internacional está em uma crescente ofensiva, além da sempre marcante contribuição defensiva. Mais do que isso, o jogador é capaz de trazer estabilidade e segurança para o meio campo do Chelsea. Com Oscar jogando a defesa e o ataque jogam melhor porque o brasileiro ajuda na transição, segura bem a bola, pressiona muito (e com qualidade) a saída de bola adversária e tudo isso de uma maneira simples e discreta – o que muitas vezes pode fazer com que ele passe despercebido em meio a tantos craques.

Mapa de calor de Oscar contra o Arsenal - jogador atuou mais no próprio campo do que no ataque (Image: Daily Mail)
Mapa de calor de Oscar contra o Arsenal – jogador atuou mais no próprio campo do que no ataque (Image: Daily Mail)

Mas José Mourinho com certeza percebe e tem elogiado o jovem de 23 anos novamente. O português se mostrou contente com a disposição de Oscar e ao fim da partida contra o Arsenal disse à Chelsea TV que conforme o jogo foi passando, Oscar foi melhorando mais e mais e que está no caminho certo para encontrar sua melhor forma física.

Poucos treinadores têm ao seu dispor um jogador tão disciplinado taticamente e que se dedique tanto em campo. Sempre entre os jogadores que mais correm em campo, Oscar é incansável e oferece ao Chelsea um diferencial em relação a muitos. É um excelente jogador de frente que marca como jogador de defesa. Ótimo ladrão de bolas, Oscar atua tanto no seu campo como no adversários, iniciando muitas vezes contra-ataques rápidos e mortais do time ao roubar a bola ainda na intermediária adversária.

Na sua estreia como titular no time há dois anos em partida contra a Juventus pela Champions League, além de ter marcado dois golaços – um deles um dos gols do ano na Europa, Oscar foi essencial para parar Andrea Pirlo. Ao fim da partida, o então treinador dos Blues, Roberto di Matteo, não comentou sobre o gol esplendoroso, mas disse que Oscar foi perfeito taticamente. Dois anos depois e isso se tornou ainda mais evidente. Oscar oferece defesa no ataque, cobertura para a zaga, equilíbrio ao meio-campo, boa saída de bola, chutes ao gol de longa distância, chances criadas para os atacantes e muita, muita dedicação.

Alguns poderiam até dizer que é o coringa de Mourinho quando todos os olhos se voltam para Diego Costa, Cesc Fàbregas e Eden Hazard.

Estatística de Oscar mostram o quanto o jogador é útil no ataque e na defesa (Dados: WhoScored.com) Legenda: Partidas: 5
Estatística de Oscar mostram o quanto o jogador é útil no ataque e na defesa (Dados: WhoScored.com)

Legenda:
Partidas: 5;

Gols: 1

Assistências: 1

2,6 chutes ao gol por partida

1,4 chances de gol criadas por partida

2,4 roubadas de bola por partida

Aproveitamento 85% de passes certos

Nota do WhoScored: 7,58

*Estatísticas por Opta

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.