Colunas: Os 5 melhores e os 5 piores jogadores da temporada

Em uma série de posts de retrospectiva da temporada 2013/2014, a coluna vai eleger os 5 melhores e os 5 piores jogadores do Chelsea na temporada. Confiram!

Os 5 Piores 2013/2014

Só os piores (Foto: site oficial do clube)
Só os piores (Foto: Chelsea FC)

05 – Frank Lampard

Infelizmente a contribuição do maior artilheiro da história do clube nesta temporada foi muito mais fora de campo, como mentor dos jovens, do que em campo. Apesar de não errar tanto, a temporada de Lampard foi marcada pela sua falta de vitalidade jogando como volante, quase sempre sendo um a menos no combate e ao mesmo tempo raramente aparecendo no apoio.

Ele fez alguns belos gols e teve alguns momentos, mas raros, em uma temporada onde atuou bastante e, embora não tenha cometido erros grosseiros, acrescentou muito pouco aos 11 dos Blues.

04 – David Luiz

O brasileiro é um que viveu altos e baixos na temporada. Apesar de algumas partidas memoráveis atuando como volante, teve algumas péssimas atuações, principalmente na zaga. Longe do jogador que comandou a zaga do nosso time nas últimas temporadas, o papel de David Luiz ficou estendido a de um coadjuvante que mais acrescentava vontade do que qualidade ao time – e essa vontade vinha com afobação e alguns erros.

Esperamos que ele se recupere e tenha uma boa Copa jogando na sua posição de origem, e temporada que vem, possa voltar a ser o jogador vital que foi ao Chelsea desde que foi contratado.

03 – Mourin Hood

Não é um jogador, mas inegável citar os momentos de retranca e falta de ousadia de José Mourinho como também motivos para o fracasso do time nesta temporada. Ele também teve seus acertos, por isso “Mourin Hood” está apenas representando seus erros aqui.  Leia Mais

02 – Ramires

Ramires foi um dos jogadores que mais entrou em campo nessa temporada, mas de forma irreconhecível. O outrora técnico, motor do time no meio campo foi um jogador que abaixou a cabeça e correu durante 60 jogos.

Os índices de acerto de passe de Ramires foram assustadoramente baixos. Ele mais estava preocupado em bater do que em desarmar na maioria das vezes, e muito mal, sendo um desastre em muitas partidas, responsável por muitos gols que o time tomou. A gota d’agua foi sua agressão no jogo contra o Sunderland que lhe rendeu uma suspensão até o fim da temporada.

Foco, Ramires! Você já provou que é um grande jogador e que entende demais de bola. Se acalme, repense sua forma de jogar bola e volte a ser o grande jogador que sempre foi para o clube!

01 – Empate técnico: Fernando Torres / Samuel Eto’o / Demba Ba

É inegável que o Chelsea não foi campeão da Premier League nessa temporada por causa do trio acima. Foram muitas partidas que o time deixou de ganhar por gols perdidos por esses três, que praticamente escreveram uma bíblia de tudo de pior que um atacante pode ser nessa temporada.

Uma fusão de Fernando Torres, Samuel Eto’o e Demba Ba seria um jogador que poderia atuar como centro-avante de uma Seleção Mundial por 30 anos de carreira e não iria marcar um gol sequer. Vamos dedicar um parágrafo a cada um:

Torres é a coisa pífia que sempre foi desde que vestiu a camisa do Chelsea. Sem técnica nenhuma, um jogador horroroso que mal sabe dominar uma bola, tendo apenas sua força física e correria que nunca dá em nada a seu favor. Perde trocentos gols feitos, faz alguns só pra enganar e tem raros bons momentos que são mais lembrados por seus fãzetes (que vão dar as caras nos comentários chorando) do que seus milhares de maus momentos. Enfim, falar mal de Torres é um pleonasmo tão grande que chega a ser um desrespeito ao Chelsea Brasil que me paga pra escrever isso aqui, vou parar, só faço um apelo (o mesmo das últimas temporadas) para que essa tenha sido sua última no clube.

Eto’o faz jus a todas as piadinhas de Mourinho e da sua ex com sua idade. O cara visivelmente não tem 33 anos. Com essa idade Drogba fez mais de 40 gols em uma temporada e nos comandou ao Double em 2010. Eto’o está em forma física e técnica de jogador dos masters, parece o Túlio Maravilha jogando nos times da Série D. Ele ainda conseguiu ser o menos ruim dos três, fazendo uns golszinhos em casa, mas ainda assim foi ruim demais e graças a deus, não terá seu contrato renovado – a não ser que seja pra jogar no time de idosos, Ron Bentley que fez 90 anos esses dias formaria uma bela dupla de ataque com o camaronês.

E por fim, Ba. Ah, Ba! Nos enganou tanto naquele primeiro jogo contra o Southampton que marcou 2 gols. Luis Eyer, editor do Chelsea Brasil, tinha nos avisado da sua ruindade. Mas não, nos xingamos ele e falamos: Ba vai nos salvar! E Ba nos salvou! Em uma partida contra o PSG, no gol que mais vibramos na temporada. Mas só ali, em outras 60 partidas com a camisa do Chelsea nos enterrou. O senegalês é ruim de bola demais, simplesmente horroroso, não aprendeu a regra da linha de impedimento, não sabe dominar uma bola, não sabe fazer um pivô, não sabe acertar um passe, não sabe finalizar. Ba é um monte de perna se enroscando lá na frente. Luis Eyer, você tava certo, o brocador teria sido muito melhor.

Com um atacante melhor, nossas chances se multiplicarão na temporada que vem.

Só os melhores (Foto: Zonalmarking)
Só os melhores (Foto: Zonalmarking)

Os 5 Melhores 2013/2014

05 – Nemanja Matic

Nemanja Matic é o primeiro volante que o Chelsea procurava desde a saída de Claude Makelelé em 2008. O time chegou a ter ótimos momentos com Mikel (que teve uma temporada discreta), Essien e até Ballack atuando na função, mas é inegável que Matic é o melhor jogador a ocupá-la depois da saída do francês. (não que ele seja melhor que Essien ou Ballack, mas atuando na função de primeiro volante)

Matic é um jogador espetacular, sua compra em Janeiro simplesmente deu uma sobrevida na temporada dos Blues, que ganharam muito mais dinâmica no meio campo. Matic é alto e não deixa nada passar pelo alto. Matic é excelente nos desarmes. Matic é espetacular na saída de bola – ele joga tanto de primeiro que seus erros são justamente por saídas erradas ou por tentativas de dribles – sim, apesar de gigante, ele é habilidoso.

Mais um volante do nível do sérvio para jogar ao lado dele e o meio campo dos Blues estará assombroso para a temporada que vem.

04 – Eden Hazard

Hazard foi tratado pela mídia como craque do time, e entre os jogadores ofensivos, realmente foi. Os números não mentem, artilheiro do time na temporada e com um ótimo índice de assistências, o belga foi em muitos jogos o fator de desequilíbrio do time.

Sua posição aqui está bem abaixo do primeiro lugar do prêmio que o clube o deu há alguns dias. Isso se deve ao fato da irregularidade do meia no final da temporada, onde sofreu com lesões e desapareceu de alguns jogos decisivos.

De qualquer forma, Hazard é jovem e tudo faz parte do aprendizado. Com a saída do Mata, ele é o principal meia do time e comanda nosso meio campo temporada que vem.

03 – John Terry

Terry era o último reserva de Benitez no Chelsea. Com um time mais arrumado e protegido, Mourinho apostou no seu velho confiado como titular e foi devidamente correspondido: uma temporada com pouquíssimos erros, garantindo a melhor defesa da Premier League e a segunda melhor da Europa, atrás apenas do Atlético de Madrid.

O capitão jogou com a classe habitual, teve seu contrato renovado e pior para a Inglaterra que ficará apenas com metade da melhor dupla de zaga da Inglaterra.

02 – Gary Cahill

Cahill era pra muitos considerado um zagueiro limitado tecnicamente. Com falhas de David Luiz no inicio da temporada, ele ganhou posição e formou a melhor dupla de zaga da PL ao lado do compatriota John Terry.

Com força, presença, uma certa velocidade, excelência no chão e no alto, Cahill cresceu absurdamente nesta temporada – mas quem acompanha sua trajetória no clube sem cornetagens sabe que já se tratava de um grande zagueiro, titular nas duas últimas conquistas europeias dos Blues.

Um monstro que deve seguir como titular da nossa zaga por algum tempo.

01 – Cezar Azpilicueta

Azpilicueta era um lateral direito mediano, promissor. Mesmo destro, ao ir jogar na esquerda, virou um lateral esquerdo espetacular, praticamente impossível de ser vencido, um jogador que tanto é símbolo de raça, briga e dedicação quanto mostrou ser dotado de uma ótima técnica para a saída de  bola e os desarmes.

O espanhol foi sem dúvidas quem mais ganhou na volta de Mourinho ao Chelsea e não é exagero afirmar que da defesa tão poderosa dos Blues, de todos os jogadores que pouco erraram, ele foi o que menos errou. Azpilicueta tem um papel parecido com o de Paulo Ferreira na primeira passagem de Mourinho pelo Chelsea, só que ao contrário do jogador que “sempre vai levar nota 7” que era o português, o espanhol tem a mesma raça e firmeza, mas dotado também de técnica e explosão – na goleada de 6×0 contra o Arsenal ele destruiu em todos os setores do campo, sendo recompensado com um 10 da avaliação do Chelsea Brasil mesmo sem marcar nenhum gol.

Longa vida a Azpilicueta!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.