Colunas: O risco do Chelsea estar bem em todas as competições em 2014/15

O elenco da promissora temporada 2014/15 (Foto: Chelsea FC)

O mês de dezembro vai chegando ao fim e a temporada 2014/15, até aqui, vem sendo um sucesso para José Mourinho e seus comandados: liderança na Barclays Premier League, onde o time sofreu apenas uma derrota, com três pontos de vantagem para o Manchester City, segundo colocado; pela Capital One Cup, os Blues venceram o Derby County por 3 a 1 e conquistaram vaga às semifinais, onde enfrentará o rival Liverpool; na Champions, classificado para às oitavas de final diante de um velho conhecido: Paris Saint-Germain; por fim, pela FA Cup, enfrentará o Watford.

São quatro campeonatos e o Chelsea tem totais condições de, se não levantar o caneco, pelo menos chegar longe em qualquer uma delas. A temporada 2013/14 passou longe de ser um sucesso, tampouco não foi um fiasco, mas terminar sem nenhum título foi frustrante ao torcedor blue. Mourinho sabe disso e quer mudar esse panorama nesta temporada. O português não irá abrir mão de nenhuma competição, a fim de beliscar, ao menos, uma taça, sabendo, claro, que as prioridades são o Campeonato Inglês e/ou a Champions League.

Apesar de possuir um elenco invejável a muitas equipes, é inviável que o time, pelo menos fisicamente, aguente jogar em alto nível todas essas competições. E os rivais estão de olho nisso. O City, principal adversário dos Blues na briga pela Premier League, vivem situação parecida: contra o Crystal Palace, próximo adversário dos Citizens, Aguero, artilheiro do campeonato, Dzeko e Jovetic são ausências confirmadas e farão muita falta ao time de Pellegrini.

Lesões costumam acontecer com muita frequência nesta altura da temporada. Contra o Derby County, por exemplo, Zouma, que é o zagueiro reserva imediato, lesionou-se, mas não gravemente e deve estar disponível já nos próximos dias. Situação de Drogba é a mesma, felizmente. Imagina perder Drogba, atacante reserva imediato na ausência de Diego Costa, com todas os campeonatos começando a entrar em fase decisiva?

Não quero afirmar neste post que o Chelsea deve abrir mão de alguns campeonatos para que os jogadores sejam poupados para as competições de maior relevância. Até porque, pode ser que os Blues, na Champions ou Premier League, tenham uma queda de rendimento e deixar o título escapar. E mais um temporada sem títulos, pelo time e elenco que tem, seria muito frustrante. Mas é preciso administrar esses torneios com muita sabedoria. E nada melhor que José Mourinho para isso. Na temporada 2011/12, onde aconteceu a conquista da Champions, o clube também venceu a FA Cup. E a conquista foi importante demais, uma vez que o clube terminou na sexta posição na Premier League.

Times como Manchester United, que vem de seis vitórias consecutivas, já é o terceiro colocado na Premier League e está de olho em possíveis tropeços de City e Chelsea. O Liverpool, por exemplo, deve brigar somente por vaga na Champions. Como os Reds serão nosso adversário na Capital One Cup, o time de Brendan Rodgers, com o objetivo de ao menos beliscar uma taça para que a temporada 2014/15 não termine de maneira vexatória, não deve poupar ninguém diante dos Blues.

É o momento de entender quais são as prioridades para a temporada. Abrir mão de alguns campeonatos visando atingir um fim maior? Ou arriscar tudo de uma vez? Este é o dilema que Mourinho e o clube terão de analisar daqui pra frente. Para nós, torcedores, o único pedido é que a temporada 2014/15 chegue ao fim da melhor maneira possível, isto é, com a sala de troféus mais cheia.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.