Colunas: O ônibus não pode mais ficar estacionado

Estacionar o ônibus não é a estratégia certa para quem quer ser campeão (Foto: Goal.com)
Estacionar o ônibus não é a estratégia certa para ser campeão (Foto: Goal.com)

Saudações azuis!

Gostaria de iniciar a primeira coluna em dois meses com notícias melhores, mas agora só resta a Premier League. A eliminação na Champions League já foi debatida extensivamente aqui no Chelsea Brasil e não tenho muito a adicionar – os Blues foram inferiores em ambas as partidas e não mereceram avançar. Empatar por 1 a 1 no Parc des Princes pareceu bom negócio na época, no entanto, este jogo acabou tendo um peso maior na queda dos comandados de José Mourinho. Você não leu errado.

Segundo o regulamento, a igualdade com gols nos domínios do adversário é um bom resultado – e é, afinal nos dá vantagem para decidir em Stamford Bridge. O problema do confronto em Paris foi a postura em campo, estacionando o ônibus para não perder – mesmo erro do ano passado, quando o Atlético do Madrid nos tirou a chance de ir à final. Trata-se de uma estratégia ruim para ser campeão e nosso título continental de 2011-12 foi exceção, não regra.

E se o Chelsea tivesse sido ousado no Vicente Calderón e vencido os colchoneros no ano passado? Ou derrotado o PSG na França há algumas semanas? Talvez a sala de troféus do clube tivesse mais troféus. É verdade que um time mais aberto e propondo mais o jogo pudesse trazer derrotas nos dias citados, é verdade, mas cair lutando não é vergonhoso. Falta isso para esta equipe competitiva ser campeã europeia novamente.

Infelizmente, não é o único problema dos Blues na temporada. José Mourinho montou um plantel fortíssimo e com certeza entre os melhores do planeta. Soa bizarro dizer que faltam opções ao português, mas a verdade é que não há jogadores ameaçando a titularidade de ninguém. Além dos onze iniciais frequentes, são poucas as mudanças de uma partida para a outra. O goleiro Petr Cech, o zagueiro Kurt Zouma e o meio-campista Ramires são os únicos demonstrando algum potencial de colocarem alguém no banco. Isto se mostra perigoso com a queda de rendimento dos Blues desde a virada do ano.

Fàbregas não está nos seus melhores dias com a camisa azul, Matic caiu após retornar de suspensão, Hazard precisa aparecer mais nos jogos grandes, Oscar é muito inconstante, Cahill anda inseguro… Há muito a melhorar. A situação do Chelsea continua boa e a vantagem de seis pontos sobre o vice-líder Manchester City com um jogo a menos permanece. Não se trata de motivo pra pânico, embora os Citizens tenham sido campeões há um ano depois do Liverpool fraquejar e perder pontos bobos. Se o desempenho não melhorar, podemos ter o mesmo destino – resta saber se o desfecho será diferente para nós.

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.